Lisboa anfitriã da XVIII Conferência Europeia em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Lisboa recebe a partir do próximo dia 26 de Agosto a XVIII Conferência Europeia em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ECSMGE2024). Aquele que é um dos maiores eventos europeus na área da geotecnia realiza-se pela primeira vez no país
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A XVIII Conferência Europeia em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ECSMGE2024) terá lugar de 26 a 30 de Agosto de 2024 em Lisboa, sendo esperados mais de 1200 participantes. O tema do encontro, que é um dos maiores eventos na área da geotecnia da Europa, é dedicado aos “Desafios da engenharia geotécnica para atender às necessidades actuais e emergentes da sociedade”.
Numa altura em que “os desafios geotécnicos que o mundo enfrenta estão cada vez mais complexos e inter-relacionados” a escolha deste tema surge com o “objectivo de renovar o compromisso com os valores essenciais e a ética da engenharia em tempos de mudanças rápidas e desafiadoras. Estamos a vislumbrar uma nova era da engenharia, que exige um conhecimento mais profundo dos problemas e soluções, bem como uma gestão mais eficiente dos recursos naturais”, justifica organização do evento na página dedica ao mesmo.
“O estudo de casos dá-nos a oportunidade de aprender com o sucesso e o fracasso, e são uma oportunidade para promover a sinergia entre académicos e profissionais. O intelecto humano é forçado a buscar a perfeição tanto na vida quanto no trabalho”, continua a apresentação o evento.
Ao longo de cinco dias estão previstas seis palestras principais, 12 conferências de “Estado da Arte”, quatro fóruns, visitas técnicas, entre outros encontros.
A abertura do encontro contará com a presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas “Lisboa dará o seu contributo divulgando as medidas do seu programa com que pretende garantir o futuro, com uma estratégia clara, para uma cidade mais resiliente e segura”, refere comunicado da CML. Entre os vários keynote speakers estará Cláudia Pinto, directora de projectos da CML que abordará o programa ReSist, programa municipal de promoção da resiliência sísmica do parque edificado, privado e municipal e infraestruturas urbanas municipais. O painel internacional conta ainda com a participação de António Gomes Correio, da Universidade do Minho, que abordará os novos métodos construtivos.