ROS Retail Outlet Shopping adquirida pelo grupo imobiliário francês FREY
A aquisição permite ao Grupo francês o acesso ao mercado europeu de Outlets com o objectivo de se tornar “líder de mercado”. Em Portugal, a ROS gere o Designer Outlet Algarve, cuja expansão tem inauguração prevista para o Verão de 2025

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A ROS Retail Outlet Shopping foi adquirida pelo grupo imobiliário francês FREY, marcando uma aliança estratégica “vantajosa” para ambas as empresas, na medida em que representa uma “oportunidade significativa” de crescimento e desenvolvimento para a ROS, reforçando a sua presença no mercado europeu.
A ROS Retail Outlet Shopping, a empresa austríaca, fundada em 2011 por Thomas Reichenauer e Gerhard Graf, gere, em nome de investidores, destinos de outlet shopping com uma área total de 215 mil metros quadrados (m2) e recebe 25 milhões de visitantes anualmente, cobrindo todas as etapas do ciclo de vida de um imóvel de outlet e trabalhando para investidores institucionais e privados conhecidos, como DWS, Resolution Property, INGKA Centres, Mutschler Outlet Holding e muitos mais.
Actualmente, a empresa tem quatro extensões de centros em andamento com os seus investidores: Designer Outlet Gdańsk (inauguração prevista para o Outono de 2024), Designer Outlet Algarve (inauguração no Verão de 2025), City Outlet Geislingen (inauguração no final do Verão de 2025) e Designer Outlet Croácia. O novo desenvolvimento Designer Outlet Kraków deverá abrir as portas ao público na Primavera de 2025.
O grupo francês FREY é um investidor e gestor imobiliário cotado na bolsa de Paris, especializado no desenvolvimento e operação de centros comerciais ao ar livre na Europa. Pioneira em parques comerciais ambientalmente amigáveis com o seu conceito Greencenter e criadora da nova geração de centros comerciais ao ar livre ‘Shopping Promenade’, a empresa apresenta um conceito de ‘Société à Mission’ e possui a certificação B Corp, estando “totalmente comprometida com uma sociedade mais responsável e ecológica”.
“A aquisição da ROS dá ao grupo FREY acesso ao mercado europeu de Outlets, fortalece a sua posição na Europa e apoia a visão da empresa de se tornar líder de mercado na Europa em destinos de compras a céu aberto e de alto padrão”, reforça o Grupo.
Depois da pandemia, os espaços Outlets tornaram-se, ainda mais, populares, com a ROS a fechar 2023 com um aumento de 16,5% nas vendas em comparação com 2022. Considerando os planos de expansão dos parceiros da marca na rede ROS, bem como do enriquecimento e melhoria da diversidade de categorias e no marketing, prevê-se que outras sinergias surjam a partir do desenvolvimento de novas localizações de outlets.