
CONSTRUIR
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
A Cimpor inaugurou, oficialmente, esta sexta-feira, dia 19 de Julho, a sua nova fábrica nos Camarões. Um investimento que expande “significativamente” a presença empresa em África e que desempenha um “importante papel” no desenvolvimento das infraestruturas dos Camarões. Refira-se que a unidade já se encontrava a laborar desde 29 de Outubro de 2023.
Em consonância com a estratégia de descarbonização da Cimpor, a nova fábrica destaca-se pela introdução de tecnologias de produção ecológica de nova geração de ‘argila calcinada’, colocando os Camarões numa posição de destaque não só em África, mas em todo o Mundo.
Foi em 2020 que a Cimpor Global iniciou os seus investimentos em África, tendo começado em Abidjan, na Costa do Marfim, onde instalou a primeira fábrica integrada de cimento de argila calcinada do Mundo, baseada em processos de produção inovadores e sustentáveis adequados às características e recursos de África.
Esta decisão permitiu reduzir as emissões de CO2 por tonelada de cimento até 40% através do recurso a cimentos de argila calcinada produzidos com a sua tecnologia ‘deOHclay’.
Na sequência deste investimento inicial, a Cimpor começou a trabalhar na futura fábrica de cimento nos Camarões, em Kribi, equipada com a primeira e única linha de produção de argila calcinada com calcinador flash do Mundo actualmente em funcionamento.
A empresa, através do seu braço nos Camarões – Cimpor Cameroun – tem actualmente uma capacidade de produção anual de 1,2 milhões de toneladas de cimento e 400 mil toneladas de argila calcinada.
No seguimento da sua estratégia em África, a Cimpor prossegue a construção da sua terceira fábrica no Gana, equipada com tecnologias de produção de cimento mais ecológicas sustentáveis.
Entretanto, e até 2030, a holding tem previsto um conjunto de investimento com vista a “aumentar a sustentabilidade” da sua actividade e que inclui o desenvolvimento de cimentos de baixo teor carbónico, a diminuição da pegada de CO2 das centrais, a produção de electricidade através de painéis fotovoltaicos e a criação de um sistema inovador de produção que utiliza o hidrogénio como motor principal.
Em Março deste ano, TCC Group Holdings (TCC), um dos maiores produtores de cimento do mundo, adquiriu a totalidade das acções da Cimpor e assumiu o seu lugar como o terceiro maior produtor de cimento a nível global.