Setúbal abre concursos de empreitada no valor de 1,4M€
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou em reunião pública, a abertura de concursos públicos para a requalificação da Avenida de Moçambique e da Rua Eng.º Henrique Cabeçadas, no valor total superior a 1 milhão e 400 mil euros

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Os procedimentos para as empreitadas “Requalificação de Infraestruturas e Pavimentos na Av. de Moçambique – Setúbal” e “Requalificação de Infraestruturas e Pavimentos na Rua Eng.º Henrique Cabeçadas”, ambas a realizar no Bairro do Liceu, têm os preços-base fixados em 564 mil e em 824 mil, 725 euros e 77 cêntimos, respectivamente, aos quais acresce a taxa de IVA.
As duas obras inserem-se num projecto do município para requalificar os principais eixos viários da cidade, tendo cada empreitada um prazo máximo de execução de 150 dias e os interessados 21 dias para apresentarem propostas ao concurso.
A empreitada na Avenida de Moçambique destina-se a requalificar infraestruturas e pavimentos entre a Avenida Dr. António Rodrigues Manito e a Rua Eng.º Henrique Cabeçadas, com a execução de uma rotunda na ligação entre as duas avenidas, eliminando o actual entroncamento com semáforos. O reperfilamento da Avenida de Moçambique permite criar mais lugares de estacionamento, maioritariamente transversais, e implantar recortes para paragem de autocarros, além de os passeios serem requalificados e alargados, estando ainda prevista a requalificação e criação de passadeiras para peões.
Vão igualmente ser feitas uma ciclovia ao longo de toda a extensão do arruamento, que permitirá a circulação entre a futura ciclovia da Avenida Dr. António Rodrigues Manito e o Parque Urbano da Várzea, e intervenções na rede de drenagem pluvial e na iluminação pública, mantendo-se todas as árvores existentes com excepção de quatro.
A obra na Rua Eng.º Henrique Cabeçadas tem também por objecto a requalificação de infraestruturas e pavimentos, bem como a construção de uma nova rotunda na intersecção com a Avenida de Moçambique e a execução de uma ciclovia adjacente ao Parque Urbano da Várzea e respectiva ligação à prevista para a Avenida de Moçambique.
Será colocada sinalização horizontal e vertical, além de serem feitas intervenções na rede de drenagem, com relocalização dos órgãos de recolha das águas da chuva, e executado um troço de colector pluvial para garantir a ligação dos novos sumidouros que vão ser criados na zona norte do arruamento.
Além da abertura dos concursos públicos para a contratação das empreitadas, fundamentada com a “impossibilidade de satisfação da necessidade por via de recursos próprios da autarquia”, a Câmara Municipal aprovou igualmente os respectivos programas do procedimento, cadernos de encargos e projectos.