22ª edição da FIMAP com crescimento de 40%
A FIMAP pretende impulsionar os sectores da indústria da madeira, silvicultura, exploração florestal e biomassa a nível nacional e internacional. A sua 22ª edição tem lugar de 24 a 26 de Outubro, na Exponor, e irá apresentar novas tecnologias, soluções e materiais inovadores que promovam práticas responsáveis
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Exponor vai receber, entre os dias 24 e 26 de Outubro, a 22ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Acessórios e Serviços para a Indústria da Madeira, Silvicultura, Exploração Florestal e Biomassa, FIMAP. O evento pretende atrair empresas e profissionais de diversos países
Em 2024, a feira passará a incluir os sectores de silvicultura e exploração florestal, destacando máquinas, equipamentos de apoio à produção e serviços para o sector florestal, além das indústrias transformadoras de madeira e resíduos florestais. Foi ainda reforçado o sector da Biomassa, ressaltando a sua importância como fonte de energia renovável. Esta actualização já impulsionou o aumento de área da Feira, 40% superior à da edição anterior.
“A FIMAP não é apenas uma feira, é um catalisador de mudanças e inovações na indústria da madeira e sectores correlacionados. Estamos comprometidos em apresentar as últimas tecnologias e soluções, mas também em impulsionar práticas que respeitem e preservem o meio ambiente”, explica Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.
Pretende-se que o evento traga uma visão actualizada do mercado, como também proporcione oportunidades de networking e de negócios a todos os participantes. A empresa Lignotec estará entre os expositores, oferecendo a sua expertise de 25 anos. Para a empresa, a FIMAP é um cenário onde sempre se desenvolveram negócios, devido à sua importância no calendário nacional. “A FIMAP é muito importante para o sector e consegue chegar a um forte número de clientes, agregada ao seu reconhecimento de bem fazer”, afirma Vitorino Pacheco, CEO da Lignotec.
A edição que se avizinha procura destacar as soluções para um planeta mais sustentável, mas também incentivar os participantes a adoptarem práticas inovadoras. A Lignotec, por exemplo, está comprometida em liderar esse movimento ao apresentar os seus novos sistemas de construção de casas em madeira, que reduzem significativamente a pegada de carbono, promovendo a sustentabilidade e a economia circular. Com uma previsão de 30% de crescimento face à última edição, a FIMAP promete ser um ponto crucial para o setor, reunindo um leque diversificado de intervenientes que apresentem as últimas inovações em prol do planeta.
Além da exposição, a feira contará com workshops e palestras, que garantem a troca de conhecimento entre profissionais do ramo. Apresentar as últimas tendências e aliá-las aos negócios será um dos objectivos, por isso o certame vai concentrar-se nos temas que dominam a agenda. Segundo Vitorino Pacheco, a falta de mão de obra especializada e o aparecimento de novos produtos para colmatar a falta de matéria-prima, nomeadamente, a madeira, são os temas que têm vindo a moldar o sector. Estes e outros assuntos serão debatidos no programa, que será divulgado em breve.