Xior adquire residência de estudantes no Campo Pequeno por 58 M€
Esta operação, assessorada pela CBRE, segue a mesma linha estratégica do Grupo, que em Abril, havia vendido os seus activos à canadiana CPP Investments

CONSTRUIR
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
A residência de estudantes no Campo Pequeno, em Lisboa, que estava a operar sob a marca Nido Living, foi vendida à Xior por 58 milhões de euros. A transacção foi anunciada pela CBRE, que assessorou a joint venture formada pela TPG e Round Hill Capital.
Esta operação segue a mesma linha estratégica do Grupo, que em Abril, havia vendido os seus activos de residências de estudantes à canadiana CPP Investments e representa a conclusão do planeamento estratégico para este projeto de desenvolvimento da joint venture.
A residência de estudantes, inaugurada em setembro de 2022, está localizada no coração do Campo Pequeno, uma zona de enorme centralidade, rodeada de transportes públicos e a poucos minutos a pé de diversas universidades como o Instituto Superior Técnico, a Nova ou a Cidade Universitária, dispõe de 380 camas / quartos, distribuídos por cinco pisos em cerca de 17 mil metros quadrados (m2)
“Esta operação demonstra a atractividade do sector das residências estudantis em Portugal. Lisboa é a capital europeia com menos camas disponíveis por número de estudantes, e o desequilíbrio entre a oferta e a procura é bastante evidente, pelo que quando surgem boas oportunidades com activos em operação, é natural que gerem muito interesse e apetite por parte dos principais investidores e operadores”, afirma Igor Borrego, head of Capital Markets da CBRE Portugal.
Esta transacção segue-se a outras que a CBRE concluiu em 2023, nomeadamente a venda da unidade Milestone Olaias à M&G, a venda das unidades da Odalys no Porto e Lisboa à Ageas e a venda da Unidade da Xior Alvalade a um investidor privado.
A equipa ESG da CBRE foi também responsável pela certificação BREEAM In Use Very Good do edifício, essencial para responder às exigências de potenciais compradores no processo de venda.