Turismo do Algarve reduz em 12% o consumo de água com Selo Save Water
Entre 18 de Março e 31 de Maio de 2024, aderiram à plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica da ADENE, 85 empreendimentos, maioritariamente hotéis, de um total de 650, encontrando-se em implementação mais de duas mil medidas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O primeiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o sector do turismo, elaborado pela ADENE, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica Save Water reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano.
Entre 18 de Março e 31 de Maio de 2024, aderiram à plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica da ADENE, 85 empreendimentos, maioritariamente hotéis, de um total de 650, encontrando-se em implementação mais de duas mil medidas, das quais metade são estruturantes.
Estes resultados constam do primeiro relatório de monitorização emitido pela ADENE, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, que inclui o selo de eficiência hídrica “Save Water”.
De acordo com o relatório da ADENE, a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, considerando-se positiva a melhoria da informação sobre os consumos do sector do Turismo do Algarve, possibilitando a formulação de políticas mais ajustadas e direccionadas aos diferentes sectores. Recomenda-se ainda a intensificação do esforço de divulgação com vista a um incremento da adesão à iniciativa.
O selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal, I. P. (TP), tendo a ADENE, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.
A iniciativa resulta da Resolução de Conselho de Ministros de 20 de Fevereiro, que veio reconhecer a situação de alerta na região do Algarve por motivo de seca e aprovar um quadro de resposta abrangendo o abastecimento público, o turismo e a agricultura. Em Junho o Governo revogou a directiva mas manteve a situação de alerta, alargando o âmbito de aplicação do selo de eficiência hídrica a outras actividades (alojamento local, restauração, empresas de animação turística e rent-a-car), revendo em baixa (de 15% para 13%) o objectivo de redução do volume de água consumido pelo sector urbano no qual se inclui o sector turístico.
A ADENE assinala, todavia, a necessidade de se continuar a apostar em medidas de eficiência hídrica e de assegurar a plena aplicação dos Planos de Ação identificados.