roca01
Roca Group encerra 2023 com quebra nos lucros e subida do investimento
O Grupo registou um volume de negócios semelhante ao do exercício anterior e um lucro de 27M€ (face aos 42M€ em 2022). No período em análise os investimentos cresceram 13%, para os 153M€ e a actividade gerada registou uma redução das emissões de CO2 de alcance 1 e 2 em 50%, em comparação com 2018.
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Roca Group, grupo mundial em design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, fechou o exercício de 2023 com uma facturação de 2.057 milhões de euros, num ano marcado pela paralisação de novas construções devido às elevadas taxas de juro e às mudanças no comportamento dos consumidores, que, num contexto pós-pandémico, dão mais prioridade ao consumo de outro tipo de bens e serviços do que à reabilitação das habitações. Esta difícil conjuntura foi ainda agravada pela pressão da inflação e pela consequente redução das margens comerciais. Neste contexto, o EBITDA situou-se nos 318 milhões, o que equivale a 15% do volume de negócios, e o lucro líquido foi de 27 milhões de euros, um valor que sofreu um impacto muito negativo devido ao efeito da hiperinflação na filial argentina.
A empresa aumentou o respectivo esforço de investimento até aos 153 milhões de euros, em comparação com os 135 milhões registados em 2022. Estes recursos destinaram-se, principalmente, à ampliação e melhoria da capacidade de produção das fábricas; ao reforço dos Centros de Competência; à digitalização e ao desenvolvimento de novos produtos, bem como ao cumprimento dos objectivos traçados para o caminho rumo à sustentabilidade, além da renovação de instalações e salas de exposição (Roca Galleries e Laufen Spaces, entre outras).
Em 2023, o Roca Group apostou igualmente no reforço do seu posicionamento no segmento premium de móveis para casa de banho com a aquisição da Madeli, nos Estados Unidos da América (EUA); complementou o seu portefólio em banheiras e bases de duche com a compra da Clarke (também nos EUA) e, no mercado de lavatórios premium em aço, incluiu a empresa alemã Alape no Grupo. Estas operações permitiram que a empresa se mantivesse na liderança no que toca a tecnologia, em cada uma das categorias, o que consolida o modelo de Centros de Competência que teve início no ano anterior.
Sustentabilidade: em direcção às zero emissões líquidas em 2045
O Roca Group continua a apostar na sustentabilidade a partir de um ponto de vista global, em que todas as operações estão incluídas. Até ao final de 2023, registou uma redução de 50% das respectivas emissões de CO2 de alcance 1 e 2, em comparação com 2018, assim como uma diminuição, para metade, dos resíduos produzidos no mesmo período. A intensidade do consumo de energia nas suas operações (a energia necessária para fabricar um determinado produto) foi reduzida em 57%, em comparação com o mesmo ano. Por seu lado, o desenvolvimento dos planos de Neutralidade Hídrica e de Circularidade contribuíram para o cumprimento do plano de sustentabilidade do Grupo.
Ainda em relação ao presente exercício, a empresa destacou-se pela entrada em funcionamento do primeiro forno túnel eléctrico do mundo para a produção de louça sanitária, na fábrica de Gmunden (Áustria), um marco sem precedentes que lidera a mudança de paradigma, tanto no que respeita à louça sanitária, como no que respeita a outros sectores da cerâmica. A implementação desta tecnologia converteu a fábrica de Gmunden na primeira fábrica do mundo dedicada à produção de louça sanitária com zero emissões líquidas.
O cumprimento de todos estes objectivos contribuí para posicionar a empresa no top 3% das empresas a nível mundial pelo desempenho em sustentabilidade, de acordo com o rating da Ecovadis, que atribuiu a sua Medalha de Ouro como reconhecimento.
Dois novos investimentos do Roca Group Ventures
A plataforma Roca Group Ventures continua a promover colaborações e investimentos com startups que promovem a inovação e a evolução do sector, com 25 milhões de investimento destinados a empresas emergentes que contribuem para a inovação e dinamização do sector e da indústria.
Ainda esta semana, o fundo apresentou o investimento em dois novos projectos: na espanhola KMINA, fabricante de produtos de apoio para mobilidade reduzida, que, além disso, desenvolve e distribui produtos destinados a prevenir acidentes domésticos e facilitar a utilização do espaço de banho; e na Boon, uma startup indiana especializada em IA aplicada à tecnologia da água, que desenvolve, fabrica e distribui purificadores de água inteligentes e sustentáveis para escritórios, hotéis e complexos turísticos.