Grupo Heritage B anuncia acordo de venda do grupo Teka à Midea
A transacção “permitirá à Teka melhorar e fortalecer a sua competitividade, enquanto salvaguarda o legado de uma marca com mais de 100 anos de história”. O negócio carece ainda de aprovação das entidades reguladoras, devendo o processo estar concluído nos próximos meses
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Heritage B anuncia o acordo para a venda do Grupo Teka ao Grupo Midea, após a conclusão de um “competitivo processo de venda”. A transacção “permitirá à Teka melhorar e fortalecer a sua competitividade, enquanto salvaguarda o legado de uma marca com mais de 100 anos de história”. O negócio está sujeito às aprovações exigidas pelas entidades reguladoras. A conclusão da negociação é esperada nos próximos meses.
O Grupo Teka é especialista em design e produção de electrodomésticos de cozinha e lava-louças. Com presença em mais de 120 países, entre eles Portugal, uma equipa de quase 3.000 profissionais e 10 fábricas na Europa, Ásia e América, a Teka produz mais de 3 milhões de produtos por ano.
Esta transação permitirá à Teka continuar o seu crescimento e consolidação, de modo a alcançar uma maior competitividade global. O acordo inclui as três marcas do Grupo: a Teka, marca líder em soluções integrais para cozinha, que celebra este ano o seu centenário; a Küppersbusch, sofisticada marca de eletrodomésticos fundada em 1875 em Ruhr, uma região alemã; e a Intra, marca escandinava de design intemporal, especialista em soluções para casa.
Fundada em 1968, a Midea é um grupo tecnológico cotado em bolsa e que conta com mais de 190.000 colaboradores em todo o mundo. Com sede em Foshan, na província chinesa de Guangdong, o grupo asiático encerrou 2023 com uma facturação de 48.000 milhões de euros. As actividades comerciais da Midea incluem eletrodomésticos, equipamentos de ar condicionado, serviços, e componentes para a indústria, robótica e automação.
O grupo Midea impulsionará as capacidades do Grupo Teka em diferentes áreas estratégicas e operacionais, fortalecendo a sua competitividade num mercado complexo e dinâmico em constante crescimento.”Estamos muito satisfeitos com o acordo alcançado. Ter a oportunidade de fazer parte da Midea assegurará um futuro promissor para a empresa e as suas marcas. Permitirá ao Grupo melhorar a sua capacidade de inovação e produção, assim como aproveitar sinergias geográficas para uma maior expansão internacional. Um dos aspetos mais importantes é o propósito do grupo Midea, “Humanazing Technology”, que está alinhado com as convicções da Teka de centrar o desenvolvimento da tecnologia nas necessidades do cliente, com o máximo respeito pelo meio ambiente.”, explicou Mauro Correia, CEO do Grupo Teka.
O Grupo Teka encerrou o ano de 2023 com uma facturação bruta de cerca de 600 milhões de euros, e um EBITDA ajustado de 7%. É um resultado particularmente positivo, numa época de ajustes de mercado após a Covid19, e dos impactos imprevistos nas cadeias de fornecimento.