SE lança microgrid para fornecer energia limpa a comunidades remotas
Especialmente concebida para comunidades, em direcção à electricidade descarbonizada e independente, a Villaya Flex pode ser “dimensionada, encomendada, colocada em funcionamento, operada e mantida facilmente com elevados níveis de escalabilidade de armazenamento de baterias”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Enquanto empresa de impacto, a Schneider Electric (SE) está empenhada em fazer a ponte entre o progresso e a sustentabilidade para todos. Através do seu programa Access to Energy, criado em 2009, o Grupo tem como objectivo ligar 50 milhões de pessoas em todo o mundo a energia limpa e fiável até 2025.
Neste sentido, no Alliance for Rural Electrification Energy Access Investment Forum 2024, que se realizou entre 21 e 23 de Maio, em Lagos, na Nigéria, e que reuniu intervenientes dos sectores público e privado para expandir o acesso à energia, com foco particular na África Subsariana, a Schneider Electric apresentou uma gama de soluções inovadoras para expandir o acesso à energia. Os especialistas abordaram tópicos-chave como a catalisação de investimentos para a electrificação renovável, a descentralização do sector das energias renováveis e a aceleração da transição para as energias limpas.
Um desses exemplos, anunciados no Forum, foi a solução de microgrid Villaya Flex, que visa maximizar a energia limpa e ao mesmo tempo reduz a poluição causada pela utilização de geradores.
Especialmente concebida para comunidades mais remotas, facilitando a jornada em direcção à electricidade descarbonizada e independente, enquanto dá resposta aos desafios energéticos actuais, a microgrid pode ser “dimensionada, encomendada, colocada em funcionamento, operada e mantida facilmente com elevados níveis de escalabilidade de armazenamento de baterias”.
“A Villaya Flex é uma solução de energia renovável que oferece o acesso à energia como uma opção mais sustentável e acessível para comunidades remotas,” afirmou Bala Vinayagam, SVP Microgrid Line of Business da Schneider Electric. “Esta solução foi concebida para as comunidades e aldeias remotas que enfrentam escassez de energia, acesso limitado à eletricidade e elevados custos de combustível”.
“A Schneider Electric está aqui para se envolver no progresso dos investimentos para a electrificação renovável, acesso sustentável à electricidade, acção climática, e para ajudar a enfrentar os desafios de competências energéticas,” disse Albert Fuchet, Global VP of Access to Energy da Schneider Electric. “Para além disso, exploramos oportunidades de colaboração com os sectores público e privado para impulsionar uma transição energética sustentável e inclusiva, desbloqueando o acesso sustentável ao futuro para todos”.
A Villaya Flex integra uma unidade de conversão de energia híbrida tudo-em-um, uma unidade de conversão de energia híbrida bidirecional 50/100 kVA, armazenamento de baterias e permite captura e armazenamento da produção no local. Quanto ao controlo de energia apresenta um painel centralizado para gerir várias fontes de energia num sistema inteligente de gestão de energia e dispõe de monitorização digital avançada e cibersegura de fácil utilização através dos sistemas SE EcoStruxure Microgrid Advisor (gestão da produção de energia), EcoStruxure Energy Access Expert (gestão do lado da procura) e EcoStruxure Microgrid Build (simplificação do design do sistema).