Primeiras baterias de fluxo de ferro chegam a Portugal esta semana
Trazidas pela Goldbreak, empresa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia, a tecnologia destas baterias afigura-se “mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”

CONSTRUIR
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Chegam ao Porto de Leixões, esta quinta-feira, 11 de Abril, as primeiras baterias de longa duração de fluxo de ferro para aplicações à escala industrial e de serviços públicos da Península Ibérica. Trazidas pela Goldbreak, empresa portuguesa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia.
A tecnologia “inovadora e única” na Península Ibérica destina-se a grandes consumidores de energia e pretende ser uma solução alternativa às baterias de lítio, afigurando-se “mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”.
A chegada das duas primeiras unidades resulta da parceria estabelecida entre a empresa portuguesa Goldbreak e a empresa norte-americana ESS Tech, um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração, e terão como destino a unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa, onde será simultaneamente instalada, também pela Goldbreak, uma central de produção fotovoltaica.
As baterias de longa duração de fluxo de ferro possibilitam o armazenamento de energia eléctrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo. Garantem a disponibilidade de energia até 12 horas, permitindo a optimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, uma vez que permitem estabilizar o abastecimento de energia eléctrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis e intermitentes estão disponíveis para fases do dia sem produção.