Primeiras baterias de fluxo de ferro chegam a Portugal esta semana
Trazidas pela Goldbreak, empresa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia, a tecnologia destas baterias afigura-se “mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Chegam ao Porto de Leixões, esta quinta-feira, 11 de Abril, as primeiras baterias de longa duração de fluxo de ferro para aplicações à escala industrial e de serviços públicos da Península Ibérica. Trazidas pela Goldbreak, empresa portuguesa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia.
A tecnologia “inovadora e única” na Península Ibérica destina-se a grandes consumidores de energia e pretende ser uma solução alternativa às baterias de lítio, afigurando-se “mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”.
A chegada das duas primeiras unidades resulta da parceria estabelecida entre a empresa portuguesa Goldbreak e a empresa norte-americana ESS Tech, um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração, e terão como destino a unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa, onde será simultaneamente instalada, também pela Goldbreak, uma central de produção fotovoltaica.
As baterias de longa duração de fluxo de ferro possibilitam o armazenamento de energia eléctrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo. Garantem a disponibilidade de energia até 12 horas, permitindo a optimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, uma vez que permitem estabilizar o abastecimento de energia eléctrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis e intermitentes estão disponíveis para fases do dia sem produção.