Águeda lança concurso para ligação do Parque Empresarial do Casarão ao IC2
Esta empreitada, financiada a 100% ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), inclui a reabilitação da Estrada Municipal 605-1 e do troço que liga à EN333, bem como a construção de um viaduto sobre a EN1 e a adequação do Eixo Rodoviário de acesso ao PEC
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A Câmara Municipal de Águeda aprovou a abertura de concurso público internacional para a construção da ligação do Parque Empresarial do Casarão (PEC) ao IC2, com um preço base de cerca de 10 milhões de euros (9.999 mil euros).
Esta empreitada, financiada a 100% ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), inclui a reabilitação da Estrada Municipal 605-1 e do troço que liga à EN333, bem como a construção de um viaduto sobre a EN1 e a adequação do Eixo Rodoviário de acesso ao PEC.
“Esta é uma obra estruturante, de grande envergadura, a maior lançada pelo Município, pelo investimento e pela transformação que vai trazer a toda a zona. Esta ligação vai potenciar ainda mais o Parque Empresarial do Casarão e terá um impacto significativo tanto para a competitividade do PEC como para o desenvolvimento do concelho, com benefícios para as nossas empresas e os nossos cidadãos”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.
A construção desta ligação viária entre o PEC e o IC2 contribui, continua o Edil, para “o dinamismo socioeconómico e crescimento do nosso concelho”, melhorando a conectividade e facilitando o transporte de pessoas, mercadorias e serviços. Ao mesmo tempo que é criado um acesso de grande relevância para o PEC, permitindo o fluxo de mercadorias das empresas à rede de vias nodais (IC2, Porto de Aveiro, Rede Ferroviária Nacional, A1 e A25), esta obra permite ao Município resolver um problema no cruzamento com a EN 1, conhecido como o “cruzamento da cerâmica do Alto”.
Este cruzamento, que é um ponto de grande fluxo de tráfego, passará a ser desnivelado, com a construção de um viaduto e uma rotunda superior. Deste modo, irá facilitar o escoamento de tráfego, especialmente na EN1 que passará a ter circulação prioritária, passando a existir uma circulação “secundária” e de nível superior, que fará a ligação de quem vem da zona do PEC em direção à Zona Industrial de Barrô.
Serão ainda reformulados os principais nós do eixo que liga o PEC à N333 e, por conseguinte, ao IC2, que permitirá um reordenamento do fluxo rodoviário e facilitar os fluxos de veículos pesados entre o PEC, as zonas industriais envolventes e o IC2.
Esta obra, que deverá estar concluída até Junho de 2026, com um período de obra programado de 22 meses (660 dias), vai ser desenvolvida ao longo de cerca de oito quilómetros.