CICCOPN integra iniciativa europeia para “transformação ecológica e digital” da construção civil
Ao longo dos próximos três anos, os parceiros do projecto “”Green Circle” irão explorar o ecossistema da Construção Civil, para desenvolver um modelo inovador e sustentável de microcredenciação

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Decorreu em Braga, em Fevereiro, a primeira reunião do projecto “Green Circle – Microcredenciais para o sector da construção civil”, sob a coordenação da TecMinho e com financiamento do programa Erasmus+ da União Europeia. O objectivo passa por disponibilizar formação “mais ágil e adaptada” às necessidades actuais, visando a dupla “transição ecológica e digital”.
O consórcio do projecto “Green Circle” congrega onze parceiros de quatro países europeus – Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal – e inclui instituições de ensino profissional, como o CICCOPN, universidades e entidades ligadas à educação, assim como empresa do sector, como a Casais Construções.
As microcredenciais, caraterizadas pela agilidade e o foco em resultados de aprendizagem específicos, surgem como uma resposta à necessidade de métodos de aprendizagem que permitam uma aquisição de conhecimentos e competências de forma mais rápida e eficiente. Este modelo é reconhecido pela sua importância na promoção da aprendizagem contínua, empregabilidade, inclusão e igualdade de oportunidades em toda a Europa.
Ao longo dos próximos três anos, os parceiros do projecto irão explorar o ecossistema da Construção Civil, para desenvolver um modelo inovador e sustentável de microcredenciação. Este modelo será avaliado através de projetos-piloto nos países participantes – Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal –, com o objetivo de estabelecer um sistema de microcredenciais em competências relacionadas com a transição ecológica e digital específicas para o setor da Construção Civil. Este sistema não só promete transformar o sector, mas também tem potencial de aplicação noutras áreas da economia.