CICCOPN integra iniciativa europeia para “transformação ecológica e digital” da construção civil
Ao longo dos próximos três anos, os parceiros do projecto “”Green Circle” irão explorar o ecossistema da Construção Civil, para desenvolver um modelo inovador e sustentável de microcredenciação
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Decorreu em Braga, em Fevereiro, a primeira reunião do projecto “Green Circle – Microcredenciais para o sector da construção civil”, sob a coordenação da TecMinho e com financiamento do programa Erasmus+ da União Europeia. O objectivo passa por disponibilizar formação “mais ágil e adaptada” às necessidades actuais, visando a dupla “transição ecológica e digital”.
O consórcio do projecto “Green Circle” congrega onze parceiros de quatro países europeus – Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal – e inclui instituições de ensino profissional, como o CICCOPN, universidades e entidades ligadas à educação, assim como empresa do sector, como a Casais Construções.
As microcredenciais, caraterizadas pela agilidade e o foco em resultados de aprendizagem específicos, surgem como uma resposta à necessidade de métodos de aprendizagem que permitam uma aquisição de conhecimentos e competências de forma mais rápida e eficiente. Este modelo é reconhecido pela sua importância na promoção da aprendizagem contínua, empregabilidade, inclusão e igualdade de oportunidades em toda a Europa.
Ao longo dos próximos três anos, os parceiros do projecto irão explorar o ecossistema da Construção Civil, para desenvolver um modelo inovador e sustentável de microcredenciação. Este modelo será avaliado através de projetos-piloto nos países participantes – Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal –, com o objetivo de estabelecer um sistema de microcredenciais em competências relacionadas com a transição ecológica e digital específicas para o setor da Construção Civil. Este sistema não só promete transformar o sector, mas também tem potencial de aplicação noutras áreas da economia.