Empresas reforçam ligações no médio oriente
AEP e um conjunto de empresas do sector da construção regressam de Riade com parcerias em perspectiva, depois da participação na Big 5 Construct Saudi e Stone & Surface, a maior feira saudita para a construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associação Empresarial de Portugal, AEP, e sete empresas portuguesas do sector da construção – EPW, tecnologia de extrusão; Empresa Transformadora de Mármores do Alentejo; Globovac; Mocapor, MVC Portuguese Limestone; Natstone; e Solancis – regressaram de Riade, na Arábia Saudita, depois de terem participado na Big 5 Construct Saudi e Stone & Surface, a maior feira saudita para a construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente.
“Esta foi a terceira vez que a AEP organizou a participação na Big 5 Saudi, mas desde 2008 que desenvolve uma estratégia de abordagem ao mercado saudita. Através da participação em diversos eventos, nomeadamente para o sector da construção/materiais de construção, como é o caso da Suadi Build & Stone Tech, continuamos a apostar num dos maiores e mais promissores mercados do Golfo Arábico”, afirma Luís Miguel Ribeiro, presidente conselho de administração da AEP.
O balanço das empresas foi positivo. A participação foi considerada importante para a abordagem a novos mercados, quer no caso das empresas que participaram pela primeira vez, quer para as que procuram consolidar a sua presença nestes mercados, tendo sido identificadas potenciais parcerias, que serão agora exploradas.
A Big 5 Saudi afigura-se como um certame incontornável para a fileira da construção nos próximos anos, esperando-se uma edição de 2025 novamente lotada. A feira teve um crescimento assinalável face à edição anterior, foram adicionados dois novos pavilhões, utilizando desse modo a capacidade máxima do recinto. No próximo ano, a Big 5 Saudi irá duplicar a sua capacidade e já não sendo possível crescer em área, irá realizar-se em duas semanas diferentes, de modo a dar resposta à elevada procura por parte dos expositores.
A edição de 2024 ficou marcada por um muito significativo afluxo de visitantes, com especial incidência nos três primeiros dias. O evento apresenta um formato híbrido, com uma zona de exposição exterior considerável.
Em 2022, a Arábia Saudita foi a economia que registou maior crescimento a nível mundial. Posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e está entre as 20 maiores economias mundiais, com um mercado altamente competitivo. À semelhança de outros países do Golfo, a Arábia Saudita está num processo de diversificação da sua economia e tem em curso avultados projectos para a construção de infraestruturas.
A feira Big 5 Construct Saudi e Stone & Surface Saudi é o evento mais importante do território saudita dedicado à fileira da construção.