“Acreditamos que a evolução do mercado passará pela maior consciencialização sobre os benefícios da tecnologia na construção”*
Para o fabricante de material eléctrico especialista em soluções para instaladores, OBO Bettermann, a sustentabilidade é uma prioridade inegociável que se reflecte já nos produtos e soluções lançados no mercado
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Manuela Sousa Guerreiro
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Para a OBO Bettermann Portugal 2024 trará um aumento da procura por soluções tecnológicas, impulsionada pela maior digitalização e pela busca de soluções sustentáveis. “A crescente necessidade de eficiência energética e a adopção de tecnologias inteligentes estão a moldar a maneira como as empresas operam e como os profissionais/utilizadores interagem com os produtos”, considera Pedro Faria, director geral da OBO Bettermann Portugal. Para o fabricante de material eléctrico especialista em soluções para instaladores “a sustentabilidade é uma prioridade inegociável na nossa forma de estar presente no mercado. Estamos comprometidos em desenvolver produtos e soluções que reduzam o impacto ambiental, utilizando materiais recicláveis, processos mais amigos do ambiente e promovendo a eficiência energética em todos os nossos projectos”.
Apesar da forte presença nos segmentos de habitação, hotelaria e escritórios é o sector terciário, comércio e prestação de serviços, aquele que tem um maior peso na empresa. Segundo Pedro Faria, o mercado português, tem ainda uma baixa incorporação de tecnologia nos edifícios, mas tal reflecte um cenário de transição. “Embora exista reconhecimento da valorização dos activos com tecnologia, muitos proprietários e construtores ainda não adoptaram plenamente estas soluções por diversos factores em especial o custo e a falta de conhecimento técnico. Contudo, tudo isto representa uma oportunidade de crescimento significativa. Acreditamos que a evolução do mercado passará por uma maior consciencialização sobre os benefícios da tecnologia na construção e pelo desenvolvimento de políticas que incentivem a adopção de soluções inteligentes e sustentáveis. Acreditamos que nos segmentos baixo e médios o uso de tecnologia, bem como equipamentos de manobra ou electrodomésticos não são muito valorizados”, considera o responsável.
Acompanhando o sentido do mercado e da crescente valorização de soluções tecnológicas, a empresa lançou recentemente em Portugal uma gama de carregadores para veículos eléctricos. “Continuaremos a inovar e a adaptar as nossas soluções às necessidades do mercado, não esquecendo o foco na sustentabilidade e na eficiência”, sublinha Pedro Faria.
*Este trabalho integra o Especial Domótica, Material Eléctrico e Iluminação publicado na edição 501 do Jornal que está presente na Feira Light + Building, a decorrer até 8 de Março em Frankfurt.