CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A associação empresarial GRACE – Empresas Responsáveis, organiza o evento “Rumo a um Sector Imobiliário Sustentável”, no dia 5 de Março. Mota-Engil, Vanguard Properties e Sonae Sierra são algumas das empresas que irão debater o tema em análise. A participação é gratuita e as inscrições já estão disponíveis.
O evento surge com o propósito de discutir os desafios e as oportunidades que o sector imobiliário enfrenta, face aos desafios e às exigências da sustentabilidade, tendo em conta que, actualmente, o sector é responsável por mais de 1/3 das emissões de gases com efeito de estufa na Europa.
Para Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da Vieira de Almeida, “o sector imobiliário é um dos que mais medidas legislativas atrai no contexto do European Green Deal, tendo em conta os objectivos ambientais europeus e o impacto actual que tem na poluição do meio ambiente. O objectivo da neutralidade carbónica, até 2050, não poderá ser atingido sem a descarbonização deste sector, cuja relevância social oferece também reflexão. Assim, nesta iniciativa, pretendemos abordar com vários dos principais stakeholders do mercado, o que pode ser feito para acelerar a jornada rumo à construção de um sector mais sustentável”.
A iniciativa será aberta por Amílcar Lourenço, Administrador Executivo Santander Portugal, seguido de Margarida Couto, Presidente do GRACE. A primeira apresentação da manhã, que ficará a cargo de ohannes Kreißig, CEO do German Sustainable Building Council, que irá abordar os “Desafios e Oportunidades no novo contexto regulatório do European Green Deal”
José da Silva Almeida, director SHEQ e ESG na Mota-Engil, Maria João Martins, corporate sustainability manager do Grupo ACA, Vitor Vermelhud, coordenador do departamento técnico de betão, da SECIL Portugal, e Guilherme Camello, sustainability manager da Saint Gobain, irão debater “Como construir um sector sustentável”, numa mesa-redonda que irá contar com a presidente do GRACE como moderadora.
As “Oportunidades de Sustentabilidade – da concepção à promoção”, serão trazidas por Manuel Collares Pereira, scientific adviser da Vanguard Properties, Isabel Santos, founder da Greenlab, Elsa Monteiro, sustainability director da Sonae Sierra, e João Jesus, head of sustainability & operations da Nhood, com a moderação de Victor Ferreira, professor catedrático da Universidade de Aveiro no departamento de engenharia civil e presidente da direcção Centro Habitat Cluster Habitat Sustentável.
“Financiar o Investimento Imobiliário Sustentável” será o tema em discussão, por António Fontes, responsável da área de fomento à construção, Santander Portugal, e Florence Ricou, CEO da Insula Capital, que com a moderação de João Mestre, membro da direcção do GRACE, em representação da Fidelidade, irão analisar a importância do financiamento do investimento imobiliário sustentável para assegurar a transição energética do sector e impulsionar a inovação de que depende o desenvolvimento de novas tecnologias, o surgimento de novas soluções de construção, de renovação e de gestão de portfolio.
O encerramento, estará a cargo de Nathalie Ballan, membro da direcção do GRACE, em representação da Sair da Casca.