
CONSTRUIR
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
A sociedade de advogados Sérvulo & Associados vai realizar, em conjunto com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, uma conferência sobre as Comunidades de Energia Renovável e a sua implementação pelos municípios e administração local. A iniciativa terá lugar durante a manhã do dia 21 de Fevereiro, no anfiteatro do Campus da Penha, na Universidade do Algarve.
A abrir o programa da conferência “Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia Renovável” estará José Apolinário, presidente da Comissão da Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve. Seguir-se-á a primeira mesa-redonda com questões relacionadas com os desafios da implementação de CER’s pelos municípios e outras entidades da administração local e onde serão conhecidos alguns exemplos. Para este tema estão convidados e na qual estarão presentes Claúdio Casimiro – Inframoura, Miguel de Castro Neto, da Lisboa E-nova, Gonçalo Noronha de Andrade, da EDP e Mark Bobela Mota Kirkby, da Sérvulo & Associados.
Já o segundo debate da manhã irá abordar a sustentabilidade das CER, através da apresentação de alguns modelos concretos. Para falar sobre esta temática, estão confirmados Pedro Silveira Borges, da Sérvulo & Associados, Sandra Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Jânio Ferreira Monteiro, professor da UALG e um dos impulsionadores da iniciativa Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável, que pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na Ilha da Culatra, na Ria Formosa, e José Queirós de Almeida, da Greenvolt Comunidades.
Caberá, por fim, a António Mortal, administrador da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL) encerrar a conferência.