CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Porthos, novo player dos Países Baixos no transporte e armazenamento de carbono, encontra-se a desenvolver uma infraestrutura no Porto de Roterdão, na qual o dióxido de carbono (CO2) proveniente de vários clientes será transportado e armazenado em jazidas de gás natural vazias no fundo do mar do Norte. A Efacec será responsável pelo desenvolvimento de transformadores de potência e distribuição para a Porthos. O contrato celebrado com a Porthos inclui o fabrico, fornecimento e instalação de dois transformadores de potência 57 MVA e dois transformadores Zig-Zag de ligação à terra, que se destacam por integrarem soluções de elevado grau de complexidade tecnológica, indo ao encontro dos mais exigentes requisitos técnicos, de qualidade e de sustentabilidade do mercado.
Este pode ser o início de uma nova parceria comercial que, caso bem-sucedida neste projecto, poderá vir a replicar esta solução não apenas nos Países Baixos, mas também em vários pontos da Europa e do Mundo que se adeqúem a tal projecto.
Também no Noroeste da Europa, a Efacec reforça a sua posição no mercado do Reino Unido, após a celebração de três “Call-off-Contracts” com a Scottish and Southern Electricity Networks (SSEN), no âmbito do contrato-programa em vigor entre as duas empresas.
Esta nova encomenda, que vai contribuir para o desenvolvimento da rede eléctrica, inclui o fabrico, fornecimento e instalação de dois transformadores de potência 90MVA, 132/33kV para as subestações de Thatcham e Fareham da SSEN em Inglaterra, e de um transformador de potência 45MVA e 132/11kV para a subestação de Deanie na Escócia.
O novo contrato estabelecido com a SSEN consolida a posição da empresa neste mercado estratégico europeu, no qual totaliza mais de 50 transformadores de potência e mais de 30 mil transformadores em utilities britânicas.
“Os contratos celebrados com a Porthos e a SSEN reforçam a posição da Efacec no mercado dos transformadores e no panorama europeu da transição energética. São um reconhecimento da qualidade, experiência e competência da empresa no setor, e a validação do nosso know-how no desenvolvimento tecnológico, que nos permite apresentar soluções mais avançadas e eficientes”, afirma Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec.
No último trimestre de 2023, a Efacec expediu transformadores de potência para vários clientes na Europa, nos quais se destacam as entregas para projectos de produção de energia renovável em Portugal.
A empresa entregou ainda duas subestações móveis, uma para a América Latina e outra para França, a primeira com destino para este mercado.