UBBO com 20 milhões de visitantes em 2023
Em 2023, o UBBO Shopping Resort, Centro Comercial gerido e comercializado pela CBRE, registou mais de 20 milhões de visitantes, um número record. O Shopping Resort terminou o ano de 2023 com 96,8% de taxa de ocupação, numa área de mais de 127 mil m2 e 280 lojas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em 2023 o UBBO registou um crescimento homólogo de 11,19% em número de visitas, o que representa um total nunca antes alcançado de 20.395.756 entradas.
Corredores largos, luz natural, 280 lojas distribuídas por dois pisos, 9.000 lugares de estacionamento grátis, diversões para toda a família, playgrounds e lojas únicas no país e no mundo, são algumas das características distintivas do único “Shopping Resort” de Portugal.
O ano de 2023 foi um ano de novidades para os visitantes do UBBO com a abertura de lojas como Normal, Pepco, Delta Espresso e Only, bem como a remodelação de marcas já existentes como Tezenis, Salsa e Ale-Hop. Ao todo, contabilizaram-se 15 aberturas e 14 remodelações. O UBBO foi ainda o Centro Comercial escolhido pela UCI Cinemas para a abertura do primeiro UCI LUXE em Portugal, um conceito de luxo e diferenciação, concebido para oferecer uma extraordinária experiência imersiva e multissensorial. Nas actividades para toda a família, é de destacar também a Piscina de Bolas, no Verão, e a maior Pista de Gelo real do país, no Inverno.
A juntar a todas as novidades, a partir de Outubro de 2023, o UBBO passou a ser um espaço Dog Friendly, no qual os cães registados podem agora frequentar todos os espaços e lojas aderentes.
2023 foi também um ano de grande actividade na área da Sustentabilidade no UBBO. Marcado por múltiplas aberturas de lojas e o aumento significativo do número de visitantes, com todas as implicações que estes factores representam nos consumos e actividade quotidiana, em 2023 o UBBO conseguiu, ainda assim, não aumentar os níveis de consumos tanto de água como de energia eléctrica, face ao ano de 2022.
Actualmente, toda a energia consumida no UBBO é 100% proveniente de fontes renováveis, sendo o edifício certificado BREEAM In-Use V5, com classificação Excelente nas vertentes de gestão e condições do activo, sendo que esta certificação analisa diversos parâmetros de boas práticas de gestão utilizadas, onde se incluem a gestão dos principais recursos – energias, águas – assim como o impacto ambiental, a produção de carbono e de resíduos.
O UBBO, fazendo parte da lista de ativos geridos pela CBRE, assumiu em 2021 o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2040, o que significa uma antecipação de 10 anos relativamente aos acordos estabelecidos no acordo de Paris. Assinou também em 2023 um Pacto de Sustentabilidade para o sector, juntamente com a APCC, a ADENE e outros operadores desta área.
“Não é possível atingir a excelência na Sustentabilidade sem o envolvimento das pessoas. Criar uma cultura de Sustentabilidade nas várias equipas é o grande desafio. No UBBO, entre equipas de staff, lojistas e fornecedores, circulam diariamente cerca de três mil pessoas. Conseguir fazer chegar esta mensagem aos vários parceiros e obter o seu envolvimento e compromisso julgamos ser a tarefa mais difícil de atingir, porém, o balanço é positivo”, refere Pedro Pereira, director do UBBO Shopping Resort.