UBBO com 20 milhões de visitantes em 2023
Em 2023, o UBBO Shopping Resort, Centro Comercial gerido e comercializado pela CBRE, registou mais de 20 milhões de visitantes, um número record. O Shopping Resort terminou o ano de 2023 com 96,8% de taxa de ocupação, numa área de mais de 127 mil m2 e 280 lojas

CONSTRUIR
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Em 2023 o UBBO registou um crescimento homólogo de 11,19% em número de visitas, o que representa um total nunca antes alcançado de 20.395.756 entradas.
Corredores largos, luz natural, 280 lojas distribuídas por dois pisos, 9.000 lugares de estacionamento grátis, diversões para toda a família, playgrounds e lojas únicas no país e no mundo, são algumas das características distintivas do único “Shopping Resort” de Portugal.
O ano de 2023 foi um ano de novidades para os visitantes do UBBO com a abertura de lojas como Normal, Pepco, Delta Espresso e Only, bem como a remodelação de marcas já existentes como Tezenis, Salsa e Ale-Hop. Ao todo, contabilizaram-se 15 aberturas e 14 remodelações. O UBBO foi ainda o Centro Comercial escolhido pela UCI Cinemas para a abertura do primeiro UCI LUXE em Portugal, um conceito de luxo e diferenciação, concebido para oferecer uma extraordinária experiência imersiva e multissensorial. Nas actividades para toda a família, é de destacar também a Piscina de Bolas, no Verão, e a maior Pista de Gelo real do país, no Inverno.
A juntar a todas as novidades, a partir de Outubro de 2023, o UBBO passou a ser um espaço Dog Friendly, no qual os cães registados podem agora frequentar todos os espaços e lojas aderentes.
2023 foi também um ano de grande actividade na área da Sustentabilidade no UBBO. Marcado por múltiplas aberturas de lojas e o aumento significativo do número de visitantes, com todas as implicações que estes factores representam nos consumos e actividade quotidiana, em 2023 o UBBO conseguiu, ainda assim, não aumentar os níveis de consumos tanto de água como de energia eléctrica, face ao ano de 2022.
Actualmente, toda a energia consumida no UBBO é 100% proveniente de fontes renováveis, sendo o edifício certificado BREEAM In-Use V5, com classificação Excelente nas vertentes de gestão e condições do activo, sendo que esta certificação analisa diversos parâmetros de boas práticas de gestão utilizadas, onde se incluem a gestão dos principais recursos – energias, águas – assim como o impacto ambiental, a produção de carbono e de resíduos.
O UBBO, fazendo parte da lista de ativos geridos pela CBRE, assumiu em 2021 o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2040, o que significa uma antecipação de 10 anos relativamente aos acordos estabelecidos no acordo de Paris. Assinou também em 2023 um Pacto de Sustentabilidade para o sector, juntamente com a APCC, a ADENE e outros operadores desta área.
“Não é possível atingir a excelência na Sustentabilidade sem o envolvimento das pessoas. Criar uma cultura de Sustentabilidade nas várias equipas é o grande desafio. No UBBO, entre equipas de staff, lojistas e fornecedores, circulam diariamente cerca de três mil pessoas. Conseguir fazer chegar esta mensagem aos vários parceiros e obter o seu envolvimento e compromisso julgamos ser a tarefa mais difícil de atingir, porém, o balanço é positivo”, refere Pedro Pereira, director do UBBO Shopping Resort.