Grupo Casais com projecto premiado na área de sustentabilidade em Espanha
O Hotel B&B Tres Cantos, em Madrid, o primeiro edifício de construção híbrida em Espanha e construído com o sistema CREE Buildings pela Casais Espanha e a ACR foi premiado no concurso Re Think Hotel, na área da sustentabilidade e reabilitação
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Hotel B&B Tres Cantos, construído pela UTE Casais Espanha e a ACR, e promovido pela Sunny Casais, que dá origem a uma nova geração de edifícios sustentáveis em Espanha, foi premiado no concurso Re Think Hotel, na categoria dos “10 melhores projectos de sustentabilidade e reabilitação hoteleira por executar”. Este é um projecto do atelier TdB Architects, do arquitecto Fernando Herrero, com 120 quartos, cuja parceria tem como objectivo a construção de duas unidades hoteleiras em Madrid.
A cerimónia de entrega de prémios Re Think Hotel decorreu ontem, na Secretaria de Estado do Turismo de Madrid. Este é já o sexto hotel B&B com a assinatura do Grupo Casais, tendo o primeiro sido o B&B Guimarães, que foi o 700º hotel desta cadeia. O B&B Tres Cantos é o primeiro em Espanha que recorre à construção híbrida, através do sistema CREE Buildings.
Este sistema é uma solução industrializada que permite a fácil montagem e desmontagem, com estrutura e fachadas pré-fabricadas. O B&B Tres Cantos é um edifício com cinco pisos onde as casas de banho e parte das redes e instalações especializadas são também pré-fabricadas em Portugal, pelas empresas Blufab e Blumep do Grupo Casais. A TopBIM, empresa do Grupo de consultadoria internacional de serviços de Arquitectura e Engenharia para a indústria da construção, foi responsável por algumas fases, como a coordenação dos desenhos da pré-fabricação, ou até por auxiliar na materialização do planeamento 4D, que terá um papel fulcral no alinhamento da construção e assemblagem de todas as fases da obra.
“Vemos neste prémio um reconhecimento do mercado sobre aquilo que acreditamos que é o futuro do sector. O cliente B&B acreditou e já capitaliza com dois hotéis edificados com os mesmos princípios de sustentabilidade e industrialização. Cada vez mais sentimos que fazemos parte de um ecossistema de parceiros que tem os olhos postos no futuro e executa no presente, guiado por princípios de criar uma sociedade e comunidades mais sustentáveis. Acreditamos que o processo de aplicar um foco sustentável a este sector é um longo caminho a percorrer, mas a concretização deste tipo de projectos e mostra-nos que estamos a avançar no objectivo da transição verde na construção.”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
Comparativamente com o sistema tradicional de construção, o modelo híbrido aplicado neste novo hotel B&B Tres Cantos permite a redução da pegada de carbono em 60%, assim como a redução de resíduos também em 60%, diminuição de 50% de poluição sonora local e pode ainda aumentar em 10% a eficiência energética. Com 120 quartos, o Hotel irá oferecer múltiplas opções de alojamento.
Recentemente, o Grupo apresentou em Portugal outros projectos em que o sistema híbrido de construção foi implementado, como o Minho Innovation and Technology Hub, de onde transportou o know-how adquirido e as metodologias e planeia expandir esta prática a mais projectos.