Avepark vai ter residencial para estudantes em CLT
Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães, Avepark, situado em Guimarães, vai receber um novo edifício destinado ao alojamento de estudantes do ensino superior. A nova residência, de três pisos, será construída em CLT num projecto que une a Portilame e a Carmo Wood
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Créditos imagem:@Pitágoras Group
O novo empreendimento, parte da estratégia de desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães , AvePark, vem responder ao aumento da procura diversificada de de alojamento. O consórcio formado pelo Agrupamento Lúcio da Silva Azevedo e Filhos e o INCONS – Indústria de Construção será responsável pela construção do edifício, tendo contratado a Portilame, agora em parceria com a Carmo Wood, para o desenvolvimento deste projecto. O novo edifício foi projectado para acolher diferentes perfis de residentes, incluindo estudantes, investigadores e docentes.
“O futuro alojamento para estudantes aspira a destacar-se como uma referência na cidade e no país, especialmente nas áreas da eficiência energética, sustentabilidade e inovação. Para atingir esse objectivo, será adoptado um sistema construtivo modular e pré-fabricado, utilizando a madeira em diversas formas, o que justifica a participação conjunta da Portilame e da Carmo Wood, empresas com expertise na construção em madeira”, refere comunicado da Carmo Wood.
O edifício será concebido como “net-zero”, enfatizando características inovadoras como autossuficiência energética, baixas emissões de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo.
O programa funcional abrangerá instalações para diversos tipos de unidades de alojamento, incluindo quartos individuais e duplos, estúdios e outras tipologias. Além disso, serão incluídos espaços comuns para convívio, lazer e refeições, bem como áreas administrativas, de apoio e técnicas e espaços de manutenção do edifício.
A parceria estratégica entre as duas empresas concorrentes na construção em madeira surge da vontade de impulsionar a construção com madeira em edifícios com três ou mais pisos, de forma mais eficiente, rápida e sustentável. “Com a crescente procura por soluções construtivas em madeira, especialmente no que respeita a edifícios em altura, a crise na habitação e a busca por soluções mais sustentáveis na construção, a Carmo Wood e a Portilame estão agora bem posicionadas para responder às necessidades específicas do mercado. A abordagem adaptativa às tendências de mercado, a resposta directa a necessidades específicas e o compromisso com a sustentabilidade e eficiência são os pilares dessa colaboração estratégica.”, afirma João Figueiredo, COO e administrador Carmo Wood.
Por sua vez, Luís Rocha, CEO e administrador da Portilame sublinha a importância da promoção “da utilização de materiais naturais renováveis, como a madeira. A mudança do paradigma na construção sustenta esta parceria estratégica, assegurando um suporte técnico especializado e consolidado, com o selo de idoneidade que caracteriza estas duas empresas”, afirma.