Greenvolt ganha leilão de armazenamento de energia na Polónia com projectos de 1,2 GW
Grupo Greenvolt foi o grande vencedor no leilão de capacidade de armazenamento de energias renováveis realizado pela Polónia, ganhando 70% do total de capacidade em leilão, o qual irá assegurar em receitas futuras de aproximadamente 1,8 mil milhões de euros para os 1,4 GW de portfolio, incluídos nos seus seis projectos de baterias
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Power, empresa especializada em projetos eólicos, solares fotovoltaicos de Utility Scale e de armazenamento de energia, foi o grande vencedor no leilão de capacidade de armazenamento de energias renováveis realizado na Polónia, no último mês do ano.
Os resultados, divulgados pelo regulador polaco de energia no dia 5 de janeiro, indicam a Greenvolt como ganhadora de 1,2 GW de capacidade, através de seis projectos que a empresa detém integralmente, e que representam cerca de 70% da capacidade em leilão. A venda dessa energia está assegurada por contratos com um prazo de 17 anos.
No leilão realizado pelo Polskie Sieci Elektroenergetyczne., o responsável pela gestão da rede elétrica da Polónia, a Greenvolt Power arrebatou um total de seis projectos de sistemas de armazenamento através de baterias (Battery Energy Storage System – BESS). Estes projectos representam uma capacidade total de armazenamento de sensivelmente 1,4 GW, tendo 1,2 GW garantido um contrato de compra de longo prazo, constituindo-se como o maior portfólio de Sistemas de Armazenamento de Energia (BESS) alguma vez aprovado num leilão na Polónia.
“A Polónia é um mercado de extrema importância para a Greenvolt. Este resultado vem reforçar essa posição na estratégia de crescimento do Grupo, dando-nos a oportunidade de desenvolver seis sistemas BESS”, diz João Manso Neto. “O resultado do leilão somado aos projectos de armazenamento detidos em outros países, coloca a Greenvolt Power como um player de referência no BESS na Europa e um dos maiores promotores à escala global, detendo o maior portfolio de BESS com um contrato garantido”, acrescentou o CEO do Grupo Greenvolt.
Ao abrigo desses contratos, a Greenvolt irá Injetar energia que tem armazenada nas suas baterias na rede elétrica polaca em períodos em que a potência mínima não esteja garantida. Essa energia será vendida a um valor de 244,90 zlotys por kilowatt, o equivalente a 57 euros por kilowatt, por um período contratualizado de 17 anos.
“A Greenvolt Power demonstrou mais uma vez a capacidade de mobilizar os seus próprios recursos para desenvolver integralmente projectos de grande escala e garantir contratos de longo prazo para os serviços fornecidos pelos sistemas de armazenamento de bateria, assegurando uma fonte permanente de receitas futuras e criando uma base sólida para o financiamento e construção de activos de alta qualidade”, refere Jacek Bladek, COO da Greenvolt Power.
Além da promoção de projectos de Utility Scale Eólico, Solar e BESS em 15 países, o Grupo actua também no importante segmento da Geração Distribuída, sendo a base das suas operações a produção de energia a partir de Biomassa Sustentável.