Antonieta Jacinto no Bairro de Pescadores, Cacuaco, Angola, 1959 © Família Silva Dias
CCB promove encontro sobre o “reconhecimento da mulher na cultura arquitectónica”
Com curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva, o seminário “Os conflitos de género na arquitectura, no colonialismo e na habitação”, que acontece no dia 13 de Janeiro, na Sala Fernando Pessoa do CCB
CONSTRUIR
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
No âmbito de um estudo sobre o trabalho que as arquitectas portuguesas desenvolveram em África durante o período colonial, o CCB promove um encontro sobre o “reconhecimento da mulher na cultura arquitectónica”.
Com curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva, o seminário “Os conflitos de género na arquitectura, no colonialismo e na habitação”, que acontece no dia 13 de Janeiro, na Sala Fernando Pessoa do CCB, conta com a presença de Mary McLeod, professora de arquitectura na Universidade de Columbia, para debater a relação entre os estudos de género e a arquitectura.
O encontro conta, ainda, com apresentações sobre a história das arquitectas em Portugal, as dificuldades colocadas pela história oral e investigação em arquivos como metodologia de trabalho, as experiências em contextos não portugueses e o contributo de algumas protagonistas.
Será abordada a produção de habitação destas mulheres até ao fim da colonização considerando que encontraram em África oportunidades que lhes estavam vedadas no seu País de origem.
Este encontro é realizado no âmbito de um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o título “WomArchStruggle – Mulheres Arquitectas na antiga África Colonial Portuguesa: género e luta pelo reconhecimento profissional (1953-1985)” e desenvolvido no centro de Investigação Dinâmia’CET do ISCTE.