CCB promove encontro sobre o “reconhecimento da mulher na cultura arquitectónica”
Com curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva, o seminário “Os conflitos de género na arquitectura, no colonialismo e na habitação”, que acontece no dia 13 de Janeiro, na Sala Fernando Pessoa do CCB

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
No âmbito de um estudo sobre o trabalho que as arquitectas portuguesas desenvolveram em África durante o período colonial, o CCB promove um encontro sobre o “reconhecimento da mulher na cultura arquitectónica”.
Com curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva, o seminário “Os conflitos de género na arquitectura, no colonialismo e na habitação”, que acontece no dia 13 de Janeiro, na Sala Fernando Pessoa do CCB, conta com a presença de Mary McLeod, professora de arquitectura na Universidade de Columbia, para debater a relação entre os estudos de género e a arquitectura.
O encontro conta, ainda, com apresentações sobre a história das arquitectas em Portugal, as dificuldades colocadas pela história oral e investigação em arquivos como metodologia de trabalho, as experiências em contextos não portugueses e o contributo de algumas protagonistas.
Será abordada a produção de habitação destas mulheres até ao fim da colonização considerando que encontraram em África oportunidades que lhes estavam vedadas no seu País de origem.
Este encontro é realizado no âmbito de um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o título “WomArchStruggle – Mulheres Arquitectas na antiga África Colonial Portuguesa: género e luta pelo reconhecimento profissional (1953-1985)” e desenvolvido no centro de Investigação Dinâmia’CET do ISCTE.