Antonieta Jacinto no Bairro de Pescadores, Cacuaco, Angola, 1959 © Família Silva Dias
CCB promove encontro sobre o “reconhecimento da mulher na cultura arquitectónica”
Com curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva, o seminário “Os conflitos de género na arquitectura, no colonialismo e na habitação”, que acontece no dia 13 de Janeiro, na Sala Fernando Pessoa do CCB
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No âmbito de um estudo sobre o trabalho que as arquitectas portuguesas desenvolveram em África durante o período colonial, o CCB promove um encontro sobre o “reconhecimento da mulher na cultura arquitectónica”.
Com curadoria de Ana Vaz Milheiro e Leonor Matos Silva, o seminário “Os conflitos de género na arquitectura, no colonialismo e na habitação”, que acontece no dia 13 de Janeiro, na Sala Fernando Pessoa do CCB, conta com a presença de Mary McLeod, professora de arquitectura na Universidade de Columbia, para debater a relação entre os estudos de género e a arquitectura.
O encontro conta, ainda, com apresentações sobre a história das arquitectas em Portugal, as dificuldades colocadas pela história oral e investigação em arquivos como metodologia de trabalho, as experiências em contextos não portugueses e o contributo de algumas protagonistas.
Será abordada a produção de habitação destas mulheres até ao fim da colonização considerando que encontraram em África oportunidades que lhes estavam vedadas no seu País de origem.
Este encontro é realizado no âmbito de um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o título “WomArchStruggle – Mulheres Arquitectas na antiga África Colonial Portuguesa: género e luta pelo reconhecimento profissional (1953-1985)” e desenvolvido no centro de Investigação Dinâmia’CET do ISCTE.