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    Matilde Torquemada, CEO da DB Schenker em Portugal e Espanha

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    Matilde Torquemada assume cargo de CEO da DB Schenker Iberia

    A filial da multinacional de logística e transportes nomeou a sua actual diretora comercial como responsável pelo negócio na Península Ibérica

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    A DB Schenker, especialista mundial na gestão da cadeia de abastecimento, anunciou a nomeação de Matilde Torquemada como CEO da empresa na Iberia, depois de liderar a sua gestão comercial e fazer parte do Comité de Direcção durante cerca de dois anos.

    Matilde Torquemada, licenciada em Economia e Administração de Empresas, tem 25 anos de experiência na gestão da cadeia de abastecimento, tendo ocupado cargos de responsabilidade em multinacionais do sector da logística e transportes, bem como em consultoria, antes de ingressar na DB Schenker em Abril de 2022 como Chief Commercial Officer e membro do Comité de Gestão da Ibéria.

    Durante este período, Matilde Torquemada demonstrou “visão estratégica” para a expansão e crescimento do negócio em Espanha e Portugal, em anos marcados pela incerteza pós-pandemia. “Nos últimos dois anos, tive a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com todas as equipas da empresa e estou muito orgulhosa da excelência e do empenho de todas elas. Com estas equipas, estou confiante de que seremos capazes de enfrentar qualquer desafio e continuar o trabalho excepcional realizado por Juan Carlos Moro durante os seis anos em que esteve à frente da empresa, o que permitiu à DB Schenker atingir níveis recorde de posicionamento na Península Ibérica”, afirmou.

    De acordo com Juan Carlos Moro, “a confiança do Grupo na filial ibérica é demonstrada pela aposta no talento interno com a nomeação da Matilde como nova CEO. A Matilde é sem qualquer dúvida a melhor pessoa para liderar a empresa graças à sua vasta experiência, tanto em operações logísticas como em estratégia comercial, e pelo seu estilo de liderança próximo e motivador”.

    Juan Carlos Moro, ocupou o cargo de CEO da DB Schenker na Ibéria desde 2018 até 31 de Dezembro de 2023, sendo que permanecerá na empresa até 31 de Janeiro deste ano para assegurar o êxito da transição.

    A DB Schenker é a empresa de gestão e logística da cadeia de abastecimento para todos os tipos de transporte, na qual se apoiam a indústria e o comércio para o intercâmbio global de mercadorias. Presente em 130 países, conta com uma rede de mais de 1.850 escritórios e uma equipa global de cerca de 76.100 pessoas. Pioneira em soluções logísticas inovadoras e responsabilidade ambiental, a DB Schenker pretende tornar-se no principal fornecedor mundial de serviços de logística verde e alcançar a neutralidade climática até 2040.

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    Vendas de habitação na ARU de Lisboa totalizam 1.953M€ no 1º semestre

    Neste período foram concretizadas 3.760 transacções, representando um crescimento de 29%, face ao período homologo, das quais 24% por empresas e 76% por compradores particulares

    No 1º semestre deste ano foram realizadas 3.760 transacções de aquisição de imóveis residenciais na Área de Reabilitação Urbana de Lisboa (ARU), num investimento que ascendeu a 1.953 milhões de euros. Este volume de investimento apresenta um crescimento de 29% face aos 1.510 milhões de euros investidos, em média, por semestre em 2023, além de superar os padrões semestrais dos últimos cinco anos. Em número de operações, a actividade está 20% acima das 3.140 transacções registadas por semestre em 2023.

    Estes dados são revelados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da análise às dinâmicas de investimento imobiliário na ARU de Lisboa, apurados com base nos elementos de direitos de preferência reportados pela Câmara Municipal de Lisboa. A ARU de Lisboa abrange todas as freguesias da cidade à excepção de Santa Clara, Lumiar e Parque das Nações.

    Os compradores particulares continuam a dominar o mercado, fazendo 76% quer do número de operações quer do montante investido, ao realizarem 2.865 transacções no valor de 1.479 milhões de euros. As empresas garantem os restantes 24% do investimento em habitação na ARU de Lisboa, com 895 aquisições no valor de €474 milhões.

    O crescimento do investimento foi motivado quer pelo segmento de privados quer de empresas. Nestes primeiros seis meses do ano, os privados investiram mais 32% do que os 1.117 milhões de euros contabilizados por semestre de 2023, aumentando em 19% o número de operações (2.400 por semestre de 2023). Nas empresas, o capital alocado à aquisição de habitação aumentou 21%, comparando com a média semestral de 393 milhões de euros em 2023. O volume de transacções cresceu também 21% face à actividade média semestral de 740 operações em 2023.

    Em termos de localizações, as Avenidas Novas foram a freguesia mais beneficiada, registando 340 operações no valor de 235 milhões de euros, correspondentes a quotas de 9% e 12%, respectivamente, do total da actividade no semestre. A Estrela foi o segundo destino mais procurado na cidade, com 280 operações de compra de habitação e 196 milhões de euros aplicados, com quotas de 7% e 10%, respectivamente. As duas freguesias mais procuradas registaram um aumento do volume de investimento (83% nas Avenidas Novas e 30% na Estrela, face à média semestral de 2023), mas foi em São Vicente, Alvalade e Belém que a actividade mais cresceu. Na freguesia de São Vicente, parte do Centro Histórico, o montante investido em habitação cresceu 179% para €102 milhões, garantindo uma quota de 5% do mercado. Alvalade aumentou o montante captado em 129%, para 165 milhões de euros, tornando-se na freguesia com a terceira maior quota (8% do montante). Segue-se Belém, que passou a agregar 7% do investimento e ocupar a 4º posição, com 138 milhões de euros investidos, após um aumento de 126% face a 2023. 179% para 102 milhões de euros, garantindo uma quota de 5% do mercado

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    Vila Galé investe cerca de 20 M€ na ‘futura’ Quinta da Cardiga, na Golegã

    O novo Vila Galé Collection Tejo terá como tema a história da Ordem dos Templários e da Ordem de Cristo. Os trabalhos de reabilitação e adaptação deverão começar no segundo trimestre de 2025 e vão ser desenvolvidos em duas fases

    A Vila Galé vai investir cerca de 20 milhões na reabilitação da Quinta da Cardiga, na Golegã, onde surgirá o hotel Vila Galé Collection Tejo – Country Resort Hotel Convention, Spa & Equestrian Sports, que terá como tema a história da Ordem dos Templários e da Ordem de Cristo. Os trabalhos, que deverão começar no segundo trimestre de 2025, vão ser desenvolvidos em duas fases.

    A primeira será dedicada à recuperação do núcleo principal do empreendimento, composto pelo Palácio – preservando-se os seus amplos salões, cúpulas e abóbadas seculares, bem como os múltiplos painéis de azulejos e estatuária –, Lagar e Celeiro. Mas também dos antigos edifícios das cocheiras, do picadeiro, de forma a poder receber competições oficiais, e da capela, decorada com azulejaria de padrão e retábulo de pedra na capela-mor com alto relevo da Nossa Senhora da Misericórdia.

    Compreenderá 71 quartos, recepção, bar panorâmico, restaurante, spa com piscina interior, salas de massagens e ginásio, piscinas exteriores para adultos, zona de lazer para crianças e campos de futebol, padel e polidesportivo, picadeiros externo e coberto e cocheiras.

    Já a segunda fase, que decorrerá em 2027, será dedicada ao conjunto de edifícios a Norte da Quinta da Cardiga, também desactivados e em ruínas. Aqui, surgirão mais 45 quartos e um grande salão de eventos.

    “Queremos fazer aqui um hotel de grande qualidade, que permita atrair mais turistas e visitantes para a região. Será um resort de campo que, como não podia deixar de ser, estará muito ligado à tradição equestre. Mas também homenageará o valor histórico do Palácio e de toda a propriedade, tirando partido da sua localização e da beleza das paisagens que rodeiam”, antecipa Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Vila Galé.

    “Trata-se de mais um projecto de recuperação de património e, mais uma vez, no interior do país, porque queremos cada vez mais contribuir para o seu desenvolvimento, até para aliviar a carga turística que existe no litoral”, sublinha.

    Classificada como imóvel de interesse público desde 1952, a Quinta da Cardiga soma vários séculos de História. Em 1169, estas terras foram doadas por D. Afonso Henriques aos Templários, que ali ergueram um castelo integrado no sistema defensivo do Médio Tejo, do qual fazem também parte Almourol, Ceras e Zêzere.

    Com a extinção da Ordem Templária, a Quinta é entregue à Ordem de Cristo. Posteriormente, no século XVI, durante o reinado de D. João III, transforma-se numa propriedade de veraneio, de cariz apalaçado, graças à intervenção do arquiteto João Castilho (que também assinou a ampliação do Convento de Cristo, em Tomar).

    As novas construções, incluindo áreas habitacionais, claustros, pátios e produção agrícola, tiveram por base o castelo templário medieval, de que subsiste a torre de menagem. A partir de então, por aqui passou muita da nobreza e burguesia portuguesas, até que, após a revolução liberal e extinção das ordens religiosas, em 1836, a Quinta da Cardiga foi vendida em hasta pública por 200 contos de reis. A partir de então, teve sucessivos proprietários privados até ao seu declínio e abandono a partir da 2ª metade do século passado.

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    Hilton inaugura Cénica Porto Hotel

    A mais recente unidade da marca Curio Collection by Hilton encontra inspiração no universo do teatro e no património cultural do antigo Teatro Modestos

    O Porto recebeu neste início de Novembro um novo hotel na cidade: o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, a unidade de cinco estrelas traz uma proposta única e imersiva sob o lema “Stay in the Scene”. Inspirado pela rica herança teatral do edifício, antigo Teatro Modestos, o Cénica promete tornar-se num espaço de referência para quem procura viver a cultura e história da cidade de forma autêntica e envolvente, dentro de um conceito único que equilibra na perfeição um estilo lifestyle cultural, informal e urbano, com serviço de qualidade.

    Situado na Rua de Gonçalo Cristóvão, mesmo no centro do Porto, o hotel ocupa um edifício carregado de história. Em 1902, o local tornou-se a casa do Grupo de Teatro Modestos, um dos primeiros e mais influentes grupos de teatro da cidade, activo até à década de 1980. Para honrar esse legado, o hotel preservou a fachada original e transpôs o ambiente para a sua essência e design.

    O hotel conta com 126 unidades de alojamento, incluindo suites, oferece uma experiência gastronómica no seu Dramatics Restaurant & Bar, sob a orientação do Chef Nuno Miguel. O Cénica inclui ainda um Spa com piscina interior, jacuzzi, sauna e banho turco, várias salas para tratamentos, um ginásio totalmente equipado pela Technogym, um pátio e um jardim acolhedor.

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    Adene discute estratégia portuguesa em Singapura

    A Adene participa no”12th Annual World Congress of Ocean 2024″, que decorre até 14 de Novembro em Singapura. Durante a sua apresentação no painel “Rumo à gestão sustentável dos oceanos com eficiência energética e inovação”, o presidente da Adene, Nelson Lage, realçou os desafios e oportunidades da Economia Azul

    O futuro dos oceanos e a Economia Azul foi o tema central do 12th Annual World Congress of Ocean 2024, que decorre, entre 12 e 14 de Novembro, em Singapura, e que serviu para a Adene, apresentar as mais recentes iniciativas portuguesas para a Economia Azul e para a reindustrialização da Economia do Mar.

    Durante a sua apresentação no painel “Rumo à gestão sustentável dos oceanos com eficiência energética e inovação”, o presidente da Adene, Nelson Lage, realçou os desafios e oportunidades da Economia Azul, em que a “Adene está a desenvolver um manual para identificar o potencial da Economia Azul em Portugal e alertar para as suas vulnerabilidades, em especial para a necessidade de fortalecer o sector industrial ligado ao mar e apostar na criação de mão de obra qualificada”.

    O manual da Adene para a Economia Azul visa mobilizar a sociedade, para a criação de projectos sustentáveis, alinhados com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, promover a descarbonização e a transição para um modelo energético limpo e eficiente, dinamizando a Economia Circular, e informar e atrair investimentos para o sector das energias renováveis oceânicas.

    Nelson Lage, destacou também o compromisso da ADENE com a reindustrialização do sector marítimo e a necessidade de se revitalizar sectores essenciais da Economia Azul, como a aquacultura, energias renováveis oceânicas e biotecnologia marinha, sublinhando que “para garantir um futuro sustentável para a Economia Azul, precisamos de uma indústria adaptada e inovadora, capaz de gerar emprego qualificado e promover a preservação dos nossos oceanos.”

    Perante um plateia de especialistas e líderes globais da política marítima e da sustentabilidade, o presidente da Adene  reforçou o compromisso de Portugal com a sustentabilidade dos oceanos, e com as metas globais previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

    “A Adene acredita que, para garantir um futuro sustentável do planeta, é essencial a cooperação entre governos, empresas, academia e sociedade civil, na criação de um ecossistema de inovação e sustentabilidade oceânica”, concluiu Nelson Lage.

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    Corum e Doutor Finanças dão formação a jovens universitários sobre literacia financeira

    O Banco de Horas powered by Corum Investments arrancou na NOWACE | Júnior Empresa da NOVA Medical School a dia 6. Segue-se o ISEG e o ISCAL, a 13 e 14 de Novembro. Haverá, ainda, uma sessão no ISCTE – Sintra, a 19 de Novembro, sendo que a última está agendada para dia 5 de Dezembro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

    A sociedade de investimento imobiliário de origem francesa, Corum Investments, juntou-se ao Doutor Finanças para “aumentar a literacia financeira” dos universitários portugueses através da realização de sessões de esclarecimento, onde vai dar a conhecer as ferramentas que tem para gerirem as suas poupanças, mas também um conjunto de produtos financeiros onde podem investir.

    Estão programadas cinco sessões do Banco de Horas, iniciativa da Academia Doutor Finanças, que irão decorrer durante o mês de Novembro e Dezembro.

    O Banco de Horas powered by Corum Investments vai decorrer durante o mês de Novembro e Dezembro, tendo arrancado na NOWACE | Júnior Empresa da NOVA Medical School a dia 6. Segue-se o ISEG e o ISCAL, a 13 e 14 de Novembro. Haverá, ainda, uma sessão no ISCTE – Sintra, a 19 de Novembro, sendo que a última está agendada para dia 5 de Dezembro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

    “A falta de literacia financeira é um enorme problema na sociedade portuguesa. Precisamos urgentemente de reforçar o conhecimento dos cidadãos pois só dessa forma conseguirão tomar as melhores decisões para a sua vida financeira”, refere Marcelo Capitão. “Queremos contribuir para que todos saibam como poupar, mas principalmente como investir”, acrescenta o sales director da Corum Portugal.

    Ao longo das cinco sessões, profissionais certificados vão dar a conhecer a estes jovens os vários produtos financeiros em que podem investir as suas poupanças, desde os tradicionais depósitos a prazo aos fundos de investimento, passando por investimentos mobiliários e imobiliários.

    “Já contamos com cerca de 91,5 horas de formação e mais de 2.500 formandos desde que lançámos o Banco de Horas. Queremos continuar a levar esta formação, certificada e de qualidade a mais pessoas, de todas as idades, mas com especial foco naqueles que estão a terminar os estudos e a preparar-se para começarem a sua vida adulta, para que consigam ser realmente independentes”, refere Sérgio Cardoso, chief education officer do Doutor Finanças.

    Um estudo recente do Doutor Finanças concluiu que 64% dos portugueses têm um baixo conhecimento financeiro, sendo este resultado particularmente preocupante quando comparado com o de outros países europeus. Portugal tem hoje um nível de conhecimento financeiro inferior ao registado na Alemanha há 15 anos, o que ajuda a explicar, entre outros, os baixos níveis de poupança e os ainda mais baixos níveis de investimento.

    Foi neste contexto que o Doutor Finanças decidiu criar a Academia Doutor Finanças. Este serviço aposta em formação em finanças pessoais, certificada e de qualidade, promovendo a literacia e dando as ferramentas necessárias para se atingir a liberdade financeira. Entre as várias iniciativas, destaca-se o Banco de Horas que procura levar a formação especializada às universidades e às empresas.

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    Epiroc lança nova geração PowerROC T35

    A nova geração actualizada PowerROC T35 oferece maior eficiência de combustível e operações mais rápidas. Com apenas algumas acções, o operador pode iniciar a perfuração, reduzindo em cerca de 80% as operações manuais em relação à versão actual

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    “Estamos muito entusiasmados por lançar uma versão actualizada deste equipamento de perfuração de superfície altamente respeitado. Esta nova geração do PowerROC T35 é o PowerROC mais eficiente em combustível que já desenvolvemos”, diz Masanori Kogushi, senior product manager da divisão de superfície da Epiroc.

    A nova geração PowerROC T35 está repleta de benefícios que acrescentam valor e eficiência às operações em pedreiras e construções em todo o mundo. O consumo de combustível é até 40% inferior em comparação com a versão anterior da PowerROC T35, devido ao sistema de controlo automático da velocidade do motor, que otimiza automaticamente a velocidade do motor para todas as operações.

    O PowerROC T35 também aumenta a produtividade. É 45% mais rápido na mudança de varas em comparação com a versão anterior, o que reduz o tempo total para completar a perfuração. Todos os dados do novo PowerROC T35 são apresentados ao operador através de um ecrã táctil de 12 polegadas. O visor intuitivo facilita a utilização da máquina e acelera o treino de novos operadores. Com apenas algumas acções, o operador pode iniciar a perfuração, reduzindo em cerca de 80% as operações manuais em relação à versão actual. “O controlo assistido certamente melhorará a operacionalidade”, afirma Masanori Kogushi.

    Manutenção simplificada
    Uma função de diagnóstico de falhas também está integrada no ecrã táctil. Juntamente com o design compacto, foi incluído um novo filtro de retorno hidráulico, que reduz em 50% a quantidade de óleo hidráulico necessária. Os pontos de serviço são também de fácil acesso, o que torna a manutenção mais simples. Além disso, os intervalos de serviço mais longos ajudarão a reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO).

    O operador também ficará satisfeito com várias melhorias na cabine. A cabine agora está equipada com joysticks ergonómicos actualizados, que tornam a operação mais confortável. O ar condicionado foi melhorado, com um desempenho de refrigeração superior, o que também contribui para um ambiente na cabine mais agradável.
    O novo PowerROC T35 está equipado com o martelo COPSC19, que tem uma frequência de 50 Hz, proporcionando maior desempenho em rocha dura. O martelo SC19 também vem com um amortecedor duplo que ajuda a melhorar a eficiência energética durante a perfuração.

    A nova geração PowerROC T35 está disponível com duas opções de motor: um motor Tier 4 Final/Stage V ou um motor Tier 3.

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    5M€ para reabilitar Paço do Lumiar, Vale de Santo António e Olaias

    O Programa ‘Morar Melhor’ inicia mais três empreitadas em 26 lotes com impacto positivo para 1 065 moradores. As três obras que agora se iniciam compreendem a conservação, reparação e restauro dos edifícios existentes com o objectivo de melhorar as suas condições de salubridade, conforto e habitabilidade

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    A Gebalis, entidade responsável pela gestão do parque habitacional do Município de Lisboa, inicia agora mais três obras do Programa ‘Morar Melhor’ nos Bairros do Paço do Lumiar, Vale de Santo António e Olaias. A intervenção, com valor total de 5 686 610,89 euros terá efeito em 26 lotes residenciais.

    Inserida numa das freguesias mais antigas da capital, o Bairro do Paço do Lumiar remonta a uma Lisboa antiga, do século XIV, passando de uma área rural e agrícola a um bairro cosmopolita e diversificado que carece de um novo olhar. Neste sentido, a empreitada de reabilitação do Programa ‘Morar Melhor’, que agora se inicia, terá impacto em 13 lotes da Rua Professor Fernando Mello Moser, com 173 fracções, e irá beneficiar 485 habitantes. Resultante de um investimento de 2 347 855,22 euros, estima-se que a obra esteja concluída em 10 meses enfocando nas coberturas, fachadas, substituição de caixilharias, portas de entrada e caixas de correio.

    Por outro lado, o Bairro Vale Santo António, ocupado casuisticamente desde o final do século XIX, terá dado lugar, ao longo dos anos, à criação de um vasto número de habitações sociais, intervencionadas pelo Programa Especial de Realojamento. Esta nova empreitada, localizada na Rua General Justiniano Padrel, engloba dois lotes, com 81 frações e 227 moradores e decorrerá durante seis meses. O investimento de 1 329 348,28 euros terá reflexo nas coberturas, fachadas, substituição de caixilharias e estores, portas de lote, caixas de correio e intercomunicadores.

    Já o Bairro das Olaias apresenta uma história complexa e marcante, que reflecte as transformações sociais e urbanas da cidade. Inicialmente concebido como um projeto habitacional inovador, passou por períodos de estigma social que se querem agora revitalizados com o contributo do Programa ‘Morar Melhor’. A nova empreitada terá lugar na Rua Prof. Maria Lurdes Belchior e Rua Al Berto, abrangendo 11 lotes com 126 fracções e 353 moradores. O projecto, que se prevê concluído em 11 meses, com um valor de 2 009 407,39 euros, tem como objectivos intervencionar coberturas e guardas de protecção, fachadas e empenas, substituir caixilharias e estores.

    As três obras que agora se iniciam compreendem a conservação, reparação e restauro dos edifícios existentes com o objectivo de melhorar as suas condições de salubridade, conforto e habitabilidade, tendo em consideração o desempenho energético, térmico e ambiental, e a sua modernização para a melhoria do seu desempenho e funcionamento.

    Estas empreitadas fazem parte do Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis, que teve início em 2022 e é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER).

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    Modelo inovador traz “Empathia” ao mercado imobiliário

    Pensado para a população sénior, a ‘Empathia’ vem propor um modelo diferenciado de venda da habitação própria, permitindo ao proprietário manter o usufruto da sua casa até ao fim da vida

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    Numa altura em que o envelhecimento da população exige respostas inovadoras e humanizadas, foi apresentado no mercado o projecto ‘Empathia’. Um modelo “inovador” que visa proporcionar uma solução “transformadora” para a população sénior.

    A ‘Empathia’ vem propor um modelo diferenciado de venda da habitação própria, permitindo ao proprietário manter o usufruto da sua casa até ao fim da vida, proporcionando assim o aumento do bem-estar e da segurança financeira de quem vende, sem que, em consequência, tenha de fazer mudanças nos seus hábitos e costumes.

    A criação do projecto ‘Empathia’ surge da necessidade de colmatar uma lacuna no mercado imobiliário português, que até agora não oferecia soluções concretas para a crescente população sénior, e que procura manter o seu conforto e segurança financeira numa fase adiantada da vida. “Ao vender a sua casa mantendo o usufruto, o proprietário assegura desde logo um complemento financeiro acrescido, numa fase muito importante da vida, transformando-o de imediato no aumento do seu conforto e bem-estar. Esta venda poderá ser transformada num complemento de reforma, na correção de um problema de saúde ou financeiro, em suprir uma necessidade, em ajudar financeiramente os seus descendentes, ou até, quem sabe, para cumprir alguns sonhos que até então não imaginava serem possíveis de serem concretizados. Isto, enquanto mantém o seu lar até ao fim dos seus dias”, explica Pedro Almeida Cruz, fundador e CEO do projecto.

    Direccionado para diversos perfis de investidores: desde indivíduos que procuram adquirir propriedades para futuro usufruto até investidores institucionais que pretendam formar portefólios de médio e longo prazo com activos imobiliários de possível elevado potencial de valorização, ou ainda, entidades públicas que pretendam juntar habitações à sua capacidade construtiva actual, beneficiando, desta forma, de um maior número de habitações disponíveis para serem mais tarde entregues a novas famílias.

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    Portugal Sotheby’s inicia comercialização do ‘Bombarda 54’

    Edifício histórico de elevado valor patrimonial localizado num zona premium da cidade de Lisboa está, actualmente, em fase de reabilitação e ampliação e deverá ficar concluído no segundo trimestre de 2026

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    Localizado nas Avenidas Novas, em Lisboa o Bombarda 54 é um empreendimento habitacional de luxo promovido pela Heed Capital e comercializado, em exclusivo, pela Portugal Sotheby’s International Realty. Com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2026, os valores de comercialização arrancam a partir dos 650 mil euros.

    O Bombarda 54, projectado pelo reconhecido atelier Tiago R. Correia arquitectos, disponibiliza 12 apartamentos de tipologia T2 e outras duas unidades T1, localizadas na cobertura. Os apartamentos apresentam áreas que variam entre os 79 e os 130 metros quadrados (m2). Algumas das unidades disponibilizadas têm cozinha abertas para a sala comum, num total de 30 m2. Nos casos em que os espaços da cozinha e sala estão separados, a área total dos dois espaços atinge os 40 m2.

    À preservação da fachada histórica junta-se a actualização do espaço interior. Os trabalhos actualmente em execução procuram valorizar os detalhes originais, característicos da sua época e estilo dos anos 20, com os seu tectos altos e aplicações em gesso a adornar os seus nobres ambientes, ao mesmo tempo que se procura oferecer maior “funcionalidade e conforto” aos apartamentos.

    “Estamos entusiasmados com o arranque da fase de comercialização do Bombarda 54, e confiantes desta oferta distintiva que combina na perfeição caraterísticas históricas com a qualidade e sofisticação procurada pelos nossos clientes”, refere Duarte Marques, director de Empreendimentos da Portugal Sotheby’s International Realty, acrescentando que “nas primeiras horas de comercialização foram reservadas quatro unidades deste icónico projecto”.

    A localização deste edifício proporciona um estilo de vida cosmopolita com fácil acesso a centros culturais, áreas verdes e zonas comerciais. Nas proximidades encontram-se restaurantes, cafés, supermercados e escolas, tornando a vida dos futuros residentes mais cómoda, encaixando-se perfeitamente no conceito da “Cidade dos 10 Minutos”.

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    Mota-Engil assina novos contratos de 1,4 mil milhões USD em mineração em África

    Através da sua participada Mota-Engil África, o grupo anunciou hoje ao mercado a assinatura de novos contratos na Costa do Marfim, Mali e Etíopa. Com estes, a carteira de encomendas do grupo totaliza 15,5 mil milhões de euros

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    Através da sua participada Mota-Engil Engenharia & Construção África (“Mota-Engil África”), o Grupo assinou com a Allied Gold Corporation, uma empresa internacional de mineração de ouro com um portfólio diversificado de activos de longa duração, seis contratos para a operação de todos os seus activos em produção no Mali e Costa do Marfim, ao qual se junta um nova mina Etiópia.

    O grupo português será responsável pela actividade de serviços de engenharia de suporte aos diversos activos da Alllied Gold, na Costa do Marfim, Mali e Etiópia.
    Com a assinatura do acordo com a empresa de mineração o grupo vê a sua carteira de encomendas de projectos com duração varável crescer 1,4 mil milhões de dólares.

    “Estes novos contratos e a relação de verdadeira parceria com a Allied Gold, reforçam o posicionamento da Mota- Engil África como empresa líder de relevo nos serviços de apoio à actividade de mineração no continente africano e permitem o aumento da carteira de encomendas nesta área para cerca de 4 mil milhões de euros e do Grupo para cerca de 15,5 mil milhões de euros”, informa nota do Grupo à CMVM.

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