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    Braga lança Observatório Urbano

    O município de Braga, com a colaboração da Confidencial Imobiliário, apresenta o Observatório Urbano de Braga, um instrumento que resulta do dinamismo que o mercado imobiliário local tem conhecido nos últimos anos

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    A apresentação do novo instrumento que agrega, de forma transparente e simplificada, os principais indicadores do mercado residencial, será apresentada no dia 21 de Dezembro numa conferência, que terá lugar no Salão Nobre da Associação Empresarial de Braga. O lançamento do Observatório Urbano acontece numa altura em que há “mais pessoas a procurar a cidade para viver, trabalhar e investir”. A ferramenta, que será capaz de medir os impactos das políticas municipais na área do urbanismo e antecipar as tendências, será apresentada por Ricardo Guimarães, director do Confidencial Imobiliário, empresa parceira no projecto.

    Durante o encontro será abordada a “estratégia urbana de Braga”, explicada por João Rodrigues, vereador com os pelouros da Gestão Urbanística, Regeneração Urbana e Habitação da autarquia. Para falar sobre o “dinamismo do mercado imobiliário” local, estarão ainda Patrícia Santos, CEO da Zome, Pedro Ferreira, CEO da Acrescentar, José Peixoto, director, Remax Braga.

     

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    Mercado de escritórios de Lisboa e Porto “anima” em Fevereiro

    Office Flashpoint da JLL revela um acréscimo da ocupação em ambas as regiões face a Janeiro, mas mercado permanece abaixo do desempenho de 2024

    O Office Flashpoint da JLL relativo ao mês de Fevereiro mostra um “maior dinamismo” da ocupação de escritórios em Lisboa e Porto comparativamente a Janeiro, com aumentos mensais de 45% e 385%, respectivamente. Estes índices de crescimento ocorrem, contudo, face a patamares contidos e consideravelmente inferiores aos registados no ano anterior, alcançando-se em Fevereiro os 6.526 m2 de take-up em Lisboa e os 1.975 m2 no Porto.

    “Existir uma aceleração mensal é um sinal animador para o mercado, dado que o arranque do ano foi marcado por um mês de Janeiro muito pouco activo, especialmente no Porto, onde praticamente não houve actividade. De qualquer forma, à parte da melhoria registada em Fevereiro, o take-up mantém-se em níveis baixos e bastante inferiores aos registados no ano passado”, comenta Sofia Tavares, head of Markets Advisory da JLL.

    “Estes actuais níveis de take-up são, em parte, explicados pelo facto de 2024 ter sido um ano excepcionalmente forte a nível de ocupação e pré-arrendamento da nova oferta, com operações de grande dimensão, pelo que as empresas estão a ter maior dificuldade este ano em encontrar espaços modernos e actuais que respondam às suas exigências. Ou seja, há uma menor entrada de nova oferta a chegar ao mercado e isso trava naturalmente o ritmo de ocupação”, acrescenta a responsável.

    Em Lisboa, o mês de Fevereiro totalizou 6.562 m2, entre nove operações de arrendamento, todas para ocupação imediata. A área média por operação foi de 725 m2, sendo o Corredor Oeste a zona mais activa do mês (53%) e as empresas de TMT’s & Utilities as mais dinâmicas (51%).

    No Porto, após um mês de Janeiro quase sem actividade, Fevereiro somou 1.975 m2, contabilizando três operações de arrendamento, todas para ocupação imediata. A área média por operação foi de 658 m2. A Zona Empresarial do Porto foi o mais activa, agregando 69% da ocupação, ao passo que o sector de procura que mais se evidenciou foi o de Serviços Financeiros, garantindo 62% do take-up.

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    Vic Properties recebe marca Six Senses no Pinheirinho Comporta

    Com conclusão prevista para 2028, o Six Senses Comporta será o primeiro projecto da marca em Portugal com Branded Residences

    A promotora VIC Properties anuncia a assinatura de um contrato de gestão hoteleira com a marca hoteleira de luxo Six Senses, que integra o portefólio da IHG Hotelds & Resorts, para o seu projecto Pinheiro, na Comporta.

    Com conclusão prevista para 2028, o Six Senses Comporta será o primeiro projecto da marca em Portugal com Branded Residences. “Uma possibilidade única de adquirir habitação de luxo da marca Six Senses, acedendo assim aos mais elevados padrões de serviço e a todas as amenities do hotel”, indica a promotora.

    Com 400 hectares, o Pinheirinho Comporta situa-se num cenário natural, rodeado de pinheiros, dunas e lagos, com o futuro Six Senses Comporta a ser “uma das principais âncoras” do empreendimento. Além disso, o Pinheirinho irá oferecer um campo de golfe de 18 buracos, espaços desportivos e familiares ao ar livre, instalações equestres, trilhos naturais e hortas biológicas, entre outras actividades.

    O Six Senses foi escolhido para gerir um hotel de 70 quartos e 58 Branded Residences como parte de um modo de vida “holístico, enriquecedor e harmonioso” que combina o apelo intemporal da natureza e da comunidade com o espírito de hospitalidade do Six Senses.

    Neil Jacobs, CEO do Six Senses, comentou: “A nossa abordagem ao design centra-se na criação de espaços que ligam as pessoas à natureza, reflectindo a nossa filosofia de hospitalidade. Não há melhor ponto de partida do que abraçar os contornos naturais da paisagem, entre pinhais e dunas de areia, enquanto incorporamos o charme único da Comporta, as tradições da região do Alentejo, a reinterpretação de clássicos portugueses e os detalhes distintivos do Six Senses, que demonstram que o luxo não precisa de ser excessivamente formal”.

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    Openbook expande para o Médio Oriente e abre nova delegação no Dubai

    A expansão para o Médio Oriente, com a abertura de uma delegação no Dubai, já tinha sido comunicada em entrevista ao Construir pelo Partner Paulo Jervell, como mais um passo na estratégia de internacionalização do Grupo que no final de 2024 anunciou o seu rebranding e reorganização estrutural

    O Grupo Openbook anuncia a abertura da sua nova delegação no Dubai, marcando um “novo passo na sua estratégia de internacionalização” e que visa “reforçar” a sua presença no mercado do Médio Oriente.

    Reconhecendo o Dubai como um dos “principais centros mundiais de negócios e inovação”, a aposta do Grupo Openbook nesta região visa “fortalecer” parcerias estratégicas e “responder” à crescente procura por soluções integradas de arquitectura, design e engenharia.

    “A presença do Grupo Openbook no Dubai representa um novo capítulo na nossa trajectória de crescimento. Esta expansão permitirá consolidar a nossa posição num dos mercados mais dinâmicos do mundo, estabelecendo um ponto de contacto directo com clientes e parceiros estratégicos e fortalecendo a nossa rede de projectos internacionais”, afirmou Paulo Jervell, partner do Grupo Openbook.

    A internacionalização do Grupo Openbook surge num momento de grande evolução para a empresa, que recentemente anunciou o seu rebranding e reorganização estrutural. Paralelamente, tem vindo a conquistar reconhecimento internacional, com projectos emblemáticos como a sede da Galp, distinguida com certificações LEED Platinum e WELL Platinum, e o premiado Ritz Pool Bar, que arrecadou o prestigiado prémio Architizer A+Awards na categoria de Bares e Adegas.

    Com uma equipa de cerca de 90 colaboradores e tendo alcançado uma facturação de cerca de 10 milhões de euros em 2024, o Grupo Openbook continua a consolidar a sua presença em mercados estratégicos, incluindo Portugal, França, Espanha, Angola, Vietname, Indonésia e agora, o Dubai.

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    Novo crédito à habitação cresce 37% em 2024

    As instituições financeiras concederam em 2024 um total de 17,792 milhões de euros em novo crédito à habitação. Valor que representa um crescimento de 37% face ao período homólogo. Este é um dos números em destaque na Síntese Estatística da Habitação elaborado pela AICCOPN

    Em 2024 foram licenciados 34.117 novos alojamentos, número que representa um crescimento de 4,9% em termos homólogos. No mesmo período, o número de licenças municipais emitidas para obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais registou um aumento homólogo de 8,1%. Nos 12 meses do ano transacto, o consumo de cimento no mercado nacional atingiu 4.074 milhões de toneladas, registando um crescimento de 4,3% face a 2023. Os números constam na mais recente Síntese Estatística de Habitação da AICCOPN.

    Significativo é o aumento de 37% em novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras, e cujo montante atingiu um total de 17,792 milhões de euros. Já a taxa de juro do crédito à habitação fixou-se em 4,09% no mês de Dezembro, reflectindo uma redução de 50 pontos base face ao mesmo mês de 2023.

    Em Dezembro de 2024, o valor mediano da habitação, calculado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização homóloga de 13,7%. Este aumento deve-se, sobretudo, às variações positivas verificadas no segmento dos apartamentos, com um crescimento de 15,2%, e no segmento das moradias, que registaram um incremento de 9,3%.

    A Síntese Estatística de Habitação destaca a região Centro, onde o número de fogos licenciados em construções novas, em 2024, foi de 7.223, o que traduz um aumento de 18% face aos 6.143 alojamentos licenciados em 2023. Destes, 14% são de tipologia T0 ou T1, 24% são de tipologia T2, 46% de tipologia T3 e 16% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 11% no mês de Dezembro.

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    Kevin Huh, presidente e CEO da LG Portugal
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    Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal

    Nesta nova função, Kevin Huh pretende manter e fortalecer a posição “premium” nos segmentos de TV, frigoríficos, máquinas de lavar e monitores, assim como “aumentar” a relevância dos produtos B2B da LG no mercado nacional, como Digital Signage e Air Solutions

    A LG Portugal anuncia a nomeação de Kevin Huh enquanto presidente e CEO da subsidiária, sucedendo a Aiden Seo. Com mais de 25 anos de experiência e liderança global na LG, Huh conta com um “histórico de sucesso”, com destaque para contribuições “significativas” nas operações de vendas e marketing, especialmente no mercado dos EUA.

    O percurso profissional de Kevin Huh na LG começou, em 1999, como Sales & Marketing Assistant Manager da operação nos EUA, com foco em produtos de Home Entertainment. Ao longo dos anos, destacou-se ao nível da gestão de produtos de TV e áudio, tendo sido responsável pela direccção do negócio deste tipo de equipamentos entre 2003 e 2008. Durante este período, esteve por detrás do lançamento da primeira OLED TV no mercado norte-americano em 2013, alcançando o marco histórico de mais de um milhão de unidades vendidas em 2017, consolidando a liderança da marca no mercado de TVs premium nos EUA.

    Nos últimos três anos (2022 a 2024), Kevin Huh ocupou o cargo de vice-presidente da área de Audio Sales & Marketing a nível global, onde coordenou a estratégia internacional para expandir a presença da LG em vários mercados no segmento de áudio. Agora, enquanto novo presidente e CEO da LG Portugal vai alavancar a sua visão estratégica e uma vasta experiência internacional para liderar a operação portuguesa da LG.

    “É com um grande entusiasmo que abraço esta nova etapa da minha carreira na LG Portugal. Com a forte reputação da LG no mercado global, tenho plena confiança de que podemos continuar a inovar e a oferecer aos consumidores portugueses os melhores produtos e soluções. Juntos, com o apoio da minha equipa, vamos reforçar, ainda mais, a nossa posição de líderes em diversos segmentos de produto e trabalhar de forma a alcançar posições cimeiras em novas categorias”, afirma Kevin Huh, presidente e CEO da LG Portugal.

    Nesta nova função, Kevin Huh pretende manter e fortalecer a posição “premium” nos segmentos de TV, frigoríficos, máquinas de lavar e monitores, assim como “aumentar” a relevância dos produtos B2B da LG no mercado nacional, como Digital Signage e Air Solutions, e fazer crescer a nova linha de equipamentos de encastre para cozinha, recentemente lançada no mercado nacional.

    Kevin Huh é formado pela Hankuk University of Foreigh Studies, em Seul, na Coreia do Sul, onde obteve o seu diploma em Literatura Espanhola, em 1995.

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    Segunda fase do Antas Atrium coloca no mercado 168 novos apartamentos

    Já arrancou a construção da segunda fase do maior empreendimento residencial do Porto. Projectado em seis fases, um total de mais de 103 mil metros quadrados e 1150 fogos, o Antas Atrium é promovido pela Quest Capital, com projecto assinado pelo atelier de arquitectura OODA

    O Antas Atrium, reconhecido como o maior projecto residencial do Porto, acaba de confirmar o início da construção da segunda fase do empreendimento, com as obras a cargo da Ferreira Build Power. Com a sua conclusão prevista para o final do primeiro trimestre de 2027, esta nova fase representa um investimento total de 55 milhões de euros.
    Com 168 novos apartamentos, distribuídos por tipologias de T0 a T4 Duplex e valores de aquisição a partir dos 220 mil euros, a segunda fase do projecto já conquistou o interesse do mercado, com mais de 60% das unidades comercializadas antes do início das obras.

    O empreendimento destaca-se pela sua oferta de comodidades pensadas para proporcionar um estilo de vida completo e equilibrado, incluindo áreas verdes comuns de 15.500 m², estacionamento privado para todas as fracções, arrecadações e pré-instalação de carregamento para veículos eléctricos. Entre as infraestruturas de lazer e bem-estar encontram-se um ginásio totalmente equipado, piscina interior aquecida, parque de bicicletas, horta comunitária, zona de piquenique, campo de petanca, parque infantil, lounge de relaxamento e um espaço interior dedicado às crianças.

    Projectado em seis fases, um total de mais de 103 mil metros quadrados e 1150 fogos, o Antas Atrium, promovido pela Quest Capital, com projecto assinado pelo atelier de arquitectura OODA, continua a afirmar-se como um dos mais ambiciosos empreendimentos imobiliários do país.

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    Iberdrola e IKEA juntam-se para tornar a energia solar mais acessível em Portugal

    A partir de agora os membros IKEA Family terão acesso a descontos exclusivos na compra de soluções de energia solar Iberdrola. Dentro deste ecossistema de soluções energéticas está incluída a compra e instalação de painéis solares, com produção de energia para consumo próprio

    A IKEA e a Iberdrola anunciam uma parceria para facilitar o acesso a soluções de energia renovável e ajudar as famílias a poupar na sua factura de energia. Através desta colaboração, os membros IKEA Family terão acesso a descontos exclusivos na compra de soluções de energia solar Iberdrola.

    Dentro deste ecossistema de soluções energéticas está incluída a compra e instalação de painéis solares, com produção de energia para consumo próprio, reduzindo em até 30% a necessidade de compra de electricidade da rede; as baterias que armazenam a energia gerada em excesso para consumo em momentos de ausência de luz solar, podendo aumentar a poupança até 70% e os carregadores domésticos para veículos eléctricos, que permitem a redução de custos de carregamento face aos postos de carregamento públicos, apoiando também a transição de veículos a combustível fóssil para veículos eléctricos.

    Segundo Rui Afonso, director-geral da Iberdrola Clientes Portugal, “as soluções de energia verde que a Iberdrola oferece ambicionam contribuir para que os clientes possam beneficiar do enorme potencial de produção de energia solar de Portugal, um dos países da Europa com maior número de horas de exposição solar. Criámos um ecossistema de soluções, que permite o consumo de energia a partir de fontes 100% renováveis, garantindo uma poupança e o aumento da eficiência energética, com planos de electricidade verde, soluções de energia solar, de mobilidade eléctrica e serviços complementares de assistência e manutenção de todo o ecossistema”.

    Por sua vez Ana Barbosa, sustainability manager na IKEA Portugal, destaca que “na IKEA queremos inspirar e ajudar cada vez mais pessoas a viverem de forma mais sustentável em casa, tornando soluções de energia renovável mais acessíveis e fáceis de adoptar. Esta parceria com a Iberdrola reforça a nossa missão de possibilitar um estilo de vida mais sustentável para muitos, enquanto ajudamos as famílias portuguesas a pouparem na factura da electricidade”.
    Com esta parceria, a IKEA e a Iberdrola dão mais um passo em direcção a um futuro onde a energia renovável está ao alcance de todos, tornando as casas portuguesas mais autónomas e sustentáveis no consumo de energia.

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    Melom e QMACO reforçam plano de formação da rede

    Plano Anual de Formação 2025 contempla 14 acções devendo abranger mais de 500 formandos. Números que duplicam a oferta face a 2024. Às áreas técnicas e de novos materiais junta-se a formação na vertente de gestão e marketing

    A rede MELOM/Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) lança Plano Anual de Formação para 2025. Estão previstas 14 acções, a primeira das quais versou sobre Gestão Financeira, decorreu em Sintra e Vila Nova de Gaia, e contou com um total de 70 formandos. Em 2024  foram realizadas sete formações, onde estiveram presentes mais de 250 colaboradores.

    A rede MELOM/QMACO conta actualmente com perto de 600 profissionais que colaboram directamente com a marca, e com a parceria de mais de 200 empresas subempreiteiras, com aproximadamente 1.000 funcionários, o que representa um total de cerca de 1.600 profissionais.

    As formações, na sua maioria, decorrem na sede em Sintra ou nas instalações de Vila Nova de Gaia. Os cursos são leccionados e coordenados por equipas internas e por especialistas externos, de várias áreas, que são convidados para enriquecer o conhecimento dos trabalhadores de cada unidade franchisada. As formações previstas dividem-se em duas áreas, Gestão de Negócio e na componente Técnica. Na área de Gestão estão previstas formações de gestão financeira, marketing, redes sociais e gestão comercial. Na área Técnica estão previstas formações em novos materiais e novas técnicas de construção/reabilitação. Estas iniciativas visam fortalecer o vínculo entre as unidades, promovendo o alinhamento cultural e estratégico em toda a rede.

    “As principais vantagens destas formações passam por aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes práticas e novos materiais na construção, mas sobretudo dar valências na área da gestão aos nossos franchisados. A grande maioria dos nossos franchisados tem excelentes profissionais na área técnica, mas na área da gestão apresenta dificuldades e o nosso objectivo passa também por ajudar nesta área”, explica Catarina Crespo, responsável de marketing da rede MELOM/QMACO.

    Actualmente cerca de 60% dos franchisados da rede MELOM/QMACO têm experiência na área da construção, tendo a maior parte formação académica em engenharia ou arquitectura. Os restantes vêm das mais variadas disciplinas, desde a gestão, ciências, artes, etc. “O importante é o compromisso e o gosto que têm pelo sector. Aquilo que sentimos é o seguinte: os empresários que compreendem que este é um negócio como qualquer outro, em que se tem de trabalhar mais do que apenas a parte técnica, com uma aposta forte no marketing, na gestão e manter um foco constante no cliente, conseguem criar grandes negócios. Os profissionais que estão apenas interessados na obra vão subsistindo, mas não conseguem atingir tanto sucesso”, referiu Catarina Crespo.

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    Marrocos anuncia concurso para modernização dos estádios marroquinos

    A Empresa Nacional de Construção e Gestão de Estádios, Sonarges, lança concurso público internacional para a modernização dos estádios marroquinos que vão receber o CAN de 2025 e o Campeonato do Mundo de 2030

    A Sonarges (a) lançou um concurso para a modernização dos estádios marroquinos de acordo com as normas internacionais, tendo em vista a CAN, campeonato das Nações Africanas de futebol, CAN, que se realiza este ano e o Campeonato do Mundo de Futebol 2030.

    De acordo com a AICEP Portugal Global, no âmbito dos preparativos para acolher estes dois eventos, “a Sonarges pretende contratar uma empresa de consultoria especializada neste âmbito. Este prestador de serviços será responsável por fornecer apoio e aconselhamento para garantir que os seis estádios seleccionados – Grande Estádio de Tânger, Complexo Desportivo de Fez, Complexo Desportivo Mohammed V (Casablanca), Grande Estádio de Marraquexe, Grande Estádio de Agadir e Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah (Rabat) – cumpram as normas da CAF e da FIFA, respectivamente”.

    O processo de actualização processar-se-á em duas fases: antes do CAN os estádios de Rabat e Tânger serão actualizados como prioridade para atender aos requisitos da CAF e da FIFA. Quanto aos estádios de Agadir, Fez, Marraquexe e Casablanca passarão por uma actualização inicial para atender aos padrões da CAF. Após a realização da Taça das Nações Africanas estes últimos quatro estádios serão actualizados para os padrões da FIFA.

    A abertura do concurso está prevista para 2 de Abril.

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    ISH 2025 de portas abertas a partir desta segunda-feira em Frankfurt

    Na ISH 2025, que decorre em Frankfurt de 17 a 21 de Março, 2.183 expositores de 54 países apresentarão as mais recentes soluções para as áreas da água e AVAC

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    Como proteger o clima é um dos maiores desafios que enfrentamos hoje, e o setor da construção desempenha um papel fundamental nisso. Na Europa, os edifícios representam cerca de 40% da energia consumida e 36% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas com a energia. Por isso, tecnologias inovadoras, energias renováveis, o uso eficiente da água e sistemas de controle inteligentes são essenciais para atingirmos as nossas metas climáticas.

    Na ISH 2025, que decorre em Frankfurt de 17 a 21 de Março, 2.183 expositores de 54 países apresentarão as mais recentes soluções para o sector.

    A ISH, a principal feira mundial dedicada aos setores de Água, Calor e Clima (HVAC + Water), introduz um conceito renovado, estruturado em oito áreas de soluções, facilitando a orientação dos visitantes e a identificação de soluções específicas, nomeadamente Casas de Banho: Design moderno e funcionalidade, com marcas como Bette, Duravit, Geberit, Grohe, Hansgrohe e Villeroy & Boch a apresentarem as suas inovações; Sistemas de Transporte de Água: Tecnologias modernas para o setor sanitário e AVAC, com expositores a apresentar ferramentas e soluções de fixação eficientes; Instalação: Soluções inovadoras para instalações eficientes e sustentáveis; Geração de Calor: Sistemas de aquecimento baseados em eletricidade, como bombas de calor combinadas com sistemas fotovoltaicos e unidades de armazenamento doméstico, bem como sistemas de aquecimento a biomassa e combustão de gás eficiente; Ar Interior: Tecnologias e sistemas que garantem ar limpo e higiénico em ambientes internos; Gestão Inteligente de Edifícios: Soluções de automação e gestão de energia para edifícios inteligentes, com foco em eficiência energética, conforto e segurança; Software: Aplicações e ferramentas digitais que suportam a gestão e operação de sistemas de construção e Produtos Sanitários e de AVAC: Inovações e soluções para o setor sanitário e de AVAC.

    A feira oferece um programa abrangente de conferências, palestras de especialistas, áreas especiais e visitas temáticas, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e desenvolvimentos atuais na tecnologia de construção e no seu papel na proteção climática global.

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