CICCOPN e delegação de São Tomé e Príncipe com intercâmbio no sector educativo
O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) acolheu a visita de uma delegação de São Tomé e Príncipe, composta por directores e técnicos de diversas entidades dos sectores da educação, formação profissional e turismo. Esta visita de intercâmbio teve como principal objectivo a partilha de conhecimentos e experiências, no campo da formação profissional e emprego

CONSTRUIR
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Durante o périplo, os membros da comitiva de São Tomé e Príncipe tiveram a oportunidade de explorar as instalações do centro, familiarizando-se com os métodos de trabalho e de ensino adoptados. Além disso, puderam interagir directamente com os vários formandos santomenses que actualmente frequentam o CICCOPN.
“O CICCOPN, ao longo dos anos, tem colaborado e cooperado com alguns países de língua oficial portuguesa, entre eles São Tomé e Príncipe. A cooperação está em linha com aquilo que é o apoio dado pelo CICCOPN e a ajuda que pode prestar, por via, muitas vezes da cooperação portuguesa, tanto através dos organismos oficiais como de outros projectos de cooperação”, sublinhou Rui Valente, director do CICCOPN.
Milton Lima, director executivo do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, explicou que “a visita decorreu no âmbito do trabalho do Comité Nacional de Coordenação do Desenvolvimento de Competências (CNCDC), do qual fazem parte várias direcções de escolas e centros de formação profissional. Um dos projectos actualmente a decorrer está ligado ao catálogo das profissões, e a visita permite conhecer e aprofundar esse aspecto, e possivelmente criar parcerias para trabalhos futuros”.
A iniciativa visou também aprofundar o conhecimento sobre a organização de dossiers técnicos pedagógicos, os processos de selecção e encaminhamento dos formandos após a conclusão dos cursos, e as instalações e equipamentos disponíveis. Este intercâmbio serviu ainda para estreitar laços e estabelecer novos contactos, visando futuras colaborações e apoios mútuos.