Ciclo ‘Arquitectura a Nu’ recebe Carlos Castanheira e Inês Lobo
A conversa, a decorrer em Serralves, esta sexta-feira, dia 15 de Dezembro, será dedicada aos múltiplos projectos museológicos de Álvaro Siza
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O ciclo de conversas de Serralves, ‘Arquitectura a Nu’, recebem esta sexta-feira, dia 15 de Dezembro, o arquitecto Carlos Castanheira em “conversa” com Inês Lobo, no âmbito do tema ‘Museus de Álvaro Siza’. A moderação de António Choupina.
A conversa será dedicada aos múltiplos projectos museológicos de Álvaro Siza. Carlos Castanheira, curador das exposições Álvaro Siza: Expor (2005) e Orient Express (2020), aquando do considerável depósito do seu arquivo na Fundação de Serralves, focar-se-á nas mais recentes coautorias na Asia.
Inês Lobo, curadora da representação portuguesa na 13ª Bienal de Arquitectura de Veneza, onde recebeu o Leão de Ouro de Carreira (2012) em nome de Álvaro Siza, enfatizará as relações por este criadas entre Porto e Lisboa, do bairro do Chiado até à Expo’98.
Esta conversa insere-se no ciclo Arquitectura a Nu, que decorre na Ala Álvaro Siza até à abertura da exposição dedicada à Colecção de Arte Contemporânea de Serralves e ao arquivo Álvaro Siza depositado em Serralves, no início de 2024. O Ciclo propõe uma reflexão sobre a força da arquitectura nua, vazia, enquanto celebra a obra de Siza e a sua mais recente contribuição para a coleção de arquitetura Siza da Fundação de Serralves.
Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Carlos Castanheira viveu em Amsterdão de 1981 a 1989, onde trabalhou como arquitecto e frequentou o Curso de Arquitectura da Academie Voor Bouwkunst Van Amsterdam. Em 1993 cria o escritório de arquitectura Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos com a arquitecta Maria Clara Bastai. Desde estudante que colabora com o arquitecto Álvaro Siza em projectos em Portugal, mas sobretudo no estrangeiro.
Arquitecta pela Escola Superior de Belas Artes em 1989, Inês Lobo é actualmente professora convidada da Universidade de Lisboa e da Universidade Autónoma. Iniciou o seu percurso profissional em 1989, tendo fundado o seu próprio escritório em 2002. Foi participante convidada nas Bienais de Veneza de 2016, “Reporting from the front”, e 2018, “Freespace”, tendo desenvolvido igualmente actividade como curadora e delegada de exposições de arquitectura, como a VIII BIAU – Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo.
É também presença regular nos júris de prémios de arquitectura internacional e nacional, como o prémio FAD, em 2012, ou o prémio Secil, em 2006. Em 1999 recebeu o título de Oficial da Ordem do Mérito pelo Presidente da República; em 2013, o prémio “Mulheres Criadoras da Cultura” atribuído pelo governo português; em 2014, o Prémio Internacional ArcVision – Mulheres e Arquitectura; e em 2017, o Prémio AICA da Secção Nacional da Associação Internacional de Críticos de Arte.