Gabriel Couto requalifica ‘Hotel Garantia’ em Vila Nova de Famalicão
O antigo hotel vai ser reabilitado e dar lugar a 18 apartamentos residenciais. A promoção é da Five e a arquitectura do gabinete Noé Diniz
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
O emblemático edifício Hotel Garantia, antiga unidade hoteleira no gaveto da Rua Adriano Pinto Basto com a Rua de Santo António, em Vila Nova de Famalicão, vai ser reabilitado. Promovido pela Five e com traço do gabinete de arquitectura Noé Diniz, o “mítico” hotel, que data de 1943, vai dar lugar a um novo empreendimento residencial e comercial, com construção a cargo da Gabriel Couto.
Com tipologias T2, T3 e T4, com áreas entre os 108 e os 209 metros quadrados (m2), o futuro Garantia Residences, irá integrar 18 apartamentos, todos contemplados com lugares de estacionamento e arrumos fechados. No rés-do-chão, o empreendimentos mantém a estrutura anterior com um conjunto de lojas de diferentes dimensões, desde os 11 aos 140 m2, com entrada por uma galeria que circunda o edifício.
Com “características únicas”, este projecto vem dar resposta à procura, integrando valências e comodidades pouco comuns neste mercado, “resultando da iniciativa de uma arquitectura diferenciadora, sóbria e contemporânea”.
De acordo com Daniel Costa, director comercial da Gabriel Couto, “os apartamentos foram desenhados segundo os mais elevados padrões de harmonia, conforto e modernidade”, e adianta, ainda, que “o Garantia Residences, como projecto residencial, oferece comodidades excepcionais aos seus futuros residentes, e dispõe de uma localização invejável no “coração” da cidade, e vai proporcionar uma vivência relevante e dinâmica ao centro histórico famalicense e será, sem dúvida, um destino incontornável para viver, trabalhar ou investir”.
A construção deste “desafiante” projecto imobiliário, surge no seguimento de uma aposta muito forte do Grupo no sector privado nestes últimos anos, ressalvando o reconhecimento e confiança que os principais promotores imobiliários nacionais e internacionais têm depositado na experiência, capacidade técnica e nível de qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo”.
Recorde-se que a sua construção inicial ficou a dever-se à figura de Amadeu Mesquita e à Companhia de Seguros Garantia. Aproveitando a estrutura do antigo Hotel Vilanovense, juntando depois alguns edifícios adjacentes, a inauguração ocorreu no dia 19 de Junho de 1943. No entanto, devido aos poucos hóspedes e ao elevado preço praticado encerrou em 1950. Foi aberto de novo, pouco tempo depois, mas, em 1956 a crise veio de novo, voltando a fechar. No entanto, o Hotel voltaria a reabrir nesse mesmo ano de 1956, datando de então a inauguração do “Hotel Café-Restaurante” com salão de bilhares e barbearia privativa.