APDL lança concurso para Porto Seco da Guarda
A Administração dos Portos do Douro Leixões e Viana (APDL) abre concurso de empreitada do Porto Seco da Guarda. Esta infraestrutura “é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”
CONSTRUIR
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
JLL e CBRE comercializam Arquiparque 7
AMT identifica riscos que podem comprometer o andamento dos projectos ferroviários
A empreitada, avaliada em 4,1 M€ compreende uma série de melhorias e optimizações para garantir a eficiência operacional do terminal, designadamente: extensão das vias-férreas existentes, de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 m; aumento e reforço do terrapleno, permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’ por ano; vedação do perímetro e controlo de acessos; construção de um edifício administrativo; alimentação eléctrica para a ligação de contentores frigoríficos; telecomunicações e circuito de videovigilância; instalação de uma báscula rodoviária; e barreiras acústicas e integração paisagística.
“Esta intervenção, não apenas modernizará as operações, mas também estabelecerá as condições necessárias para a preparação das autorizações alfandegárias e tributárias, juntamente com a alteração da passagem de peões, segregando e salvaguardando a livre circulação da população com o acréscimo das condições de segurança no tráfego do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG)”. A APDL acredita que o início deste processo contribuirá para a continuação eficiente do transporte de carga através da ferrovia, alinhando-se com os objectivos nacionais e europeus de aumentar a quota de transporte ferroviário, impulsionando a digitalização e aperfeiçoando os processos para os portos marítimos.
O prazo de execução do contrato de 270 dias, sem renovação, e os interessados devem enviar as propostas até ao início de Fevereiro.
Os portos secos desempenham um papel crucial em redes logísticas complexas, actuando como centros de concentração de mercadorias, depósitos de contentores vazios e outros serviços logísticos de valor acrescentado. A integração multimodal eficiente, abrangendo infraestrutura, operações e gestão da informação, é fundamental para o sucesso dessas redes.