APDL lança concurso para Porto Seco da Guarda
A Administração dos Portos do Douro Leixões e Viana (APDL) abre concurso de empreitada do Porto Seco da Guarda. Esta infraestrutura “é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”
CONSTRUIR
Élou com mais 130 apartamentos em comercialização
Empresas portuguesas participam na Maderália
Município do Entroncamento investe 4,9M€ na nova biblioteca
RAR Imobiliária com dois novos empreendimentos no Porto
PARES Advogados reforça equipa de Direito Público, Urbanismo e Ordenamento do Território
Sectores industrial e logístico influenciam resultados da Garcia Garcia
Feira de Arquitectura, Construção, Design e Engenharia regressa em Novembro
APDL lança concurso público para modernização da Ponte Móvel de leixões
SIL 2024 atribui prémios e distingue personalidade do ano
ERA: Venda de habitação nova cresce 36% nos primeiros 3 meses do ano
A empreitada, avaliada em 4,1 M€ compreende uma série de melhorias e optimizações para garantir a eficiência operacional do terminal, designadamente: extensão das vias-férreas existentes, de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 m; aumento e reforço do terrapleno, permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’ por ano; vedação do perímetro e controlo de acessos; construção de um edifício administrativo; alimentação eléctrica para a ligação de contentores frigoríficos; telecomunicações e circuito de videovigilância; instalação de uma báscula rodoviária; e barreiras acústicas e integração paisagística.
“Esta intervenção, não apenas modernizará as operações, mas também estabelecerá as condições necessárias para a preparação das autorizações alfandegárias e tributárias, juntamente com a alteração da passagem de peões, segregando e salvaguardando a livre circulação da população com o acréscimo das condições de segurança no tráfego do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG)”. A APDL acredita que o início deste processo contribuirá para a continuação eficiente do transporte de carga através da ferrovia, alinhando-se com os objectivos nacionais e europeus de aumentar a quota de transporte ferroviário, impulsionando a digitalização e aperfeiçoando os processos para os portos marítimos.
O prazo de execução do contrato de 270 dias, sem renovação, e os interessados devem enviar as propostas até ao início de Fevereiro.
Os portos secos desempenham um papel crucial em redes logísticas complexas, actuando como centros de concentração de mercadorias, depósitos de contentores vazios e outros serviços logísticos de valor acrescentado. A integração multimodal eficiente, abrangendo infraestrutura, operações e gestão da informação, é fundamental para o sucesso dessas redes.