Siemens Portugal instala 200 carregadores para veículos eléctricos no edifício Infinity
Os 200 carregadores, modelo Versicharge Gen3, estão distribuídos por seis ilhas de carregamento em três andares do imóvel e podem, no futuro, vir a integrar geração fotovoltaica de energia ou outras renováveis, assim como a ligação a outros edifícios, facilitando e promovendo as comunidades energéticas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Siemens Portugal forneceu e instalou 200 carregadores para veículos eléctricos e um sistema de gestão inteligente da infraestrutura de carregamento no edifício Infinity, o novo empreendimento da Vanguard Properties, em Lisboa. Este sistema, desenvolvido em Portugal pelas equipas de engenharia e de software da Siemens, permite monitorizar e gerir os consumos de energia e optimizar a performance energética do edifício.
“É com especial orgulho que contribuímos para este projecto uma vez que estabelece novos padrões na gestão de infraestruturas de carregamento em edifícios residenciais ou comerciais, tornando-se numa referência em Portugal. A mobilidade eléctrica e os edifícios inteligentes, e a forma como interagem, poderão desempenhar um importante papel na luta contra as alterações climáticas e na transição energética e transformação digital em curso. Serão, sem dúvida, uma parte muito relevante dos espaços urbanos do futuro”, afirma João Gouveia, responsável pela eMobility da Siemens Portugal.
A solução instalada no edifício Infinity permite fazer uma gestão dinâmica e inteligente da carga no local, incluindo o acesso a dashboards intuitivos e fáceis de utilizar que apresentam informações abrangentes, permitindo, nomeadamente, gerir o carregamento, monitorizar em tempo real os consumos de energia, fazer relatórios precisos por apartamento, baseados nos consumos mensais, e optimizar o desempenho energético do edifício.
Neste caso, a Siemens forneceu uma solução chave-na-mão, tanto para o hardware como para o software, e que incluiu tecnologia operacional (OT) e tecnologias de informação (TI). O sistema funciona de forma totalmente automatizada e gera relatórios para o sistema de gestão do edifício, podendo vir a ser integrado na cloud.
Os 200 carregadores para veículos elcétricos, modelo Versicharge Gen3, estão distribuídos por seis ilhas de carregamento em três andares do imóvel. O sistema está também preparado para, no futuro, permitir integrar geração fotovoltaica de energia ou outras renováveis, sistemas de armazenamento de energia, entre outros, contribuindo, ainda, mais para a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa do imóvel.
A solução instalada pela Siemens pode, também, ser escalável para outros edifícios, facilitando e promovendo as comunidades energéticas.