Ignacio Sánchez-Galán García-Tabernero, diretor de Compras e Serviços da Iberdrola
Benedita Amorim Martins, presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Conduril
Iberdrola distingue Conduril com Prémio Fornecedor do Ano 2023
A empresa portuguesa Conduril foi premiada na categoria Sustentabilidade, num concurso que reconhece 6 empresas, em 6 categorias diferentes. De acordo com os planos 2023-2025, os investimentos do grupo destinados a compras junto de fornecedores ultrapassarão os 47 mil milhões de euros
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
(Na imagem: Ignacio Sánchez-Galán García-Tabernero, director de Compras e Serviços da Iberdrola, e Benedita Amorim Martins, presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Conduril)
A Iberdrola reconheceu a empresa portuguesa Conduril, no âmbito dos Prémios Globais ao Fornecedor do Ano 2023, na categoria de Sustentabilidade, após realizar com sucesso a construção da barragem do Alto Tâmega.
Para além de outras empreitadas de acessos e infraestruturas como uma ponte ou uma obra hidráulica subterrânea, a Conduril foi responsável pela construção da barragem e da obra civil da central hidroeléctrica do A.H. Alto Tâmega, um dos aproveitamentos hidráulicos que compõem o Sistema Electroprodutor do Tâmega, tendo facturado 120 milhões à Iberdrola nos últimos 3 anos.
A barragem do Alto Tâmega é uma barragem em abóbada com dupla curvatura, de 104,5m de altura e 335m de comprimento de coroamento, tendo-se tornado a quinta barragem mais alta de Portugal. A central de Alto Tâmega, de 160 MW, está localizada no pé da barragem e tem previsão de entrada em exploração durante o primeiro trimestre de 2024.
Nesta edição, os prémios foram atribuídos a seis empresas que se destacam pelo compromisso com a inovação, a igualdade, a qualidade, a sustentabilidade ou a criação de emprego, entre outros, o que contribui para uma economia descarbonizada, baseada nos seus investimentos em energias renováveis e redes de distribuição, cada vez mais inteligentes, projectos de armazenamento em grande escala e o compromisso com soluções inovadoras para os seus clientes.
Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, afirmou que “estes prémios não têm apenas a ver com a eficiência económica ou agilidade nas operações, mas também com a contribuição para um modelo económico mais verde, mais justo e mais sustentável, que gere oportunidades para todos. Somos uma empresa de valores que quer ao seu lado empresas que compartilhem a nossa visão”, sublinha.
A Conduril foi distinguida pela promoção do emprego local e ainda pela qualidade do trabalho realizado, bem como pela sua capacidade de cumprir os exigentes prazos, impostos pela Iberdrola, para a execução das suas funções. Foi, também, valorizada pela alta pontuação ESG (critérios ambientais, sociais e de governança corporativa), principalmente na área ambiental, à luz do modelo de avaliação da Iberdrola, concebido para avaliar o posicionamento e actuação dos fornecedores.
Com um quadro de 2.100 trabalhadores, durante o pico da obra empregou 650 trabalhadores sem registar nenhum acidente de importância. A construtora portuguesa aproveitou a oportunidade oferecida pela Iberdrola para construir com elevada qualidade uma infraestrutura estratégica para a Iberdrola e que se tornou numa das obras mais relevantes até à data executada pela Conduril.
“Para a Conduril é muito importante ter parcerias com clientes como a Iberdrola, que têm estratégias alinhadas com os princípios da sustentabilidade, bem como termos a oportunidade de construir obras de referência e que contribuem para um mundo mais sustentável”, indica Benedita Amorim Martins, presidente do conselho de administração da Conduril.
Fazendo parte do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), o Sistema Electroprodutor do Tâmega teve um papel de relevo como motor da economia local e nacional. Durante os nove anos de duração das obras, foram criados 13.500 postos de trabalho, com a passagem de mais de 30.000 trabalhadores, foram concedidos contratos por mais de 900 milhões de euros a empresas portuguesas e espanholas, tendo 78 desses contratos sido superiores a 1 milhão de euros.
Em 2022, a Iberdrola realizou compras a mais de 20.000 fornecedores relacionadas com equipamentos, materiais, obras e serviços, por mais de 17.000 milhões de euros. O percentual de compras locais ultrapassou 87% no ano passado. De acordo com os planos 2023-2025, os investimentos do grupo destinados a compras junto de fornecedores ultrapassarão os 47 mil milhões de euros em três anos.