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A Exponor encerrou com sucesso a primeira edição da +Concreta, realizada entre os dias 16 e 17 de Novembro, no edifício da Alfândega do Porto. Este evento, dedicado ao universo da arquitectura e design, ergueu-se como um marco para as tendências e inovações em produtos e materiais portugueses. Reunindo uma variedade de stakeholders, tais como arquitectos, designers, bem como outros profissionais e estudantes dos sectores representados, registou um número de cerca de 3200 visitantes.
Neste sentido, a organização confirma o regresso da +Concreta para Novembro de 2025. Já em Novembro de 2024, a Exponor volta a receber a já tradicional Concreta.
“É com entusiasmo que analisamos o impacto positivo que a +Concreta 23 trouxe ao sector, aproximando os arquitetos e designers aos fabricantes e marcas portuguesas. Partimos para uma primeira edição que explorou o tema “Futuro é Ecológico”, na qual o arquitecto e professor Diogo Aguiar, o nosso comissário, desempenhou um papel crucial. Destaco ainda a preocupação de toda a organização alinhada ao mote, quando equacionou como única opção a utilização de estruturas de andaimes, na montagem de stands, que serão reutilizadas, evitando o desperdício”, refere Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.
O comissário Diogo Aguiar foi o responsável pela definição do conceito e storytelling da +Concreta e acompanhou todo o processo de realização do projeto. O mesmo refere que o mesmo “superou todas as expectativas, revelando-se muito pertinente, eficaz e, também, muito concorrido. Ao longo de dois dias, demos a conhecer os passos que as indústrias e as marcas, 100% portuguesas, estão a dar rumo à sustentabilidade e ao imperativo de integrar práticas ecológicas em todos os processos”.
Além de um espaço expositivo que reuniu cerca de 40 empresas nacionais, o espaço da Alfândega também acolheu conferências, dinamizadas pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, com a curadoria do colectivo depA Architects, assim como ateliers Ateljé Ö e Ordinaire.