Concursos de obras publicas crescem 65% desde Janeiro
Mercado das obras públicas com crescimento acentuado, mas com diferencial entre concursos promovidos e celebrados a aumentar, sublinha a última edição do Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Até ao final do mês de Setembro de 2023, o valor dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos perfez 4.839 milhões de euros, o que corresponde a um importante aumento de 65%, quando comparado com os 2.926 milhões de euros apurados no mesmo período do ano anterior.
Já no que diz respeito aos contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base nos primeiros três trimestres de 2023, totalizaram 1.746 milhões de euros, valor que corresponde a um crescimento de 30% em termos homólogos. Deste modo, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade mantém a tendência de agravamento, situando-se em cerca de 3.093 milhões de euros, desde o início do ano.
No que concerne aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias, no período em análise, totalizaram 399 milhões de euros, o que traduz um aumento de 33% em termos homólogos.
Até ao final de Setembro de 2023, o montante total de contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 2.308 milhões de euros, valor que corresponde a um acréscimo de 34% face ao valor apurado no mesmo período do ano anterior.