Concursos de obras publicas crescem 65% desde Janeiro
Mercado das obras públicas com crescimento acentuado, mas com diferencial entre concursos promovidos e celebrados a aumentar, sublinha a última edição do Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN

CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Até ao final do mês de Setembro de 2023, o valor dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos perfez 4.839 milhões de euros, o que corresponde a um importante aumento de 65%, quando comparado com os 2.926 milhões de euros apurados no mesmo período do ano anterior.
Já no que diz respeito aos contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base nos primeiros três trimestres de 2023, totalizaram 1.746 milhões de euros, valor que corresponde a um crescimento de 30% em termos homólogos. Deste modo, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade mantém a tendência de agravamento, situando-se em cerca de 3.093 milhões de euros, desde o início do ano.
No que concerne aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias, no período em análise, totalizaram 399 milhões de euros, o que traduz um aumento de 33% em termos homólogos.
Até ao final de Setembro de 2023, o montante total de contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 2.308 milhões de euros, valor que corresponde a um acréscimo de 34% face ao valor apurado no mesmo período do ano anterior.