Grupo Velux e Bouwgroep Dijkstra Draisma fecham parceria para celebrar o conceito Living Places
A Velux e a construtora holandesa Bouwgroep Dijkstra Draisma chegaram a acordo para a construção de habitações mais sustentáveis no Norte da Holanda

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
O Grupo Velux fechou um acordo de parceria com a construtora holandesa Bouwgroep Dijkstra Draisma para a construção de habitações mais sustentáveis na parte Norte da Holanda. Este acordo permite que a construtora seja não só a primeira a utilizar o conceito Living Places nos seus processos de desenvolvimento e construção, bem como a construir o primeiro protótipo na Holanda.
Sendo o sector da construção responsável por 37% das emissões globais de CO2, existe uma urgente necessidade de implementar soluções de baixo carbono. No início deste ano, o Grupo Velux e os seus parceiros EFFEKT e Artelia, apresentaram o conceito Living Places como um exemplo de como repensar os edifícios pode ajudar a resolver alguns dos desafios globais do clima e da saúde, (pode lêr mais sobre este conceito no suplemento de arquitectura Traço de Setembro). Um dos principais objectivos deste projecto é o de expandir o conceito para o resto da Europa e aplicá-lo de forma mais ampla através da partilha de conhecimentos.
“Existe uma necessidade de acelerar a transição para um futuro mais sustentável no sector da construção e, por isso, tem sido importante para nós encontrar os aliados certos e parceiros pioneiros na expansão do conceito Living Places. Acreditamos que encontrámos um parceiro ideal na Dijkstra Draisma, uma vez que partilhamos os mesmos valores e a mesma abordagem de inovação, bem a ambição de tornar o sector da construção menos prejudicial para o planeta. Acredito que podemos aprender muito ao trabalhar com a Dijkstra Draisma, uma vez que são pioneiros na indústria da construção holandesa em habitação sustentável” aponta Lone Feifer, Diretor para Edifícios Sustentáveis do Grupo Velux.
A Bouwgroep Dijkstra Draisma tem a ambição de construir as futuras casas dos Países Baixos de uma forma mais sustentável e já desenvolveu uma casa de estrutura de madeira substituível, isolada com materiais de base biológica como a Typha, Miscanthus, Cânhamo e Linho.
“Estamos muito felizes e orgulhosos por termos fechado esta parceria com a Velux e por começarmos a integrar estes princípios nos nossos projectos de construção. Os resultados que a Velux e os seus parceiros alcançaram com o projecto Living Places são muito inspiradores e encaixam perfeitamente na nossa visão relativamente à redução da pegada de CO2 no ambiente construído. Estamos ansiosos por partilhar os nossos conhecimentos e experiências,” refere Biense Dijkstra, CEO da Bouwgroep Dijkstra Draisma.
Um acordo de parceria para a construção de habitações mais sustentáveis
Neste acordo de parceria com a Dijkstra Draisma, o Grupo Velux compromete-se a partilhar conhecimentos, análises, cálculos e simulações sobre o conceito Living Places, bem como informação detalhada sobre os cinco princípios chave do Living Places: apostar em casas adaptáveis, saudáveis, simples, acessíveis e partilhadas ao longo do tempo. O Grupo Velux irá, além disso, partilhar aprendizagens concretas e know-how do protótipo Living Places em Copenhaga e trabalhar em estreita colaboração com a Dijkstra Draisma para trocar conhecimentos sobre habitação de baixo carbono.