Portugal Smart Cities reforça posição como “maior hub” das cidades inteligentes
Ao longo de três dias, o Portugal Smart Cities Summit e o Segurex receberam mais de 10 mil participantes, o que reflecte “o crescimento do mercado, da oferta para as cidades inteligentes e o compromisso em transformar o panorama urbano através de soluções sustentáveis”
CONSTRUIR
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
A nona edição do Portugal Smart Cities Summit, evento promovido pela Fundação AIP, reuniu na FIL mais de 120 expositores, o que significa um aumento de 22% relativamente à edição anterior, onde se destaca uma “elevada” participação de municípios.
Desta forma, o Portugal Smart Cities Summit, voltou a afirmar-se como “o ponto de encontro dos profissionais do sector e um palco privilegiado para a concretização de negócios”.
De realçar a presença de empresas representativas de vários sectores, com produtos, equipamentos e soluções ajustados ao crescente aumento das necessidades das Cidades Inteligentes, nomeadamente governação, mobilidade, energias, IT & IOT, água, resíduos, ambiente, cibersecurity, saúde e bem-estar.
Ao longo de três dias, o Portugal Smart Cities Summit e o Segurex (evento que se realizou simultaneamente), receberam mais de 10 mil participantes. Esta edição reflecte “o crescimento do mercado, da oferta para as cidades inteligentes e o compromisso em transformar o panorama urbano através de soluções sustentáveis”. De referir, a dimensão internacional do evento, assinalando-se a presença de países como a China, Eslováquia, Espanha, Eslovénia, França, Hungria e Macau.
De salientar a opinião generalizada dos visitantes sobre a importância do Portugal Smart Cities Summit que consideraram unanimemente (100% das respostas) que a realização deste evento é um forte contributo para a projecção e crescimento do sector, sendo que 74% considerou ainda o Portugal Smart Cities Summit como o evento mais representativo em Portugal nesta área. De salientar que 98% dos visitantes recomendaria a visita ao evento e 95% pretende repetir a visita na próxima edição.
O evnto contou, ainda, com um debate alargado sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios crescentes das cidades e contou com um vasto programa de conferências que contou com mais de 1000 participantes, incluindo oradores, nacionais e internacionais. Representou, assim, o ponto de encontro de especialistas, profissionais e autarcas que participaram activamente no programa do evento.
De destacar, a conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, onde marcaram presença 140 autarcas e a cerimónia de Entrega de Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques. Para além de ter distinguido projectos inovadores e práticas inteligentes, homenageou António Almeida Henriques, uma personalidade que desempenhou um papel fundamental no debate e desenvolvimento das políticas de Smart Cities em Portugal, cujo legado este prémio pretende preservar.