Lançado concurso para novo porto das Lages das Flores
Com um preço base de 172 milhões de euros, acrescido de IVA, a nova infraestrutura tem um prazo de execução de 60 meses. Esta será a maior obra marítimo-portuária já realizada na Região Autónoma dos Açores e vai permitir triplicar a capacidade de acostagem, garantindo novas e melhores condições de operacionalidade e um incremento substancial na capacidade de resposta de toda a infraestrutura portuária
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa em nota publicada no site do Governo dos Açores que foi publicado em Diário da República o Anúncio de Procedimento n.º 16320/2023, relativo ao concurso público com prévia qualificação para a empreitada de construção do novo das Lajes das Flores, lançado através da Portos dos Açores.
O preço base do procedimento é de 172 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 60 meses, havendo um prazo de apresentação de propostas de 60 dias.
“Este é um momento muito importante para o Governo dos Açores e para os florentinos, materializando o complexo trabalho que foi desenvolvido nos últimos meses, que incluiu vários estudos e projectos necessários ao lançamento da empreitada e os quais contemplaram a realização dos levantamentos topo hidrográficos 3D e estudos Geológicos-Geotécnicos, bem como os ensaios necessários à garantia de estabilidade e operacionalidade da nova estrutura, dos quais se destacam os ensaios em modelo reduzido e ensaios de manobra”, sublinha a nota
O porto das Lajes das Flores é uma estrutura de vital importância no abastecimento do grupo ocidental da Região, tendo merecido, desde o primeiro momento, uma atenção prioritária e uma atitude pró-ativa e diligente do Governo dos Açores e da Portos dos Açores. “A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, já havia inclusivamente definido, por diversas ocasiões, esta obra como a mais importante do Governo dos Açores”.
Com o novo porto, será assegurando o abastecimento de bens e a reposição plena da normal operação portuária, incluindo o tráfego de mercadorias, o transporte de passageiros, e demais actividades fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico da ilha das Flores.
Esta empreitada é a maior obra marítimo-portuária já realizada na Região Autónoma dos Açores e vai permitir triplicar a capacidade de acostagem, garantindo novas e melhores condições de operacionalidade e um incremento substancial na capacidade de resposta de toda a infraestrutura portuária.
Trabalhos previstos
Para além da reconstrução do molhe-cais, estão previstos trabalhos de dragagem, escavação, demolição e remoção dos restantes destroços do molhe anterior, a reabilitação da retenção marginal, o reordenamento do complexo portuário, de forma a optimizar a operação portuária nos mais variados sectores, novo sistema de assinalamento marítimo e estabilização da falésia lateral ao acesso ao porto.
A presente empreitada possui igualmente uma componente terrestre, com a construção/reconstrução de edifícios, para além da reorganização e embelezamento do espaço exterior, em virtude do projecto de arranjos exteriores afecto à empreitada.