
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Em linha com o seu compromisso de oferecer as soluções mais eficientes e apoiar a formação de qualidade no sector, a Eurofred, doou recentemente um lote de três bombas de calor Space V4 Daitsu à Associação Portuguesa Empresas Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente (APIRAC).
Esta doação tem como principal objectivo apoiar a APIRAC nas suas formações teórico-práticas, nos novos espaços que a associação abriu recentemente em Lisboa e no Porto, a futuros e actuais profissionais de instalação, reafirmando o compromisso da Eurofred com a formação técnica de qualidade, o desenvolvimento económico e a sustentabilidade.
A aerotermia, enquanto tecnologia inovadora e amiga do ambiente que utiliza o calor presente no ar para aquecer e arrefecer ambientes de forma eficiente e sustentável, tem vindo a ganhar destaque enquanto alternativa eco-friendly para sistemas de climatização tradicionais, que dependem de fontes não renováveis de energia.
A doação da Eurofred à organização consiste exatamente em três bombas de calor multitárea Daitsu Space V4 do tipo Split com elevada eficiência energética A+++, graças ao seu funcionamento com fluído frigorígeno R-32 de baixo GWP.
“Além de promover a formação de novos profissionais do sector, essa doação também reforça nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental, o qual realizamos através de várias iniciativas verdes relacionadas ao uso de energia verde certificada nas nossas instalações, a criação de um departamento de Energias Renováveis em 2019 e a implementação de campanhas de absorção de CO2 para compensar nossa pegada de carbono em todos os países onde atuamos”, afirma Jorge Carvalho, business director da Eurofred Portugal.
Os cursos iniciam em Setembro, tendo temas variados, desde a formação técnica em bombas de calor até aos gases fluorados ou à usabilidade e desempenho de novos equipamentos de ar condicionado. Quanto aos participantes nos cursos de formação, serão tanto profissionais de empresas associadas da APIRAC como profissionais não sócios, nos cursos que estiverem abertos ao mercado, com o objectivo de difundir o conhecimento atualizado e garantir o uso correto e responsável das tecnologias de refrigeração e climatização.