Greenpeace distingue ligação ferroviária Porto-Lisboa
De acordo com um estudo recente da Greenpeace, a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa da CP, Comboios de Portugal, foi reconhecida como sendo a segunda melhor a nível nacional em toda a Europa. A ligação Hamburgo-Munique da Deutsche Bahn ocupa o primeiro lugar deste ranking

CONSTRUIR
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
A Greenpeace avaliou 112 conexões entre cidades europeias, sendo apenas 12 consideradas “grandes rotas”. Esta avaliação baseou-se na oferta de mais de três comboios diários directos, boa velocidade média, fiabilidade, custo inferior ao transporte aéreo e um preço abaixo dos 150 euros. Neste âmbito, a ligação Porto-Lisboa destacou-se de forma positiva, com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando bem abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace, sendo também inferiores a uma viagem de avião.
Adicionalmente, a análise realizada às ligações ferroviárias considerou questões ambientais, sublinhando que a substituição do avião pelo comboio na rota Porto-Lisboa poderia resultar numa poupança significativa de emissões de gases com efeito de estufa.
Apesar do reconhecimento, a Greenpeace salientou alguns desafios a enfrentar pela CP, tais como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes. Face a isto, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda mais simples, incluindo para quem viaja de outros países.