Greenpeace distingue ligação ferroviária Porto-Lisboa
De acordo com um estudo recente da Greenpeace, a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa da CP, Comboios de Portugal, foi reconhecida como sendo a segunda melhor a nível nacional em toda a Europa. A ligação Hamburgo-Munique da Deutsche Bahn ocupa o primeiro lugar deste ranking

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Greenpeace avaliou 112 conexões entre cidades europeias, sendo apenas 12 consideradas “grandes rotas”. Esta avaliação baseou-se na oferta de mais de três comboios diários directos, boa velocidade média, fiabilidade, custo inferior ao transporte aéreo e um preço abaixo dos 150 euros. Neste âmbito, a ligação Porto-Lisboa destacou-se de forma positiva, com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando bem abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace, sendo também inferiores a uma viagem de avião.
Adicionalmente, a análise realizada às ligações ferroviárias considerou questões ambientais, sublinhando que a substituição do avião pelo comboio na rota Porto-Lisboa poderia resultar numa poupança significativa de emissões de gases com efeito de estufa.
Apesar do reconhecimento, a Greenpeace salientou alguns desafios a enfrentar pela CP, tais como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes. Face a isto, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda mais simples, incluindo para quem viaja de outros países.