Greenpeace distingue ligação ferroviária Porto-Lisboa
De acordo com um estudo recente da Greenpeace, a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa da CP, Comboios de Portugal, foi reconhecida como sendo a segunda melhor a nível nacional em toda a Europa. A ligação Hamburgo-Munique da Deutsche Bahn ocupa o primeiro lugar deste ranking

CONSTRUIR
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais
Politécnico da Guarda lança concurso para residência por 3M€
Ordem dos Engenheiros e Universidade de Évora reforçam formação com novo protocolo
A Greenpeace avaliou 112 conexões entre cidades europeias, sendo apenas 12 consideradas “grandes rotas”. Esta avaliação baseou-se na oferta de mais de três comboios diários directos, boa velocidade média, fiabilidade, custo inferior ao transporte aéreo e um preço abaixo dos 150 euros. Neste âmbito, a ligação Porto-Lisboa destacou-se de forma positiva, com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando bem abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace, sendo também inferiores a uma viagem de avião.
Adicionalmente, a análise realizada às ligações ferroviárias considerou questões ambientais, sublinhando que a substituição do avião pelo comboio na rota Porto-Lisboa poderia resultar numa poupança significativa de emissões de gases com efeito de estufa.
Apesar do reconhecimento, a Greenpeace salientou alguns desafios a enfrentar pela CP, tais como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes. Face a isto, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda mais simples, incluindo para quem viaja de outros países.