O Grupo Retail Mind, gestor e consultor ibérico especialista em retalho, está a desenvolver quatro novos retail parks em Portugal, com inaugurações previstas para os próximos dois anos, até Janeiro de 2027.
Os empreendimentos comerciais em Felgueiras, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim e Cantanhede representam um investimento global de mais de 150 milhões de euros e estarão na origem de cerca de 2.000 postos de trabalho directos e indirectos.
Os diferentes projectos, com mais de 50 mil metros quadrados acumulados de área bruta locável (ABL) e 45 lojas, entre outras valências de relevo, terão um impacto significativo no tecido social e económico das regiões em que estarão inseridos.
Após experiências de sucesso em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha, a empresa avança para outros projectos, face ao crescente interesse por este formato. “É um modelo que permite maior comodidade ao cliente. pós-covid, acentuou-se a necessidade das pessoas em fazerem compras em espaços mais amplos, com entrada e saída de loja mais prática, directamente para o exterior. Há mais segurança, facilidade e conveniência”, resume o CEO do grupo, Vítor Rocha.
O retail park da Póvoa de Varzim será o maior deste novo quarteto e um dos maiores de Portugal, na sua categoria, com uma ABL de cerca de 21.000 m2, ocupando um terreno de 45.000 m2 numa localização privilegiada, na Avenida do Mar, junto ao parque da cidade. Terá cerca de 550 lugares de estacionamento e 20 lojas, 80% das quais já comercializadas, contando com um Aldi como “âncora” no segmento alimentar.
As obras do projeto, desenvolvido em parceria com o FVC Group, arrancarão no primeiro trimestre de 2025. E o empreendimento abrirá ao público até ao final de 2026.
Ainda a Norte, o Felgueiras Retail Park nascerá nas antigas instalações da Belcor, com 11.000 m2 de ABL e inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025. O projecto, de utilização mista, com investimento da Europar, está 100% comercializado, compreendendo oito lojas – entre as quais Aldi, Max Mat, Rádio Popular, Espaço Casa, Fábrica dos Óculos e JYSK -, um posto de combustível (Q8) e uma zona destinada a habitação, contemplando 104 apartamentos em condomínio privado.
Na região do Centro, o Cantanhede Retail Park surgirá até final de 2025 na Estrada Nacional 234, junto à Expofacic, com cerca de 6.000 m2 de área bruta locável. Em parceria com a Atlantic – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, a Retail Mind já comercializou a 100% o empreendimento, que contará com seis lojas: Pingo Doce, Rádio Popular, Espaço Casa, JYSK, Burger King e uma farmácia. A obra foi retomada após a replantação de dezenas de sobreiros, em linha com a preocupação da empresa em relação ao enquadramento paisagístico.
Já o Azores Retail Park, por fim, representa a entrada da empresa no arquipélago. A primeira pedra deste projeto com cerca de 15.000 m2 de ABL foi lançada no passado dia 22 de Novembro, contemplando 11 lojas com cerca de 50% de market entries, ou seja, marcas que estarão pela primeira vez presentes na região. FNAC, Fábrica dos Óculos e JYSK são algumas dessas novidades, entre presenças de relevo como Continente, Worten ou SportZone, a par de 800 lugares de estacionamento.
O empreendimento comercial em Ponta Delgada, localizado junto ao Hospital do Divino Espírito Santo, é promovido pela Sapore, em parceria com o Grupo Retail Mind, representando um dos maiores investimentos privados português na região. Está totalmente comercializado e tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2026.
“Sendo gestores de marcas e pessoas, evoluímos naturalmente para a gestão de projectos imobiliários, assumindo-nos como agentes de mudança. Assumimos a iniciativa e estabelecemos parcerias com clientes para a condução de projectos em várias cidades. Normalmente, em cidades de menor dimensão, que têm menor oferta e onde é possível ir de encontro à conveniência de compra do cliente. O Sudoeste Retail Park (Algarve), inaugurado em 2022, é o nosso caso de maior sucesso até ao momento, nesse capítulo”, conclui Vítor Rocha.