A nova vida do La Vie Funchal
O centro Comercial localizado no Funchal foi comprado pelo Fundo de Investimento Imobiliário Aberto CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management, numa operação mediada pela CBRE

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
CBRE assessorou o CentroNovoFunchal SA na venda do centro comercial La Vie Funchal ao Fundo de Investimento Imobiliário Aberto CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management. A sociedade vendedora do imóvel, a CentroNovoFunchal S.A., é detida em cerca de 50% pelo fundo HLP, de quem a ECS Capital é a sociedade gestora, e em cerca de 40% pelo Grupo Oitante, em conjunto com outros accionistas minoritários. Neste negócio, o vendedor foi assessorado pela Uria Menéndez – Proença de Carvalho e NewCycle e o comprador contou com o apoio da RPE e Engexpor.
“Estamos muito satisfeitos por termos concretizado com sucesso a venda do Centro Comercial La Vie Funchal, que é um dos mais emblemáticos centros comerciais vendidos em Portugal nos últimos anos. O La Vie é claramente o principal centro comercial do Funchal e um excelente exemplo de como um activo de retalho bem gerido, estrategicamente localizado e com uma ótima performance, continua a captar o interesse de investidores institucionais.”, comenta José Hermozilha, head of investment properties da CBRE.
O La Vie Funchal é o principal centro comercial da Ilha da Madeira e conta com uma área de 16 mil metros quadrados, 68 lojas e 860 lugares de estacionamento. Actualmente encontra-se totalmente ocupado, registando um footfall de cerca de 10 milhões de visitantes anualmente. Dada a sua localização de excelência, beneficia de uma exposição muito interessante no mercado turístico, com cerca de 1,7 milhões de turistas que chegam à ilha por avião e 250 cruzeiros no espaço de um ano. Durante a pandemia, e com todas as restrições impostas na altura, este activo comprovou a sua resiliência, tendo recuperado a sua actividade de uma forma muito positiva.
No que diz respeito a lojas, conta com várias insígnias de moda como a Cortefiel, Springfield, Massimo Dutti e Tiffosi e é ancorado por um hipermercado Pingo Doce e pela Worten, como principal retalhista de tecnologia. Além disso, oferece uma gama de opções de restauração variada, assim como um clube de fitness.
A Square Asset Management é a maior Sociedade Gestora Independente de Fundos Imobiliários em Portugal, com mais de 1,8 mil milhões de activos sob gestão, em nome de investidores privados e institucionais. No que diz respeito ao subsector dos centros comerciais, têm sido os compradores mais activos em Portugal nos últimos cinco anos, com a aquisição de vários centros comerciais de referência desde 2017: Albufeira Terrace e C.C.C. Portimão (2017), CoimbraShopping (2018), portefólio de quatro centros comerciais em Portugal (2019), Fórum Viseu e Fórum Castelo Branco (1.º trimestre de 2020), contando, ainda, com várias aquisições de retail parks.