CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A cidade de Vila Nova de Gaia quer reduzir 30% do consumo energético na indústria até 2030 face aos actuais 49%. Para o efeito, o município pretende implementar um roteiro de comunidades de energia pelas mais de 30 zonas industriais existentes.
Para promover esta iniciativa a Inovagaia realiza esta terça-feira, dia 11 de Julho, uma conferência dedicada ao “Roteiro das Comunidades de Energia” com o objectivo de reunir empresas e decisores para abordar a descarbonização da economia.
Com o objectivo de fomentar a criação de comunidades de trabalho conjunto, a Inovagaia reforça a necessidade urgente de apostar em novas soluções que reduzam os consumos e os custos energéticos para as empresas, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social como motor de desenvolvimento e de afirmação.
Para António Castro, presidente da Inovagaia, trata-se de um “compromisso colectivo” para uma redução significativa dos consumos no município. “E este é um processo que deve ser participativo para fazer a diferença, pois a comunidade industrial deve estar sensibilizada para a necessidade de, em conjunto, contribuir para estas metas de descarbonização da nossa cidade e da nossa região”, destaca o responsável.
Com moderação de Daniel Catalão, a sessão destina-se a fazer um diagnóstico de Vila Nova de Gaia do ponto de vista da descarbonização em diálogo e, além da presença do presidente da Inovagaia, a conferência conta, ainda, com a participação de Luís Castanheira, ceo da Mota Engil Renewing, como keynote speaker convidado, Bruno Veloso, presidente da ADENE, João Bernardo, director-geral na Direcção Geral de Energia.