ATEG anuncia edição dos Prémios 2023
Dirigido a todas as obras de arquitectura e de obras de arte, realizadas em Espanha e Portugal, que incorporam aço galvanizado. As candidaturas encerram em 16 de Outubro de 2023, para obras concluídas entre 1 de Janeiro de 2020 e 15 de Outubro de 2023

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Com o objectivo de promover as vantagens da utilização “inovadora e sustentável” do aço galvanizado, um material que contribui para uma Europa “mais circular e neutra”, os Prémios da Associação Técnica Espanhola de Galvanização (ATEG) voltam a premiar obras nas categorias de arquitectura, engenharia e arte.
O prémio ATEG 2023 de Arquitetura, Engenharia e Arte Otilio García, é dirigido a todas as obras realizadas em Espanha e Portugal que incorporam aço galvanizado, de forma relevante, destacando o importante contributo deste material na arquitectura e engenharia sustentáveis, bem como o seu contributo para o cumprimento dos objectivos da economia circular.
Nesta nova edição a ATEG alarga, ainda, o âmbito do prémio às obras de arte.
As obras deverão ter sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2020 e 15 de Outubro de 2023, não podendo participar caso tenham concorrido em edições anteriores. As obras de arte estão isentas deste requisito, mas também deverão ser galvanizadas.
O prazo para as candidaturas encerra em 16 de Outubro de 2023, e para recebimento de projectos em 30 de Novembro deste ano. A decisão do júri será conhecida no início de 2024.
A amplitude e relevância da utilização do aço galvanizado e a sua importância na concepção e execução do projecto, bem como o seu carácter inovador e criativo são alguns dos critérios a serem avaliados pelo júri, assim como a incorporação de conceitos como a reutilização, durabilidade, reciclabilidade e sustentabilidade.
Em relação às obras de arte, a avaliação valorizará o mérito e a beleza da obra, bem como sua integração com o ambiente, e não o seu tamanho.