José Maria Ferreira, José Martos (ceo Saint-Gobain Portugal) e José Cardoso Botelho
Vanguard Properties e holding de José Maria Ferreira adquirem totalidade da Covipor
A aquisição resulta do consórcio entre a promotora e a Permanente, do empresário José Maria Ferreira, que celebraram um sales & purchase agreement (SPA) para adquirir 100% do capital da Companhia Vidreira do Porto (Covipor), ao Grupo Saint-Gobain. Desde 2021, este é o terceiro investimento estratégico da Vanguard Properties na construção industrial portuguesa
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Vanguard Properties, em consórcio com a Permanente, do empresário José Maria Ferreira, celebrou um sales & purchase agreement (SPA) para adquirir 100% do capital da Companhia Vidreira do Porto (Covipor), ao Grupo Saint-Gobain.
Dependente da aprovação das autoridades competentes, esta operação cimenta a aposta da divisão de private-equity da Vanguard no sector da construção industrial portuguesa, estratégico para o desenvolvimento dos seus projectos futuros e em execução, nomeadamente o Terras da Comporta e o Muda Reserve. Em 2021 e 2023, a Vanguard Properties investiu 55 milhões de euros nas empresas Kozowood e Ecosteel, respectivamente.
Com esta aquisição, a Vanguard Properties assegura autonomamente a produção de vidro temperado e de vidro duplo para os seus edifícios de luxo, caracterizados pela luminosidade, amplas vistas e harmonia com o meio ambiente em que se inserem, dependentes de janelas e de caixilharias de elevada qualidade.
Para José Cardoso Botelho, ceo da Vanguard Properties, esta operação resulta do objectivo conjunto para que os projectos da promotora sejam “reconhecidos mundialmente”, além de “contribuir para a economia nacional na sua fase de projeto e execução, recorrendo a matérias-primas e conhecimento português”.
Localizada em Santo Tirso, a Covipor, cuja facturação anual ronda os 20 milhões de euros, emprega cerca de 100 trabalhadores e é uma empresa de referência nas áreas da transformação e distribuição de vidro plano e montagem em obra, dirigido principalmente para os mercados da construção civil e decoração, sendo integralmente detida pela Saint-Gobain Portugal, uma subsidiária do conglomerado francês Saint-Gobain.