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    Engenharia

    Casais e Surforma vão construir paredes inteligentes de aquecimento

    A solução foi concebida pela The Warming Surfaces Company e será desenvolvida em conjunto por esta empresa finlandesa e pelas portuguesas Casais e Surforma. “Halia” promete revolucionar o aquecimento, da mesma forma como o led revolucionou a iluminação. Os primeiros produtos serão comercializados já em Janeiro de 2024

    Manuela Sousa Guerreiro
    Engenharia

    Casais e Surforma vão construir paredes inteligentes de aquecimento

    A solução foi concebida pela The Warming Surfaces Company e será desenvolvida em conjunto por esta empresa finlandesa e pelas portuguesas Casais e Surforma. “Halia” promete revolucionar o aquecimento, da mesma forma como o led revolucionou a iluminação. Os primeiros produtos serão comercializados já em Janeiro de 2024

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    Manuela Sousa Guerreiro
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    The Warming Surfaces Company é uma empresa finlandesa pioneira em tecnologia de aquecimento digital que concebeu Hália, uma tecnologia de superfícies de aquecimento digital ultrafinas que pretende ser uma resposta às crescentes necessidades de soluções de aquecimento mais eficientes em termos de energia, com utilização de menos materiais intensivos. A pressão tem vindo acentuar-se ou não fosse o caso de 63% da energia consumida pelos lares na União Europeia ser usada para aquecer os espaços habitacionais. Estima-se que 35 milhões de edifícios na UE precisam ser reformados até 2030 para serem mais eficientes em termos energéticos.

    “As metas governamentais de eficiência energética em todo o mundo estão a acelerar a transição do sector de construção para um futuro com emissões zero. Existem histórias de sucesso anteriores em economia de energia e material, como a proibição da UE de iluminação ineficiente, que nos primeiros dez anos trouxe economias de até 1.330 € para famílias europeias individuais. Estas decisões recentes abordam o consumo de energia onde as emissões e os custos são mais elevados, nomeadamente o aquecimento. Hoje, os lares europeus consomem mais de 40 vezes mais energia no aquecimento de espaços do que na sua iluminação”, refere Jani-Mikael Kuusisto, CEO e co-fundador da The Warming Surfaces Company. O que a empresa fez foi pegar “no ‘manual’ de iluminação LED para oferecer mais eficiência energética e facilidade de controlo do aquecimento”, compara o responsável. A solução de aquecimento digital concebida pela empresa finlandesa “torna possível aquecer superfícies e móveis internos de forma rápida e fácil, da mesma forma como hoje controlamos a iluminação”, explica.

    Os elementos de aquecimento na tecnologia de superfície de aquecimento digital Halia têm menos de 0,1 milímetros de espessura, o que torna possível integrá-los dentro de materiais de construção, como pisos laminados, portas e paredes, e até mesmo em móveis e têxteis de interior. Estas superfícies de aquecimento passam, assim, a fornecer uma solução para reduzir o consumo de forma significativa, ao mesmo tempo que fornece uma melhor economia de espaço e abre novas possibilidades para o para design de interiores. “Halia abre inúmeras possibilidades para projectar elementos de aquecimento criativos para espaços de convivência e trabalho”, considera a empresa. Já que “o calor radiante é produzido com baixa voltagem e em tempo real quando e onde necessário, e na intensidade desejada de acordo com as necessidades individuais. Esta abordagem de “calor quando e onde necessário” para o aquecimento reduz o consumo de energia e melhora a saúde e o conforto dos habitantes do edifício”.

    Da teoria à realidade com investimento português
    A solução/conceito ganhou recentemente um prémio Inovação naquela que é uma das maiores feiras mundiais de produção de mobiliário e design de interiores, a Interzum, que decorreu em Colónia, Alemanha, e onde também foi apresenta a parceria com a construtora Casais e com a Surforma, do grupo Sonae, que vão desenvolver a utilização desta tecnologia.
    A aplicação da tecnologia nos laminados produzidos pela Surforma, será depois usado na “construção” da parede pelo Grupo Casais, sendo que uma das suas principais características será a pré-fabricação, padronizada, de componentes individuais como painéis de tecto, painéis de fachada, pilares e estruturas. Módulos que, numa fase posterior, serão montados no local da obra. “Usámos o laminado decorativo com a tecnologia Hália e definimos uma composição de parede interior que consegue radiar calor com base em energias renováveis e com uma redução significativa do consumo de electricidade. Usando esta tecnologia em conjunto com o nosso know-how de sistemas construtivos industrializados queremos trabalhar no sentido de levar a todos aquecimento eficiente e de baixo consumo reduzindo a pobreza energética”, explica Cristina Maia, gestora de E-commerce da Casais.

    A mesma responsável sublinha ainda que “a sustentabilidade e a digitalização estão no centro de todos os principais desenvolvimentos do grupo Casais. Edifícios e materiais de construção saudáveis significam pessoas saudáveis. Em linha com estes objectivos, vemos uma vasta gama de utilizações para as superfícies de aquecimento digital Halia. A sua forma, leve e fina, presta-se à utilização em edifícios modelares, elementos interiores não estacionários, bem como a locais de renovação complexos”.

    O primeiro protótipo funcional já existe e o consórcio está a trabalhar em ensaios de industrialização e validação sendo que “o Go to market” é apontado para Janeiro de 2024. Por sua vez, para a produtora de laminados portuguesa do grupo Sonae “a combinação de aquecimento nos nossos produtos é um recurso de valor agregado. Estamos entusiasmados por ver as primeiras reacções dos clientes ao nosso melhor HPL equipado com a tecnologia de aquecimento digital Halia”, refere Miguel Nogueira, director geral da Surforma.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

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    Mariana Arrochella Lobo, sócia e CEO da ARC Homes Portugal

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    Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€

    Com uma estratégia pensada a seis anos, a ARC Homes Portugal espera alargar o seu portfólio na zona Norte, mas está, também, a olhar para as oportunidades que possam surgir no Algarve e Ilhas. O primeiro projecto a ganhar forma será o da Prelada, que prevê a construção de 156 casas junto ao jardim Sarah Afonso

    Cidália Lopes

    A imobiliária espanhola ARC Homes escolheu a cidade do Porto para entrar no mercado nacional e anunciou um primeiro investimento “nas zonas da Prelada e das Antas”. Serão 500 habitações, que estão a ser executadas por “uma empresa portuguesa, com profissionais portugueses para fazer casas para os portugueses”.

    O “grande potencial” do mercado, a “conjuntura económica estável” e a “atractividade” determinaram a aposta da promotora catalã em trazer para Portugal o seu know-how, em particular no Porto, região “incontornável” por se tratar de um “centro dinâmico” e que regista “uma procura crescente por habitação de qualidade”.

    “Esta combinação de factores levou-nos, por isso, a iniciar a nossa actuação com o projecto Porto by ARC Homes. O sucesso deste primeiro empreendimento reforçou a nossa decisão, levando-nos a não operar apenas em Portugal, mas, também, a tornar-nos uma empresa 100% portuguesa, com uma equipa local profundamente alinhada com as especificidades do mercado imobiliário nacional”, afirmou ao CONSTRUIR, Mariana Arrochella Lobo, partner e CEO da ARC Homes Portugal.

    “Conectividade com infraestruturas de transporte, a tranquilidade da área e, ainda, o equilíbrio entre qualidade de vida e conveniência” são os principais aspectos que a ARC Homes valoriza na procura por um local para investir.

    “A médio prazo, pretendemos expandir o nosso raio de acção para outras regiões do País, destacando-se, aqui, o Algarve e as ilhas, com um possível início de investimentos nessas áreas já a partir de 2027”

    “Desta forma, acreditamos que conseguiremos chegar a um público diversificado, desde jovens profissionais até famílias que procuram habitação de qualidade”, considera a responsável.

    Tendo em conta a experiência que o Grupo traz de Espanha, Mariana Arrochella Lobo considera que a problemática da habitação apresenta “várias semelhanças” entre os dois países.

    “A questão da acessibilidade à habitação assume-se como uma preocupação crescente, tendo em conta que os preços das casas têm subido significativamente nos últimos anos”.

    No entanto, o foco da ARC Homes Portugal é, agora, “oferecer soluções de habitação em solo nacional” e “acelerar o equilíbrio entre a oferta e a procura”, o que, segundo Mariana Arrochella Lobo é um dos “pontos chave” para a solução do problema da habitação em Portugal.

    Expansão a Norte

    Actualmente, a ARC Homes Portugal está a investir 40 milhões de euros no projecto Porto by ARC Homes, na zona da Prelada, e já deu início a um segundo projecto, que conta com um investimento adicional de cerca de 30 milhões e cujo lançamento deverá acontecer já no primeiro semestre de 2026 e que contará com cerca de 80 apartamentos, com tipologias T0, T1 e T2.

    Para os próximos seis anos, a promotora pretende “expandir significativamente” a sua presença no Norte de Portugal e, também, em outras regiões estratégicas.

    A ideia de trazer para o Porto o que a ARC Homes tem vindo a edificar na Catalunha deverá reflectir-se em “casas com grandes terraços, vista para parques públicos, espaçosas, facilmente conectadas ao centro da cidade, perto de complexos de lazer, centros de trabalho, educação ou hospitais”

    “Contamos investir em três projectos novos a cada 18 meses, sendo que os valores podem chegar aos 180 milhões, nos próximos seis anos. Pretendemos continuar a investir de forma consistente, identificando oportunidades que nos permitam contribuir para a revitalização urbana e, simultaneamente, dar resposta à crescente procura por habitação de qualidade”, acrescentou.

    Encontram-se, por isso, a explorar “activamente” oportunidades em toda a Grande Área Metropolitana do Porto, nomeadamente em Vila Nova de Gaia e outras áreas estratégicas nos arredores. Também a zona de Ramalde, uma freguesia em “franco crescimento”, se apresenta como “um grande foco de investimento” para a empresa.

    “A médio prazo, pretendemos expandir o nosso raio de acção para outras regiões do País, destacando-se, aqui, o Algarve e as ilhas, com um possível início de investimentos nessas áreas já a partir de 2027”, salientou Mariana Arrochella Lobo.

    Prelada recebe primeiro projecto

    A ideia de trazer para o Porto o que a ARC Homes tem vindo a edificar na Catalunha deverá reflectir-se em “casas com grandes terraços, vista para parques públicos, espaçosas, facilmente conectadas ao centro da cidade, perto de complexos de lazer, centros de trabalho, educação ou hospitais”.

    O primeiro projecto a ganhar forma será o da Prelada, que prevê a construção de 156 casas junto ao jardim Sarah Afonso. A execução dos projectos está a cargo da empresa portuense Capital Urbano.

    Pensado para jovens que “procuram a primeira habitação permanente” ou para famílias locais que “desejam melhorar as suas condições de vida”, o empreendimento tem atraído, ainda, “um conjunto de profissionais, como médicos e engenheiros, que valorizam, cada vez mais, a proximidade aos seus locais de trabalho”. Além disso, com o valor dos apartamentos abrangidos pela nova lei de isenção de IMT, o projecto torna-se particularmente apelativo para estes jovens compradores.

    Assinado pelo atelier Cerejeira Fontes, o projecto reflecte o compromisso com o design “inteligente e funcional”, optimizado para “maximizar a utilização de cada metro quadrado”.

    A ARC Homes Portugal adoptou, por isso, e com base nessa premissa, uma abordagem inovadora na criação dos apartamentos. Cada apartamento foi desenhado para maximizar o uso do espaço, eliminando áreas desnecessárias, e inclui amplos espaços exteriores, com varandas que oferecem um ambiente de vida ao ar livre. As unidades duplex e os apartamentos com pé direito duplo no último andar destacam-se, por sua vez, pela sua exclusividade e vistas panorâmicas.

    Além disso, o projecto dá um grande destaque às áreas exteriores, um ponto marcante e distintivo. No Porto by ARC Homes, por exemplo, até o menor apartamento (T0) possui uma varanda de 10 m2, projectada para proporcionar uma verdadeira extensão do espaço habitacional, oferecendo aos moradores um local de convívio ao ar livre.

    O conceito de arquitectura do projecto integra, também, a sustentabilidade e o design consciente. Foram adoptadas, por isso, práticas altamente sustentáveis, desde a selecção dos materiais até a própria estrutura dos apartamentos, garantindo que os espaços são não apenas esteticamente atraentes, mas, também, eficientes em termos ambientais.

    A construção, a cargo da Edinorte, do Porto by ARC Homes começou em Março de 2023 e a conclusão está prevista para a segunda metade de 2025.

    Actualmente, metade da estrutura do edifício já está concluída e o andar modelo, que conta com a assinatura do atelier de design de interiores Studio Ülterior, sediado em Londres.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Casa cheia para a 31ª edição da Concreta

    sector AEC – Arquitectura, Engenharia e Construção, ruma esta semana a norte para atender aquele que é um ponto de encontro do sector: a 31ª edição da Concreta que decorre entre 20 a 23 de Novembro. De dois em dois anos a Concreta recebe, na Exponor, milhares de profissionais e este ano não é excepção com os 25 mil m2 de área de exposição totalmente ocupados a organização espera receber cerca de 30 mil visitantes. Amélia Estêvão, directora de marketing da Exponor, é, mais uma vez, a anfitriã de um evento que este ano tem, à semelhança do que aconteceu há dois anos, uma temática à qual o sector tem que dar resposta: a ‘Descarbonização da Arquitectura e Engenharia’, alinhado com o panorama internacional e o compromisso de Portugal em atingir a neutralidade carbónica em 2050

    Aquele que é o ponto de encontro do sector da construção, da engenharia e da arquitectura volta a abrir as suas portas a 20 de Novembro. Depois de um interregno habitual – a Concreta realiza-se de dois em dois anos – que serviu de pausa para a estreia de um evento mais pequeno e realizado noutros moldes o ‘+ CONCRETA’ – o evento que “promove a inovação e fortalece a rede de conhecimento e colaboração entre todos os que acreditam no potencial transformador da construção sustentável e da arquitectura moderna”, como o descreve
    Amélia Estêvão, directora de marketing da Exponor, está de regresso. E este é um regresso em grande, como atestam os números apresentados pela organização: mais de 400 empresas expositoras ocupam a totalidade dos 25 mil m2 do recinto da Exponor. Durante os quatro dias o evento deverá ser visitado por mais de 30 mil visitantes. “Na Concreta todos os caminhos se cruzam para moldar o futuro do sector”, afirma ao CONSTRUIR Amélia Estêvão.

    A Concreta regressa ao seu formato habitual, depois de no ano passado terem estreado a “+ Concreta”. O contexto económico, que se vive hoje e que é marcado pelo maior dinamismo no sector da construção influencia a expectativa em torno desta edição da Concreta 2024?
    Depois do sucesso da 1ª edição da +Concreta na Alfandega aproxima-se a realização da 31ª edição da Concreta num momento em que o sector da construção se encontra mais dinâmico e em crescimento, o que eleva as expectativas para este ano. Este contexto económico, marcado pelo aumento de investimentos e pela procura por inovação e sustentabilidade no sector, tende a criar um ambiente propício para o sucesso do evento. O crescimento e a recuperação da construção impulsionam o interesse por novos produtos, materiais e tecnologias, aumentando a importância de eventos como a Concreta, que acabam por se tornar o ponto de encontro ideal para negócios e, claro, para a partilha de novas ideias entre profissionais e empresas do sector.

    Qual tem sido a resposta do sector AEC a esta edição e quantas empresas vão marcar presença na Concreta 2024? Podemos antecipar “casa cheia”?
    A edição deste ano da Concreta, tem sido muito bem recebida pelo sector da Arquitectura, Engenharia e Construção, AEC, a nossa expectativa é esgotar o espaço dos pavilhões e galerias da Exponor. Esperamos cerca de 400 empresas em aproximadamente 25 mil metros quadrados e uma previsão de mais de 30 mil visitantes profissionais de todas as áreas ligadas à arquitectura, engenharia e construção, sempre com foco em inovações sustentáveis, novos métodos de construção e sistemas industrializados.
    Teremos os grandes players do sector e com eles a apresentação de novidades, como sejam produtos de elevado desempenho e soluções para a construção industrializada. A feira conta também com espaços dedicados a demonstrações e workshops práticos, atraindo diversas empresas que procuram visibilidade e interacção directa com profissionais.

    Que sectores marcam presença em maior força nesta edição?
    São vários os sectores presentes na feira e que, naturalmente, contribuem para uma visão abrangente da cadeia de valor da construção e mostrando assim a importância da feira como ponto de encontro de inovação e negócios. Podemos destacar as estruturas metálicas, argamassas, cimentos, iluminação, pavimentos, revestimentos estruturas modulares, ferragens, máquinas e ferramentas, climatização, artigos sanitários e cozinhas.

    Há dois anos o grande tema foi a “Economia Circular”. Que tema marcará a edição em 2024 e de que forma será tratado?
    Este ano o tema é a Descarbonização da Arquitectura e Engenharia, alinhado com o panorama internacional e o compromisso de Portugal em atingir a neutralidade carbónica em 2050.
    Os vários sectores da sociedade terão de demostrar resiliência e inovação na eminente resposta a novos desafios. Uma vez que o sector da construção, tem grande importância na economia nacional, sendo um dos principais emissores de CO2, a Concreta 2024 desafia as empresas e os profissionais a implementar a “Descarbonização da Arquitectura e Engenharia”. No compromisso da Exponor para com a sustentabilidade e os princípios ecológicos, a Concreta 2024 vai abdicar, nos vários corredores da feira, do revestimento em alcatifa. Simultaneamente o tema estará reflectido nas diversas dinâmicas da feira: no circuito das Praças, assim como nos diversos seminários e conferências.

    A Arquitectura é o ponto de partida para uma discussão mais profunda

    A feira tem uma forte componente de arquitectura. Tal como em 2022, a curadoria está entregue ao arquitecto Diogo Aguiar, sente que este foi um factor transformador de uma feira que este ano completa a 31ª edições?
    A curadoria do arquitecto Diogo Aguiar na Concreta 2024 traz uma visão estratégica e diferenciada ao evento, a sua experiência amplia a abordagem do mesmo ao propor conteúdos que ligam a arquitectura, design, tecnologia e sustentabilidade, aspectos essenciais para o sector.
    Como curador, também ajudou a definir a temática central, a identificar alguns parceiros e oradores que só por si já representam as tendências contemporâneas e agregam valor ao evento. A sua influência contribui para que a Concreta se posicione como um evento que vai além da exposição comercial, sendo também um espaço de reflexão sobre o futuro da construção civil e da arquitectura.

    Quais os pontos altos do programa desenhado por Diogo Aguiar no que a arquitectura diz respeito?
    São vários mas destaco a 4ª Edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN, que é realizado com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da Tintas CIN e visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitectos portugueses, distinguindo projectos que sejam resultado de construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de imóveis e que se destaquem pela sua capacidade criativa, de inovação e qualidade técnica. Serão atribuídos dois prémios de natureza pecuniária: 3.000€ para o 1º lugar e 1.000€ para o 2º.

    Esta transformação reforça o impacto e a importância de um certame como a Concreta na dinamização do sector?
    Naturalmente que sim, a presença de arquitectos na feira permite a troca de experiências e conhecimentos sobre tendências de materiais, técnicas construtivas e tecnologias emergentes. Esses encontros promovem o uso de soluções mais inovadoras e sustentáveis em projectos futuros. Simultaneamente ajudam a valorizar e mostrar a complexidade e impacto do seu trabalho, aumentando o reconhecimento da arquitectura como disciplina fundamental na criação de espaços funcionais, estéticos e ecologicamente responsáveis.

    As novidades daquele que é um ponto de encontro do sector AEC

    E o que de novo traz esta 31ª edição da Feira? Para lá da arquitectura, de que já falámos, quais serão os pontos fortes da Concreta 2024?
    Como já referi, e tendo por base o compromisso da Exponor para com a sustentabilidade e os princípios ecológicos, a Concreta 24 opta finalmente por abdicar, nos vários corredores da feira, do revestimento em alcatifa, garantindo uma poupança de cerca de 12500 m2 desse material, evitando a produção desnecessária de resíduos e contribuindo, deste modo, para um futuro mais consciente e responsável.
    Outra grande novidade prende-se com a estreia em Portugal do arquitecto japonês Tomoaki Uno e do arquitecto Nuno Melo Sousa com uma exposição e uma conferência.
    Para finalizar, de entre as várias praças temáticas criadas especialmente para esta edição da bienal, destacam-se a Praça da Fotografia com imagens e curadoria do fotografo Attilio Fiumarela e a Praça descarbonização by Sedacor alinhada com o tema da Descarbonização. Pretende-se que seja o palco de práticas, técnicas e produtos originais que prometem marcar o futuro, onde serão realizados exercícios de provocação, de encontro e de reflexão alinhados com o tema. Vamos apresentar um exemplo de descarbonização da Construção de como utilizar a cortiça e compósitos de cortiça com outros materiais reciclados como borracha de pneus em fim de vida, contribuindo para descarbonizar a construção, proporcionando uma construção mais inteligente, atractiva e sustentável.

    Entre os expositores haverá presença internacional? Como é que se faz a internacionalização de um certame desta natureza e isso é uma prioridade para a Exponor?
    Sim, em todas edições temos expositores oriundos de vários países, este ano são mais de 40, que encaram a Concreta como uma plataforma estratégica para entrar ou fortalecer a sua presença no mercado português. É uma feira que atrai visitantes de todas as partes do mundo, isto porque é já reconhecida como um ponto de partida eficaz no estabelecimento de parcerias e na identificação de oportunidades de negócio.

    De que forma potenciam a ligação às diferentes associações, universidades, para além das empresas?
    As associações e universidades são parceiros estratégicos da Concreta. Os primeiros pelo papel fundamental que desempenham no desenvolvimento das diferentes indústrias e sectores da economia representam os interesses das empresas e impulsionam a inovação e a competitividade. Já as universidades participam com ideias e conhecimento, enriquecendo o evento com espaços de discussões e demonstrações de projectos experimentais e sustentáveis que moldam o futuro. Isso amplia o alcance e a profundidade da feira, tornando-a uma plataforma de networking, parcerias e práticas vanguardistas.
    Essas contribuições fazem, quer das universidades quer das associações, um elo fundamental entre conhecimento, inovação e o sector de construção, beneficiando tanto as empresas como a Concreta e, naturalmente, ajuda a fortalecer o sector a longo prazo.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Construção

    “Defendemos que em Portugal a avaliação da permeabilidade ao ar ou da estanquidade ao ar seja obrigatória”

    Desempenho, suficiência e formação foram alguns dos temas em destaque na 12ª Conferência Passivhaus Portugal 2024, que este ano recebeu mais de 50 marcas e a visita de 438 participantes. Além da obrigatoriedade de monitorização do desempenho dos edifícios ao nível da qualidade do ar, como já acontece noutros países estrangeiros, o encerramento da conferência abordou a necessária mudança de paradigma necessária para privilegiarmos o conforto e a saúde e detrimento do que não é essencial

    Cidália Lopes

    A 12ª Conferência Passivhaus Portugal 2024 reforçou o percurso que a Associação Passivhaus tem percorrido nos últimos anos em prol da construção passiva. O Centro de Congressos de Aveiro, onde têm decorrido todas as iniciativas, recebeu, este ano, mais de 50 marcas e a visita de 438 participantes. Além das conferências no grande Auditório, o evento contou, também, com 65 workshops, entre apresentações de projectos por Passive House Designers e, e uma área dedicada às empresas que “percorria” todos os campos de uma Passive House, desde a envolvente opaca, envolvente transparente, estanquidade ao ar, sistemas e equipamentos, aos construtores. A edição do próximo ano já tem data marcada para os dias 21 e 22 de Outubro.

    O balanço salda-se, assim, “claramente positivo”. No fundo, o nosso objectivo é melhorar sempre de edição para edição, mas também manter aquilo que “já são conquistas deste modelo”, ou seja, “termos as apresentações todas gravadas e disponíveis no site” e, por outro, procurámos “fomentar a discussão alargada a diferentes intervenientes”.

    “Isso é algo que já tínhamos feito noutras edições da conferência e procurámos manter, mas acho que neste ano foi dado uma ênfase maior a essa componente”, destaca João Gavião, arquitecto, consultor, formador e designer Passive House certificado na Homegrid, assim como um dos fundadores da Associação Passivhaus Portugal.

    Interesse das marcas tem aumentado

    Tem também sido notório um maior interesse por parte das empresas e das marcas em estarem presentes na conferência. “Há de facto esse crescimento, esse interesse”, destaca João Gavião. Seja por que as empresas se querem “diferenciar da concorrência ou porque querem estar associados a um padrão de desempenho que é o máximo em termos de desempenho dos edifícios”, isso “é visível no número de componentes certificados”, com certificação passiva, e cuja presença tem aumentado, nomeadamente, nos sistemas de fachadas, sistemas de janelas, sistemas de equipamentos de ventilação ou sistemas de estanquidade ao ar.

    “Muitas vezes essa indicação vem por parte da casa-mãe, quando se trata de multinacionais, exactamente porque têm que cumprir determinados requisitos que no estrangeiro já são obrigatórios. Mas depois há também fabricantes locais, marcas nacionais, que estão connosco, algumas desde o início da criação da Passivhaus. Isto depende muito, também, da mentalidade do sector”, acrescenta João Gavião.

    Basta ver que em Espanha, por exemplo, o desempenho em termos de permeabilidade ao ar ou de estanquidade ao ar já é uma realidade, o que vem mudar por completo a forma de se olhar para esta questão.

    “Defendemos que em Portugal a avaliação da permeabilidade ao ar ou da estanquidade ao ar seja obrigatória, para que possamos começar a olhar e a ter mais consciência sobre esse problema, o que hoje em dia não acontece”, considera.

    Qualidade e não tamanho

    Que uma boa construção e o seu desempenho térmico e energético é bem mais importante que a sua dimensão não é propriamente novidade. Mas ainda assim, esta é uma questão que continua a ter que se falada e abordada se o objectivo for atingir a eficiência energética numa habitação. O conceito da “suficiência” foi já abordado anteriormente pelo arquitecto canadiano Lloyd Alter, que retomou na conferência de encerramento do evento, a ideia de que temos que “prescindir do que não é assim tão essencial numa casa para privilegiarmos o conforto e a saúde”. E deixou uma mensagem final: “Há uma coisa que é absolutamente clara: estão disponíveis as tecnologias e normas necessárias para realmente levar a uma mudança nas questões climáticas, e o único real obstáculo são as políticas e os interesses associados aos combustíveis fósseis”.

    Esta consciencialização deve passar não só pelo cliente final, mas também pelos próprios arquitectos, daí a necessidade de formação, uma das questões também muito abordada na conferência.

    Neste sentido, abriu este ano o Passive House Center, o centro de formação prática para Passive Houses, em Pombal. “Além da comunicação que deve passar para os profissionais do sector, esta está cada vez mais voltada também para o cliente final e assenta na estratégia de “avivar” a consciência do consumidor final, monitorizar o desempenho dos edifícios Passive House para evidenciar a sua qualidade e transmitir confiança”, afirmou João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Concorrer para a valorização da Pedra portuguesa

    É um dos projectos mais recentes da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (Assimagra) chama-se “Broot – Dialogues from Within” e fez a sua estreia em Riade, na INDEX Saudi Arabia, mas a intenção é ir mais além do que a presença em feiras internacionais. Ao CONSTRUIR, Célia Marques, vice-presidente executiva da Assimagra falou sobre a importância deste projecto para a valorização da pedra natural

    Para já, a aposta na inovação e adopção de uma postura pró-activa na resposta aos desafios da sustentabilidade, de onde se destacam a implementação de novas técnicas de extracção e transformação que minimizam o impacto ambiental, contribuíram para a valorização do produto exportado pelo sector de pedra natural. Contas feitas, até Julho as exportações do sector atingiram os 289 milhões de euros, uma redução de 6,54% face ao período homólogo. Em contrapartida, o preço médio por tonelada aumentou 2,77%. É por concorrer para a valorização do produto exportado que projectos como o “Broot – Dialogues from Within”, são tão importantes, considera Célia Marques, vice-presidente executiva da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, Assimagra.

    Célia Marques, vice-presidente executiva da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, Assimagra

    A Assimagra lançou o “Broot – Dialogues from Within”. Em que contexto e com que objectivo?
    O projecto Broot – Dialogues from Within foi lançado no contexto da valorização da pedra natural portuguesa, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da Agenda Verde Sustainable StoneByPortugal. O objectivo principal é destacar a importância da pedra natural portuguesa como material sustentável e versátil, promovendo o diálogo entre tradição e inovação e mostrando como as rochas podem ter aplicações em projectos de arte e design, enquanto se promove a internacionalização e a valorização da indústria da pedra natural.

    Como é que este programa se insere na estratégia da Assimagra e do sector que a associação representa? Este é um projecto que “pisca o olho” à internacionalização?
    O projecto Broot está totalmente alinhado com a missão da Assimagra de promover a internacionalização do sector, ampliando a presença de produtos de pedra natural portuguesa em mercados globais. Este enfoque é sustentado pela participação em feiras como INDEX Saudi Arabia em Riad, a Maison et Object em Paris, a Milan Design Week em Milão, a NYC Design Week, em Nova Iorque, e eventos em outras regiões do mundo, como é o caso da presença no pavilhão de Portugal da Expo Osaka, no Japão, ampliando o potencial exportador

    O que inspirou esta primeira colecção e a relação com as diferentes regiões do país?
    A primeira colecção, intitulada “Dialogues”, é inspirada no diálogo entre a pedra natural e outros materiais sustentáveis originários de diferentes regiões de Portugal. Cada peça reflecte as características culturais e geográficas do país, como a fusão de xisto e madeira do Vale do Côa, granito e burel da Serra da Estrela, mármore e cortiça do Alentejo, calcário e o barro da região centro e o basalto e fibras naturais das ilhas. Esta colecção foi criada por cinco estúdios de design, que representam diferentes regiões e tradições.

    Concorrer para a projecção internacional da Pedra portuguesa

    Esta colecção tem a curadoria de Gisella Tortoriello, lança 25 peças que já tiveram a sua estreia no mercado. Qual foi a receptividade? Para além da participação em feiras está a ser pensada outra forma de divulgação destas peças?
    A receptividade inicial foi bastante positiva, com destaque para a estreia em Riade na INDEX Saudi Arabia. Além da participação em feiras, há uma estratégia de comunicação digital robusta, envolvendo a plataforma oficial do projecto e redes sociais, o que reforça a visibilidade global. Para além das feiras, a Assimagra está a explorar outras formas de divulgação, incluindo exposições itinerantes, colaborações com galerias de arte e parcerias com designers nacionais e internacionais, para garantir que o alcance deste projecto continue a expandir-se.

    Esta é a primeira colecção, o que está pensado para o futuro em termos de desenvolvimento do “Broot – Dialogues from Within”?
    Para o futuro, a Broot continuará no desenvolvimento contínuo de novas colecções que explorem a fusão de materiais e reforcem a identidade cultural de Portugal. A ideia é que o projecto seja uma plataforma de inovação constante, trazendo novos diálogos entre a rocha, o design e a cultura, reforçando o papel da pedra portuguesa no cenário internacional. Também está planeado um foco crescente em sustentabilidade e a utilização de tecnologias avançadas para criar peças únicas, mantendo a abordagem experimental que caracteriza o projecto.

    A actividade da Assimagra vai mais além do que este programa. Quais são as principais acções onde estão envolvidos?
    A Assimagra está igualmente focada em inúmeras iniciativas, com foco na inovação tecnológica, ajudando as empresas a modernizarem seus processos produtivos e a aumentarem sua competitividade internacional , na sustentabilidade, como é o caso dos projectos Roteiro de Descarbonização do sector e caracterização da pegada ambiental dos produtos em pedra natural , e na promoção da pedra portuguesa em mercados internacionais, como são exemplos as iniciativas internacionais voltadas para a arquitectura “About Portuguese Stone” que decorrem durante este mês de Outubro em Nova Iorque, Chicago e Londres. No fundo, o trabalho da associação é todo ele voltado para as PME do sector, ajudando a valorizar a indústria em todas as suas vertentes e a diversificar o seu potencial exportador.

    A inovação e sustentabilidade são os dois grandes desafios do sector? Como é que a indústria nacional está a responder a estas duas grandes questões?
    A indústria tem adoptado uma postura pró-activa na resposta aos desafios da sustentabilidade, implementando novas técnicas de extracção e transformação que minimizam o impacto ambiental, sem perder de vista a inovação no design e na utilização de novos materiais e desenvolvimento de novos produtos mais eco-friendly.
    Projectos como o Broot são um exemplo claro de como o sector está a adaptar-se a estas exigências.

    Europa é o principal comprador, mas Médio Oriente e Ásia crescem

    Esta é uma indústria exportadora. 2024 tem sido um bom ano? É possível adiantar os números referentes ao primeiro semestre do ano? E quais as previsões para o fim do ano face ao ano anterior?
    Até Julho de 2024, as exportações do sector de pedra natural atingiram 289 milhões de euros, embora tenha havido uma redução de 6,54% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, o preço médio por tonelada aumentou 2,77%, o que mostra uma valorização dos produtos exportados. A Europa continua a ser o principal destino, representando 53,18% do total das exportações. As previsões indicam um abrandamento nas exportações face ao contexto europeu onde nos inserimos, embora com uma perspectiva de recuperação para o segundo semestre.

    Quais são os nossos principais mercados e quais os que perspectivam maior crescimento?
    Os principais mercados em 2024 incluem a França, China, Espanha e Estados Unidos. A França lidera com mais de 67 milhões de euros em exportações, enquanto a China e a Espanha enfrentaram quedas. No entanto, mercados como o Vietname, que cresceu 30%, e o Kuwait, com um aumento de 62,83%, têm mostrado um grande potencial. A Arábia Saudita também se destaca, com um crescimento de 76,24%. Estes mercados, especialmente no Médio Oriente e em alguns países asiáticos, perspectivam um crescimento contínuo.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Aldeia da Chumbaria, gabinete Arquitectura Viva

    Arquitectura

    Reabilitação da Aldeia da Chumbaria através do turismo [C/ galeria de imagens]

    O atelier português Arquitectura Viva assina a 1ª fase da reabilitação da Aldeia da Chumbaria, no concelho de Leiria. O projecto que dá, literalmente, uma nova vida a uma antiga aldeia abandonada, visa criar alojamentos locais direccionados para retiros de bem-estar, com uma abordagem sustentável. Premissa que é seguida pelo programa de reabilitação de onde sobressai o respeito pelos materiais naturais

    Quase por acaso o projecto de reabilitação da Aldeia da Chumbaria, no concelho de Leiria, foi parar ao atelier de Arquitectura Viva, fundado por Joana Couto e Rui Pedro Simões. Um acaso feliz que junta visões, dos proprietários e dos arquitectos, ideias e ideais, na concretização de um projecto que, através do turismo, pretende trazer nova vida a uma aldeia abandonada e, com isso, revitalizar as aldeias circundantes da região onde se insere.

    Em plena serra do Branco, no lugar da Memória, está localizada a Aldeia, do alto do monte avista-se toda a serra. O local conquistou Steven e Sarah, o casal inglês que em 2019 adquiriu a aldeia e os cerca de três hectares de terra para aí desenvolverem o seu projecto de permacultura. A aldeia votada ao abandono há já várias décadas possui seis conjuntos de construções em ruínas que agora, faseadamente, ganham nova vida. O projecto visa criar alojamentos locais, direccionados para retiros de bem-estar, com uma abordagem sustentável, oferecendo workshops de permacultura, yoga, reiki e muito contacto com a natureza. “A aldeia tem 11 casas, no total, aglutinadas em seis artigos. Neste momento reabilitámos duas casas e temos mais dois projectos aprovados que, a qualquer momento, podem iniciar a reabilitação”, conta a arquitecta Joana Couto. “Os proprietários queriam uma reabilitação em que a aldeia continuasse a ser uma aldeia, com coerência entre edifícios. A premissa era voltar a dar vida à aldeia, através do Turismo”, continua a arquitecta.

    A primeira fase do projecto compreendeu a reabilitação do primeiro conjunto. Originalmente, a construção terá sido um estábulo no rés-do-chão, com um possível celeiro ou habitação no piso superior, seguindo o esquema tradicional da arquitectura vernacular. O projecto converteu o celeiro, cujas lajes e coberturas ficaram destruídas por um incêndio há cerca de dez anos, em dois pequenos alojamentos. “Da nossa parte ficou logo claro que queríamos manter ao máximo o aspecto formal das casas e, que todas as alterações que fossem implementadas, como aberturas de vãos maiores, fossem assumidas. A introdução de betão à vista acabou por surgir da necessidade de criar suporte e estrutura para a abertura de vãos maiores”, criando, simultaneamente uma maior fluidez entre o interior e a paisagem exterior.

    Assumir os materiais naturais é mais do que pressuposto
    No interior, as paredes foram revestidas com blocos de betão de cânhamo, proporcionando conforto térmico e acústico. “Inicialmente, os blocos seriam rebocados, mas a textura e o aspecto agradaram-nos tanto que optamos por deixá-los à vista”. A ideia original era utilizarmos paredes de cânhamo feitas no local, através de cofragem, como se faz com o betão, mas após uma experiência menos positiva, mudámos para blocos de cânhamo pré-fabricados. “Felizmente os clientes apoiaram sempre as nossas decisões e concordaram em deixar os blocos à vista”, afirma Joana Couto, a qual reconhece ser uma “solução muito pouco usual”.
    Pouco usual, ou não, a verdade é que mostrar os materiais utilizados, tal como eles são, fazem parte do trabalho do atelier. “Esse é um pressuposto nosso, uma quase teimosia!”, reconhece Joana Couto. “Gostamos de utilizar materiais naturais e deixá-los os mais crus possíveis. Queremos que a estrutura de madeira seja assumida e fique à vista, que os apoios necessários em betão se mantenham em betão e, neste caso, que o cânhamo fique à vista”, reforça.
    “O grande objectivo deste projecto é utilizar os materiais exactamente como são, mostrando as suas funções e potencialidades, sem máscaras. O pavimento do rés-do-chão foi finalizado com uma betonilha afagada, enquanto o piso superior recebeu um soalho de madeira, assente numa estrutura de madeira que serve de tecto ao rés-do-chão. As paredes revestidas em betão de cânhamo cumprem o seu propósito térmico e acústico, e os novos elementos estruturais de betão são deixados sem revestimento. As estruturas das coberturas, tão bem executadas, também são mantidas expostas.

    A combinação de elementos tradicionais, como paredes de alvenaria de pedra e coberturas de madeira, com elementos contemporâneos, como a escada de aço, os envidraçados e os detalhes de betão, garantem a identidade única do projecto”.

    Já a utilização do cânhamo partiu de uma sugestão de Steven e Sarah, e da sua preferência por soluções sustentáveis e o mais natural possível. “O cânhamo tem um excelente comportamento, quer térmico quer acústico, é também resistente ao fogo, que era mais uma preocupação dos clientes, sendo um óptimo regulador de humidade. Sendo as paredes existentes compostas por pedra, a introdução do cânhamo trouxe bastante conforto às casas. Mesmo em termos visuais, as casas ganharam bastante com a introdução dos blocos à vista”, acrescenta Joana Couto.

    Da casualidade a um match perfeito vai um breve passo
    Ainda sem prazo para terminar a totalidade da empreitada, em breve deverão arrancar as próximas reabilitações na Aldeia da Chumbaria. Entre os elementos a reabilitar estará mais uma casa e um outro edifício, maior, que albergará dois alojamentos e uma sala polivalente, com será uma peça crucial na Aldeia e na criação de um espírito de comunidade. “Os proprietários já estão a envolver as aldeias vizinhas na reconstrução da aldeia, estão a fazer formações e workshops na área da permacultura, bem-estar, meditação, reiki… esta sala polivalente permitirá a realização de eventos maiores”, explica Joana, que partilha com Rui Pedro Simões este trabalho de reabilitação da Aldeia da Chumbaria.

    A dupla de arquitectos fundou o Arquitectura Viva um atelier de arquitectura, paisagismo, interiores e urbanismo para quem “este projecto é um exemplo claro daquilo que caracteriza o nosso atelier: a reabilitação consciente e integrada de espaços com uma história e identidade próprias”.

    “Desde o início, temos como compromisso a preservação do carácter do local e a valorização dos materiais naturais e sustentáveis, adaptando as construções para que atendam às exigências actuais sem perderem autenticidade. A reabilitação desta aldeia permitiu-nos aprofundar o nosso conhecimento, introduzindo técnicas de construção como o uso de cânhamo. É um projecto que se alinha perfeitamente com o nosso foco na valorização da paisagem e no respeito pelas tradições”, considera a dupla de arquitectos de Leiria.

    Ficha técnica
    Arquitectura: Arquitectura Viva
    Nome do projecto: Aldeia da Chumbaria – fase 1
    Ano de conclusão do projecto: 2024
    Área bruta construída: 184m2
    Localização do projecto: Chumbaria, Memória, Leiria

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Imobiliário

    O primeiro projecto turístico da Overseas vai nascer no Alentejo. Investimento acima dos 40M€

    A Herdade das Pinas, perto de Estremoz contempla cerca de 12 mil m2 de construção, do qual fazem parte uma antiga residência e armazéns agrícolas que serão, parcialmente, recuperados. A ideia passa por criar um hotel, capela, espaço cultural e para eventos e ainda uma adega com loja, num projecto assinado pela Masslab

    Cidália Lopes

    O promotor imobiliário Overseas, liderado por Pedro Vicente, acaba de anunciar o seu primeiro projecto turístico. Com um investimento estimado de 40 milhões de euros, o empreendimento será desenvolvido na Herdade das Pinas, a 7km de Estremoz.
    Hotel, capela, espaço cultural e para eventos, adega e loja e vinhos, fazem parte do conjunto, cuja arquitectura será desenvolvida pelo atelier Masslab.
    Serão 12 mil metros quadrados (m2) de construção que integram uma antiga residência e armazéns agrícolas e pecuários, que serão parcialmente reabilitados.

    “Construir sem comprometer”
    O conjunto constituirá uma referência em termos ambientais, sendo definido como um projecto nZEB, com emissões de carbono zero ou perto de zero.
    “Como vai sendo normal na Overseas, prometemos inovar e surpreender o mercado com um produto excepcional, que honrará a forte herança cultural do Alentejo e de Estremoz”, afirma Pedro Vicente, que não tem dúvidas que o projecto será uma “referência em termos de sustentabilidade ambiental”.
    “Seremos criteriosos a recuperar o edificado existente e na área de construção nova, reduzindo ao mínimo indispensável a ocupação do solo. Também os materiais de construção usados, bem como o consumo energético serão alvo de grande investimento”, destaca o responsável.
    Diogo Sousa Rocha, sócio da Masslab, afirma que o projecto da Herdade das Pinas é uma “iniciativa ambiciosa”. Para os cerca de 35 hectares, o atelier propõe um esquema de ocupação que” transcende a construção tradicional num compromisso de construir sem comprometer”.
    “Pretende-se redefinir a paisagem da Herdade das Pinas, convertendo-a numa nova identidade em plena sintonia com o património natural e agrícola deste lugar único”, reforça Diogo Sousa Rocha.

    Primeiro projecto turístico
    Com a Herdade das Pinas, a Overseas dá o primeiro passo no sector turístico. Pedro Vicente, CEO da Overseas, afirma que se trata de um “passo muito importante para a empresa: crescemos em investimento e diversificamos a actividade, criando uma nova área de negócio”.
    Este constitui o primeiro de um conjunto de projectos que o promotor pretende desenvolver nesta área, que darão, proximamente, lugar a uma nova operação, que agregará, por exemplo, a gestão do concierge do projecto Karl Lagerfeld, em Lisboa e que será o primeiro projecto imobiliário residencial branded da marca em Portugal, previsto para 2027.
    A aposta no segmento turístico foi, aliás, um objectivo do promotor desde que deu início à sua actividade em 2022. Inicialmente, estava previsto, no conjunto de investimentos anunciados à data, um projecto em Brejinho, na Comporta, que, entretanto, foi “abandonado” por “dificuldades de licenciamento”, confirmou ao CONSTRUIR, Pedro Vicente.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
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    Engenharia

    Prospectiva e VN2R constituem consórcio BIM Portugal

    Numa comunicação conjunta, as companhias lideradas por Luís Brito e Vítor Carvalho explicam que a constituição do consórcio BIM Portugal assenta na experiência de ambas as empresas e na necessidade oferecer uma solução holística ao problema que resulta da falta de preparação, sobretudo de organismos públicos, para lidar com um conjunto de novas práticas, nomeadamente os processos digitais

    CONSTRUIR

    A Prospectiva, liderada por Luís Brito, e a VN2R, que tem Vitor Carvalho como CEO, juntaram esforços para constituir o consórcio BIM Portugal. A experiência acumulada pelas duas companhia permite perceber um conjunto de fragilidades no mercado, que se vão agudizar com a obrigatoriedade do recurso ao BIM. Para responder a esses desafios formaram esta parceria

    CONSTRUIR: O que é a BIM Portugal?
    BIM Portugal: O consórcio BIM Portugal resulta de uma parceria frutífera e duradoura entre o grupo Prospectiva e a VN2R na área do BIM. Ao perceber a dimensão dos desafios que se avizinham para a administração pública e seus fornecedores no contexto do Urbanismo e a inexistência no mercado de soluções que respondam por completo aos problemas que já existem e que se agudizarão, decidimos juntar recursos e capacidades complementares das nossas empresas e criar uma oferta integrada nesta área, focada principalmente em responder aos desafios que a administração pública, particularmente a administração local, já está a enfrentar. Ambas as empresas têm uma vasta experiência na grande maioria das especialidades de engenharia civil, em processos de arquitectura e urbanismo, bem como em BIM. As equipas estão habituadas a trabalhar em colaboração e ambas as empresas têm uma presença muito considerável na administração local, conhecendo os seus problemas). Este consórcio surgiu naturalmente, impulsionado pela visão comum de promover e constituir uma referência no contexto da adopção do BIM em Portugal, mas com o objectivo de resolver os problemas concretos e de curto e médio prazo dos seus clientes, nas suas várias vertentes.

    Dentro dos enormes desafios que se avizinham com a nova legislação e mudança de paradigma no contexto dos projectos de engenharia, dos próprios processos de gestão urbanística e de gestão e manutenção do edificado, como é que a BIM Portugal se posiciona e como consegue ajudar os seus clientes e parceiros nestas novas áreas?
    O pacote legislativo que já foi aprovado, em particular pela Lei 10/2024, vai requerer uma mudança cultural e organizacional considerável na administração local. É necessário formar os colaboradores, actualizar procedimentos e adaptar fluxos e ferramentas de trabalho. No entanto, se bem estruturada e implementada, esta transformação organizacional que se impõe poderá acelerar consideravelmente a análise dos projectos, contribuir para maior conformidade e eficiência, reduzindo custos diversos para todas as partes.

    O Building Information Modelling (BIM) revoluciona a forma como os edifícios e infraestruturas são concebidos, projectados, construídos e geridos. Baseia-se na desmaterialização de processos, permitindo uma utilização colaborativa da representação digital de activos de construção em todas as fases do ciclo de vida do projecto. O BIM oferece oportunidades em diversas áreas, desde o licenciamento à gestão e manutenção de edifícios. A submissão electrónica de projectos, a coordenação e compatibilização durante a obra, e a monitorização do desempenho são apenas algumas das vantagens que o BIM pode trazer para as autarquias.

    Neste sentido, desenhámos o consórcio BIM Portugal de início para ser capaz de oferecer uma solução holística ao problema. A experiência da VN2R em transformação digital, o conhecimento da Prospectiva em obras públicas e urbanismo e o departamento de I&D criado especificamente para o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas BIM para a administração pública, permitem que a BIM Portugal ofereça um conjunto integrado de serviços que se estende da definição de regulamentos e processos até à operação, integrando o BIM em todas as fases do ciclo de vida do projecto com a capacitação de todos os seus intervenientes. A BIM Portugal oferece soluções integradas de consultoria personalizada com vista à conformidade legal e regulamentar suportada nas boas práticas BIM, apoio na aquisição e implementação de ferramentas BIM, culminando na formação adaptada às necessidades específicas de cada entidade e apoio ao arranque. Desde o diagnóstico inicial até ao projecto piloto e acompanhamento da implementação, estamos formatados para ajudar a administração local a desbloquear todo o potencial do BIM.
    Acreditamos que a implementação de BIM nas organizações, se bem realizada, resultará sempre em mais eficiência e transparência, menor retrabalho e melhores resultados. Não temos dúvida de que o futuro das autarquias será cada vez mais digital, e estamos aqui para ser o parceiro da administração pública nessa (r)evolução.

    O BIM não é algo assim tão recente no mercado internacional. Que obstáculos consideram que mais têm abrandado o crescimento do BIM em Portugal?
    BIM Portugal: Um dos principais desafios que enfrentamos é, sem dúvida, a mudança de mentalidade. Embora o BIM esteja a ganhar terreno em Portugal (fruto do novo pacote legislativo), ainda há uma necessidade contínua de educar o sector sobre os seus benefícios e potencial. É por essa razão que as nossas direcções e administrações, em conjunto com os nossos parceiros, têm estado comprometidas em promover workshops, seminários e sessões práticas para disseminar conhecimento sobre BIM e as vantagens na sua adopção.

    Consideramos que a interoperabilidade é também um desafio constante. A comunicação e compatibilidade entre sistemas informáticos sempre foi um problema na administração local e a adopção do BIM pressupõe o trabalho com várias ferramentas e plataformas. Garantir que estas consigam trocar informações entre si de forma eficiente é fundamental. Investimos em normas e formatos abertos e colaboramos com outros players do sector para superar essas barreiras. Contudo, consideramos que o mais importante é a mudança cultural. Convencer as partes interessadas de que o BIM não é apenas uma tecnologia, mas uma mudança fundamental na forma como projectamos, construímos e gerimos activos é um processo contínuo.

    O que motivou a constituição da iniciativa BIM Portugal e o que a destaca no mercado?
    A constituição da iniciativa BIM Portugal foi motivada pela necessidade de apoiar a administração pública e os seus fornecedores na adopção do BIM, um desafio que requer uma abordagem integrada e especializada. A união das empresas Prospectiva e VN2R resulta de uma visão comum e complementar nas áreas da consultoria, engenharia, tecnologias de informação e BIM. Esta colaboração permite-nos oferecer uma solução abrangente e focada nos desafios específicos da administração pública. O que realmente destaca a BIM Portugal é a combinação de competências e experiência das empresas fundadoras. Com mais de 40 anos de experiência acumulada em engenharia civil, construção, e transformação digital, as nossas equipas estão bem preparadas para enfrentar os desafios do BIM. Além disso, temos uma forte presença em projectos de engenharia civil, fiscalização e gestão de obras, tanto a nível nacional como internacional. A nossa equipa é composta por técnicos altamente qualificados e especializados em I&D de ferramentas BIM, o que nos permite estar na vanguarda das inovações tecnológicas e oferecer soluções personalizadas aos nossos clientes. A abordagem prática e adaptada às necessidades específicas de cada autarquia garante que a transição para o BIM seja eficiente, eficaz e sustentável. A BIM Portugal foi criada com o objectivo de oferecer uma oferta integrada que suporte a administração pública nos vários desafios e receios que a mudança para o BIM implica. A nossa principal força reside na capacidade de combinar recursos e know-how direccionados para este contexto específico, proporcionando um apoio próximo e contínuo que promove a modernização digital de forma segura e confiável.

    Referiram as Autarquias e Administração local. Quais os principais desafios que estas enfrentam na adopção do BIM?
    A obrigatoriedade dos processos de licenciamento em BIM está prevista para 2030. Embora esta data possa parecer distante, é crucial compreender que a transição não é imediata e requer um amadurecimento progressivo dentro das equipas das autarquias. Esta mudança não é apenas tecnológica, mas uma transformação cultural que promove a digitalização e desmaterialização de processos, exigindo acompanhamento e experiência prática na implementação destes métodos.
    Para que as autarquias possam enfrentar este desafio, a adopção do BIM de forma obrigatória nos processos de licenciamento impõe a definição clara de um plano estratégico e de requisitos a nível nacional. Contudo, este processo pode e deve ser iniciado de imediato através da contratação pública com requisitos BIM e da capacitação das autarquias e das suas equipas. É fundamental que estas entidades compreendam as potencialidades e limitações do BIM para estabelecer requisitos pertinentes para cada obra ou processo urbanístico, avaliando se conseguem utilizar e extrair valor da informação obtida.

    Outro desafio crucial é a transmissão de conhecimento técnico especializado. É sabido que isto é feito pelo legado de experiência dos colaboradores, não se apoiando apenas nos conhecimentos de formação de base. Desta forma, são evitados erros e é transmitida a confiança necessária para a correcta tomada de decisões. No que diz respeito ao BIM, não existe essa experiência nas autarquias, ou é muito reduzida, ficando os processos de implementação sujeitos a experimentalismos e incertezas que não se coadunam com a necessidade actual de digitalização e urgência do processo de transição. Torna-se, portanto, essencial o acompanhamento especializado e experiente, com base na implementação prática e real.

    Este acompanhamento assegura que as autarquias não só recuperem o tempo perdido, mas também se posicionem na vanguarda da modernização digital na administração pública. Com a nossa abordagem prática e adaptada às necessidades específicas de cada autarquia, garantimos que a transição para o BIM seja eficiente, eficaz e sustentável.

    De que forma a iniciativa BIM Portugal pode ajudar as autarquias a superar esses desafios?
    BIM Portugal: A iniciativa BIM Portugal foi preparada com este propósito e reúne técnicos especializados em vertentes complementares nas áreas de engenharia, arquitectura e digitalização, com experiência comprovada e perfeitamente capacitados para este desafio. Prestamos apoio próximo e consultoria especializada para a definição estratégica da adopção e implementação do BIM, bem como para o desenvolvimento técnico de recursos e a promoção sustentada de uma cultura de digitalização dentro das autarquias.

    Além disso, proporcionamos programas de capacitação para as equipas das autarquias, com base na experiência prática e adaptados aos diferentes perfis de função. Dotamos as equipas não só da capacidade de compreensão, mas também de uma perspectiva de aplicação em processos de verificação e validação, gestão e coordenação BIM.

    Apoiamos os processos de avaliação detalhados e o desenvolvimento de recursos, acompanhando cada etapa do processo de contratação, avaliação e gestão de obra. O nosso apoio técnico especializado permite assegurar que as decisões tomadas são informadas, adaptadas às melhores práticas e à normalização existente, e adequadas à realidade do mercado. Isso promove resultados realistas e úteis, bem como um crescimento sustentado das capacidades das autarquias.

    O nosso acompanhamento próximo e personalizado permite desenvolver o processo de transição de forma confiável, reduzindo a incerteza e o erro, e assegurando que as autarquias possam extrair o máximo valor da informação e dos processos digitais. Implementamos as melhores práticas em processos de implementação BIM, baseando-nos em experiências e aprendizagens resultantes de outros processos e adaptando-as às necessidades específicas de cada autarquia.

    Com a nossa abordagem prática e adaptada às necessidades específicas de cada autarquia, ajudamos a garantir que a transição para o BIM seja não apenas uma obrigação, mas uma oportunidade de modernização eficiente e eficaz. Através deste acompanhamento, as autarquias não só recuperam o tempo perdido, mas também se posicionam na vanguarda da modernização digital na administração pública.

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    José Frazão, administrador do Exposalão

    Empresas

    Decorhotel acompanha ritmo do crescimento do Turismo em Portugal

    “A dinâmica do sector hoteleiro é um dos factores de atracção do Turismo em Portugal”, afirma o administrador da ExpoSalão, José Frazão. Na abertura de mais uma edição, a sétima, da Decorhotel, o responsável pela organização da feira não podia estar mais satisfeito. O certame inicia esta quinta-feira, 24 de Outubro e decorre até Sábado. Durante os três dias de evento são esperados no parque da Exponor, em Matosinhos, mais de 15 mil visitantes

    A Decorhotel regressa ao Porto para mais uma edição, a sétima, entre os dias 24 e 26 de Outubro. Um regresso após dois anos, em alternância com Lisboa, num modelo que continua a fazer sentido para dar resposta ao crescente, e exigente, mercado hoteleiro da região norte.

     

    Lisboa é uma edição de grandes números, Porto é uma edição que premeia “a qualidade e as apostas mais direccionadas e seleccionadas de uma região que tem indústria e produção, do mobiliário aos têxteis, passando pelos pavimentos, torneiras, revestimentos e de tudo o que é necessário para montar uma unidade hoteleira”, como justifica José Frazão administrador da ExpoSalão, entidade organizadora do evento.

    A feira, dirigida ao público profissional, acontece em simultâneo com a Expoalimenta e a Expocarne, “numa lógica de complementaridade”, e deverá acolher mais de 300 expositores, mais de 500 marcas, num aumento de 15 a 20% face à edição realizada em 2022. “Todos os anos temos registado um crescimento, há sempre um novo player com uma nova oferta que quer estar presente. É verdade que a conjuntura e, sobretudo, a conjuntura internacional é preocupante, com muitos focos de instabilidade, mas Portugal, e sobretudo o sector do Turismo, é visto como um paraíso, atraindo novas nacionalidades a cada ano que passa, com reflexo no sector da Hotelaria. Temos mais e melhores hotéis para dar resposta à crescente exigência de quem nos visita. Esta dinâmica beneficia toda a fileira, do design ao mobiliário, dos produtos aos serviços”, reflecte José Frazão.

    O Porto não só acompanha o ritmo de crescimento, como “é um mercado muito exigente com uma dinâmica muito própria e que está a crescer a um ritmo superior a 20% ao ano na hotelaria. Por isso faz todo o sentido continuarmos no Porto”, reforça o responsável máximo da ExpoSalão. José Frazão conhece bem ambos os mercados que recebem de forma alternada a Decorhotel, e o Norte “com as suas casas senhoriais transformadas em boutique hotéis, fazem andar a construção, a economia e criam postos de trabalho”, argumenta.

    Um ‘piscar de olhos’ a Espanha
    Mas será esta uma edição mais orientada para o mercado nacional? “Sim, mas há um factor muito interessante que temos vindo a observar ano após ano, e que nesta edição não será diferente, que é a presença de decoradores e empresas estrangeiras, nomeadamente do mercado espanhol”, assume José Frazão. Uma presença que se faz sentir quer entre os expositores quer entre os muitos visitantes, cerca de 15 mil, que marcam presença nos três dias de certame. “Muitos vêem ver a oferta que existe, o Norte é um grande produtor de mobiliário e decoração, com uma excelente relação preço qualidade. O nosso design é reconhecido internacionalmente, a iluminação é também outra área que está a crescer muito. E este reconhecimento tem sido uma mais-valia numa altura em que as empresas europeias preferem trabalhar com produtos europeus, em detrimento do mercado asiático, sobretudo”, adianta José Frazão.

    Uma oferta variada para atender 15 mil visitantes
    À semelhança de edições passadas a Decorhotel tem como palco o parque de feira da Exponor, em Matosinhos. Este ano são esperados cerca de 15 mil visitantes. Um número muito semelhante ao de outras edições. “Temos sempre cerca de 8 a 10 mil registos aos quais acrescem os convidados e acompanhamentos. Este é um número que não varia muito”.

    Uma afluência que promete encher os corredores da feira para visitar as muitas áreas e sectores em exposição: da arquitectura ao design de interiores, passando pelos equipamentos, pela iluminação, mobiliário, consultoria e prestação de serviços, têxteis, sem esquecer a Construção, a qual tem beneficiado do boom de renovações e construção de novas unidades hoteleiras. O administrador da ExpoSalão sublinha a forte dinâmica do sector e das empresas, comprovada “pelas novidades que habitualmente são lançadas durante o certame”. Uma das áreas que mais tem crescido é a de soluções tecnológicas, que são uma componente cada vez mais indissociável da gestão hoteleira. A inteligência artificial está a mudar o sector, a torná-lo mais eficiente e sustentável e, simultaneamente, mais atractivo. “Somos conhecidos por ser hospitaleiros e por saber receber, mas cada vez mais a nossa hotelaria começa a ser conhecida pela sua qualidade e capacidade de surpreender. E isso também passa pela tecnologia e pela inovação, que assumem uma maior dimensão na hotelaria. A dinâmica do sector hoteleiro é um dos factores de atracção do Turismo em Portugal”, defende José Frazão.

    Para além dos expositores e do lançamento de novos produtos, a Decorhotel será também palco para discutir os desafios que o sector enfrenta. No primeiro dia do certame, 24 de Outubro, terá lugar o seminário da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP). Da parte da tarde discutir-se-á a “Inteligência Artificial na Hotelaria” e o dia terminará com a conferência organizada pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP): “Preparar 2025 – Oportunidades de Financiamento na Hotelaria”.

    O certame que nasceu na Batalha, cresceu em Lisboa e reforça presença no Porto está já a olhar para a edição de 2025, desta feita em Lisboa, numa altura em que se ultimam os números mais recentes do investimento que o sector da hotelaria já concretizou este ano, antecipando-se um ano de forte crescimento, (ver mais à frente neste especial), enquanto se projecta em alta para 2025. “É assim! Já encerramos uma feira a pensar no futuro”, conclui José Frazão.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Imobiliário

    “O nosso plano de expansão reflecte-se na constante diversificação do portfólio”

    Habitação, turismo e agricultura biológica são algumas das áreas onde a Libertas actua. Com dezenas de projectos e uma marca consolidada em diferentes zonas do País, a Grande Lisboa e o Algarve continuam a ser os principais focos de investimento, mas a diversificação dos seus activos segue o rumo das melhores oportunidades, sejam em centros urbanos ou em áreas emergentes

    Cidália Lopes

    Pascal Gonçalves e Cecile Gonçalves, administradores do Grupo Libertas e António J. Gonçalves, CEO do Grupo Libertas

    A Quinta da Trindade, no Seixal, ou a Praia do Sal e, mais recentemente, a reabilitação do antigo Alfoz, em Alcochete, são alguns dos empreendimentos que marcam o percurso do Grupo Libertas. Se o início da actividade da promotora começou com projectos de habitação, actualmente, o seu portfolio é bastante diversificado e tocam não só o segmento residencial, como também a hotelaria, tendo criado a marca Stay Upon, e o turismo residencial, assim como a agricultura biológica, como a produção própria de vinhos, e para onde estão previstos a construção de hotéis rurais.

    Ainda, recentemente, a Libertas marcou os 20 anos de presença no Algarve e anunciou mais um conjunto de investimentos na ordem dos 100 milhões de euros. Mas a sua acção não se centra apenas a Sul.

    Sem, no entanto, revelar valores, Cecile Gonçalves, administradora do Grupo, falou com o CONSTRUIR sobre um conjunto de empreendimentos que a promotora tem, também, em desenvolvimento na Grande Lisboa, nomeadamente, em Belém e do outro lado do Tejo, em Alcochete e Seixal, tanto para habitação como para turismo.

    “Além dos projectos em Lisboa, Alcochete, Seixal, Faro, Albufeira e Ferragudo temos actuação na Figueira da Foz, reforçando a nossa presença estratégica no litoral português”

    O segmento turístico tem sido uma aposta do Grupo nos últimos anos, tendo sido criada uma marca própria. Qual a estratégia para este segmento nos próximos anos?

    Sim, a StayUpon Hospitality Group já conta com quatro unidades, em Lisboa e Alcochete, incluindo o Upon Lisbon Prime Residences, em Benfica, o Praia do Sal Resort e o Upon Vila, na bem preservada vila de Alcochete, o Upon Angels e as Casas da Baixa, no centro de Lisboa. O nosso próximo grande passo será a abertura do Upon Bay Mundet, em 2025, um hotel-apartamentos de quatro estrelas à beira-rio, que se destaca pela sua singularidade e inovação. Este projecto combina a riqueza histórica do local com uma construção de alta qualidade, resultante da renovação da icónica “Fábrica da Cortiça” no Seixal, um edifício com um forte valor patrimonial e cultural.

    Acreditamos que o futuro da hotelaria, tal como no imobiliário, está na intersecção entre inovação, sustentabilidade e experiências diferenciadas, e é nessa linha que todo o Grupo tem moldado a sua estratégia e investimento. Apostamos em criar valor, tanto para os nossos investidores como para os clientes que continuadamente confiam na Libertas para seu parceiro.

    Neste segmento, mas numa vertente diferenciada, o Grupo tem em desenvolvimento dois projectos numa óptica de Sustentabilidade. Por um lado, a Herdade do Alto do Pina (onde já existe a produção de vinhos) e para onde está previsto a construção de um conjunto de moradias, residência de estudantes e um hotel rural e os dois hotéis rurais para a Praia dos Tomates. Em que fase se encontram estes projectos?

    A sustentabilidade tem sido um pilar fundamental em todos os projectos do Grupo, e isso reflecte-se, claramente, no que temos em curso. A Herdade do Alto do Pina é um exemplo concreto do nosso compromisso com práticas ecológicas. Além de já produzir vinhos biológicos da marca “D. Joaquina”, a herdade também inclui pomares e áreas de produção de cortiça, bem como criação de vacas da raça Limousine, tudo gerido de acordo com os princípios da agricultura biológica e certificados pela Certiplanet. Em termos de construção, estamos a avaliar as melhores soluções para desenvolver este local, garantindo que qualquer intervenção respeite a essência ecológica da herdade.

    Procuramos sempre as melhores soluções ambientais nos projectos de construção que desenvolvemos, e a maioria dos nossos empreendimentos conquista certificações ambientais e energéticas (A, A+, Aqua+), reforçando o nosso forte compromisso com práticas sustentáveis.

    Sobre o projecto turístico para a Praia dos Tomates não há, ainda, novidades para já.

    Ainda na óptica do turismo, têm há alguns anos a intenção de desenvolver um projecto junto à Praia de Albarquel, em Setúbal. Em que fase se encontra? Mantém-se o investimento?

    Mantém-se o interesse, apesar da necessária alteração da área de intervenção inicialmente prevista, com a intenção de recuperar as antigas instalações militares que ali se encontram e adaptá-las para um hotel de cinco estrelas. Contudo, também, este projecto está numa fase bastante embrionária, pelo que, de momento, não pretendemos dar mais detalhes.

    Palácio Santa Clara

    Recentemente, apostaram também na reabilitação de um antigo Palácio em Lisboa. Em que fase se encontra este projecto? Estamos a falar de um projecto turístico ou residencial?

    É um projecto misto. O empreendimento residencial Palácio Santa Clara – The Standard Residences foi recentemente concluído e está pronto para habitação. Este condomínio exclusivo situa-se num edifício do século XIX, que outrora serviu como Hospital da Marinha. Paralelamente, estamos a reabilitar uma área para um hotel de cinco estrelas e um hotel-apartamentos, ambos operados pela prestigiada cadeia “The Standard”, com conclusão prevista para 2026.

    A promoção imobiliária deste condomínio privado é fruto de uma parceria entre a Stone Capital e o Grupo Libertas, tendo a construção ficado a cargo do nosso Grupo, por via da empresa Ecoárea.

    À excepção do vosso edifício-sede e do Santa Clara, não têm apostado na reabilitação. Depois deste projecto, têm mais investimentos previstos na reabilitação?

    Sim, estamos a desenvolver outro projecto em Lisboa, o Heritage by Unique Belém, que será anunciado em breve. A reabilitação de edifícios continua a ser uma área de interesse para o Grupo Libertas e, sempre que identificamos oportunidades que se alinhem com os nossos objectivos estratégicos, investimos com empenho.

    “A Quinta da Trindade continua a ser um projecto com participação activa do Grupo Libertas, que se mantém envolvido como accionista, e no desenvolvimento e comercialização da área”

    Um dos vossos projectos mais emblemáticos – a Quinta da Trindade – está actualmente sob gestão da Norfin. A Libertas mantém-se como proprietária ou alienou os empreendimentos? Qual a estratégia para este local?

    A Quinta da Trindade continua a ser um projecto com participação activa do Grupo Libertas, que se mantém envolvido como accionista, e no desenvolvimento e comercialização da área. Este projecto ambicioso tem sido um motor de transformação da área envolvente, contribuindo significativamente para a reestruturação urbana local e isso é um exemplo claro do nosso compromisso, ao longo dos anos, em criar polos de urbanização que atendam às necessidades crescentes das cidades modernas.

    A Quinta da Trindade está a dotar a cidade de novos acessos, facilitando a mobilidade e melhorando a integração da zona entre si com o restante tecido urbano. Além disso, a área está a ser equipada com uma série de infraestruturas que reforçam a qualidade de vida dos residentes. Esta visão integrada de urbanização não só melhora a funcionalidade do espaço, como também contribui para o crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade.

    “Acreditamos que o futuro da hotelaria, tal como no imobiliário, está na intersecção entre inovação, sustentabilidade e experiências diferenciadas, e é nessa linha que todo o Grupo tem moldado a sua estratégia e investimento”

    À excepção de Pombal, a vossa actuação tem se cingido à Grande Lisboa e ao Algarve. Que outras localizações estão no radar e em que segmentos?

    Actualmente, além dos projectos em Lisboa, Alcochete, Seixal, Faro, Albufeira e Ferragudo temos actuação na Figueira da Foz, reforçando a nossa presença estratégica no litoral português.

    O nosso plano de expansão reflecte-se na constante diversificação do portfólio e na identificação de oportunidades em regiões com potencial de crescimento, seja em centros urbanos ou em áreas emergentes. O foco do Grupo Libertas está em desenvolver empreendimentos residenciais modernos, integrados e que combinem qualidade superior com soluções ambientalmente responsáveis.

    Embora os nossos empreendimentos já sejam reconhecidos pela sua elevada qualidade, temos também a preocupação constante de fazer crescer a oferta imobiliária em Portugal, naturalmente, de forma equilibrada. O nosso compromisso é então garantir que contribuímos para este aumento, abrangendo vários segmentos, sem comprometer os padrões de conforto e inovação que são pilares essenciais desde a fundação do Grupo Libertas.

    Lux Garden EVO

    Fichas de Projectos:

    Lux Garden Evo – Com 120 habitações em Faro (em frente ao Lux Garden). Lançamento da primeira pedra em Novembro deste ano. Projecto a cargo do gabinete de arquitectura TIP, liderado por Tiago Palmela.

    Unique Albufeira – Primeira fase da construção em Fevereiro de 2025. Com 140 habitações, tem projecto do gabinete TIP, de Tiago Palmela.

    Marina de Albufeira – Projecto ainda numa fase inicial

    Loulé – Projecto ainda numa fase inicial

    Unique Benfica – Com 38 apartamentos, tem previsão de conclusão para o segundo trimestre de 2025. Arquitecto de José Mateus, do atelier ARX e projecto de interiores do 4ponto7 Interiores

    Heritage by Unique Belém – Projecto de reabilitação em Belém, cuja comercialização deverá iniciar em breve.

    Unique Tagus – Em Alcochete, encontra-se em construção e com previsão de entrega no final de 2025.

    Riva – Localizado na Quinta da Trindade, no Seixal, é um empreendimento de primeira linha do rio Tejo. A sua conclusão está apontada para meados de 2027.

    Upon Bay Mundet Seixal – Hotel-apartamentos de quatro estrelas, na Baía do Seixal, com entrega prevista para 2025, sob gestão da StayUpon Hospitality

    Albufeira Garden – Em fase de construção, deverá ser entregue em meados de 2025.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Pedro Novo, presidente do Conselho Directivo Regional de LVT – OA e membro da comissão executiva do CIHEL

    Arquitectura

    Arquitectos são os “verdadeiros especialistas em matéria de habitação”

    No 5º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL) foram apresentadas as melhores práticas de habitação nas cidades dos países lusófonos, como forma de contribuir para a “formação de massa critica e de soluções”. Ao CONSTRUIR, Pedro Novo, presidente do Conselho Directivo Regional LVT – OA e membro da comissão executiva do CIHEL, destacou a importância do papel dos arquitectos neste processo

    Cidália Lopes

    5º CIHEL

    Sob o mote “Fazer Habitação”, este congresso foi uma organização conjunta da Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, a Câmara Municipal de Lisboa e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

    O encontro contou, ainda, com diversas visitas técnicas, nomeadamente ao Bairro Cooperativo do Vale Formoso de Cima, em Marvila, onde se encontram já disponíveis para arrendamento 155 novas habitações e às obras de reabilitação da Vila Romão da Silva, em Campolide, que permitiu acrescentar três fogos ao parque habitacional já existente.

    Ao longo de três dias, especialistas do espaço lusófono, que incluem arquitectos, urbanistas, engenheiros, geólogos, sociólogos, abordaram a problemática da habitação e do fazer habitação, uma preocupação cimeira no debate político nacional e internacional, tendo sido apresentadas as razões para a situação actual e propostas as potenciais soluções para superar a escassez de fogos disponíveis, com todos os pressupostos de bem-estar aplicados aos espaços domésticos, à vizinhança e à cidade.

    Segundo a organização, o problema da habitação é “multifactorial” e não se vislumbra uma solução definitiva, no entanto, uma abordagem combinada de políticas públicas mais rigorosas e exigentes, modelos de habitar dinâmicos e alternativos e mudanças nos sistemas construtivos poderão ser as fundações para uma resposta abrangente e eficaz às actuais necessidades de habitação.

    Os arquitectos “são quem escreve, investiga, e aponta soluções; são quem desbrava o passado na tentativa de antecipar o futuro, pesquisa continuamente soluções para criar mais e melhores políticas de habitação, viaja para conhecer outros exemplos noutras realidades que possam ser úteis ao País”

    Através da troca de conhecimento com base nas melhores práticas nas cidades dos países lusófonos, a organização do CIHEL acredita estar a contribuir para a formação de massa critica e de soluções que possam ser adaptadas ou replicadas às diferentes realidades.

    Pedro Novo, falou sobre a importância da conferência e de como esta pode ser uma oportunidade para mostrar “novas visões e estudos para cada contexto”. Além disso é, ainda, uma demonstração de que os arquitectos pretendem ser “parceiros de diálogo” e que estão disponíveis para trabalhar com o Governo “não só no que diz respeito à prática do projecto”, mas também no desenvolvimento de “estratégias para produção de habitação”, refere.

    Políticas, novas formas de habitar, construção e promoção são os temas em destaque no CIHEL e são, também, os pontos críticos da habitação que em conjunto podem contribuir para definir soluções e, neste sentido, Pedro Novo olha para esta problemática de formamultifactorial” e, por isso, de “difícil resolução”.

    “Não há uma solução definitiva para a crise de habitação, no entanto, uma abordagem combinada de políticas públicas mais rigorosas e exigentes, modelos de habitar dinâmicos e alternativos e mudanças nos sistemas construtivos poderão ser pressupostos de base para uma resposta abrangente e eficaz às actuais necessidades de habitação”, acredita o arquitecto.

    “Construir estratégias”

    Na conferência, a Ordem dos Arquitectos destacou, ainda, a sua total “disponibilidade e interesse” em trabalhar com o Governo no sentido de “construir estratégias para mitigar e inverter o problema da habitação no País”.

    “São de facto os arquitectos os verdadeiros especialistas em matéria de habitação. E não me refiro exclusivamente à prática do projecto. Refiro-me sobretudo às estratégias para produção de habitação. São quem escreve, investiga, e aponta soluções; são quem desbrava o passado na tentativa de antecipar o futuro, pesquisa continuamente soluções para criar mais e melhores políticas de habitação, viaja para conhecer outros exemplos noutras realidades que possam ser úteis ao País, afirma Pedro Novo

    Veja-se a título de exemplo o próprio CIHEL, em que mais de 70% dos artigos científicos são de arquitectos investigadores. “Este é um tema muito caro aos arquitectos, que abraçam quotidianamente a causa, para garantir que os portugueses têm acesso em tempo útil e a preços ajustados, a uma habitação condigna”.

    “Abordagens integradas, adaptadas a cada contexto”

    Congressos como o CIHEL são cruciais na “percepção e entendimento” do fenómeno e dos seus problemas, permitindo a troca de conhecimento com base nas “melhores práticas das cidades e países lusófonos”. Aqui expõem-se novas visões e estudos para cada contexto específico, conduzindo à “formação de massa crítica e soluções” que possam ser adaptadas ou replicadas às diferentes realidades.

    “Talvez a direcção certa esteja na combinação de várias abordagens integradas, adaptadas a cada contexto e sobretudo alinhadas com os desafios e necessidades contemporâneas”, sugere.

    É, por isso, “imensurável” a importância de uma conferência como a CIHEL nos tempos actuais. Num contexto em que a crise habitacional se agrava ao nível global, afectando tanto países desenvolvidos, como em desenvolvimento, a CIHEL procura ser uma “plataforma essencial de debate e partilha” de conhecimento de âmbito internacional, promovendo a produção de conhecimento nos vários cantos do mundo.

    “Uma abordagem combinada de políticas públicas mais rigorosas e exigentes, modelos de habitar dinâmicos e alternativos e mudanças nos sistemas construtivos poderão ser as fundações para uma resposta abrangente e eficaz às actuais necessidades de habitação”

    “As colaborações e experiências que possam advir destes três dias de congresso serão um legado para muitos dos investigadores presentes. É essencial a promoção de colaborações entre os diversos especialistas, na aprendizagem com os exemplos estrangeiros, e na partilha de conhecimento produzido através da aplicação de novas tecnologias, práticas sustentáveis e modelos alternativos de habitar”, salienta.

    Os exemplos internacionais são vários, mas no que diz respeito às políticas de reabilitação e controlo de rendas, Pedro Novo destaca as iniciativas encetadas pelo ‘ajuntamento’ de Barcelona numa tentativa de equilibrar a crescente procura turística com as necessidades habitacionais dos habitantes locais.  Ou, por outro lado, a política de promoção de bairros sustentáveis na Dinamarca, em particular em Copenhaga, assim como a difusão de projectos co-housing que possibilitam a partilha de recursos através da vivência de espaços comuns, promovendo uma cultura de sustentabilidade em vida comunitária.

    O exemplo de Viena, na Áustria, enquanto referência internacional, onde o modelo implementado com enorme sucesso permite oferecer às populações habitação acessível de alta qualidade através da combinação de subsídios governamentais para a construção das habitações, com sistemas de gestão pública no controle das rendas.

    Recuperar o “espirito” do SAAL

    Também Portugal já teve bons exemplos relacionados com os movimentos para a habitação, sendo o SAAL um dos mais destacados. Foi um programa de apoio habitacional criado pós 25 de Abril, que promoveu a produção de habitação com a participação activa das comunidades locais em relação directa com os arquitectos.

    Apesar do curto período de duração, o SAAL ainda hoje é recordado como “exemplo de excelência” plantando um importante legado na arquitectura e no urbanismo português.

    Contudo, olhando para as actuais experiências de sucesso, haverá outros modelos que actualmente se “revestem do mesmo espírito”, ajustados a processos de co-criação habitacional. “Penso que será esse o caminho a seguir”, reforça.

    Sobre o autorCidália Lopes

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