Cosentino anuncia plano de expansão para a América do Norte
Segundo a empresa, o objectivo desta nova infraestrutura, passa por “oferecer um serviço mais eficiente, atender à procura do seu principal mercado de vendas global e reduzir a pegada de carbono”. Um investimento global que ronda os 250 M€

CONSTRUIR
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
Com um investimento total estimado em 270 milhões de dólares (249,5 milhões de euros), a empresa assinou um acordo com a Câmara Municipal de Jacksonville, na Flórida (EUA) para a aquisição de um terreno e o desenvolvimento de uma nova fábrica na cidade norte-americana.
Segundo a empresa, o objectivo desta nova infraestrutura, passa por “oferecer um serviço mais eficiente, atender à procura do seu principal mercado de vendas global e reduzir a pegada de carbono”.
A América do Norte (EUA e Canadá) gera quase 60% do volume de negócios total do grupo, mercado onde detém uma das maiores redes logísticas e de distribuição de uma empresa espanhola com 60 infraestruturas próprias.
Sujeito ainda à conclusão do processo de negociação, o início das obras está previsto para Janeiro de 2025, com uma data de conclusão prevista para o final de 2028.
Nos próximos três anos, a Cosentino pretende, ainda, destinar 400 milhões de euros ao seu novo plano de investimentos que inclui o crescimento do complexo industrial de Cantoria (Almeria), o seu processo de internacionalização e melhorias em termos de sustentabilidade e eficiência energética.
“Este é um dos nossos maiores marcos até agora. O mercado norte-americano passou a representar mais da metade das nossas vendas globais desde que estabelecemos uma posição aqui em 1997, e desempenhou um papel fundamental no posicionamento de nossa marca na vanguarda da indústria. Este empreendimento faz parte da nossa visão de longo prazo e está em desenvolvimento há muitos anos. Estamos confiantes de que a nova fábrica impulsionará ainda mais o crescimento nos próximos anos”, disse Eduardo Cosentino, ceo da Cosentino NorthAmerica e vice-presidente executivo de Vendas Globais.
Esta é a segunda grande expansão da marca internacional para a Flórida. Em 2017, a Cosentino transferiu a sua sede nas Américas de Houston para Coral Gables.
Actualmente, a Cosentino emprega quase seis mil pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.400 na América do Norte para apoiar os seus escritórios corporativos. A empresa tem uma das maiores redes de logística e distribuição de uma empresa do seu sector com 60 infraestruturas próprias, incluindo 45 centros de distribuição, cinco centros logísticos e os seus 10 showrooms nos EUA e Canadá.