A LG Electronics Inc. acaba de anunciar os seus resultados financeiros para o ano de 2024, divulgando uma receita consolidada de 87,73 biliões de wons coreanos (cerca de 61 mil milhões de dólares) e um lucro operacional de 3,42 biliões de wons coreanos (2,3 mil milhões de dólares), o que marca um novo recorde ao nível da receita anual da história da empresa.
Em termos de receitas, tanto o negócio de electrodomésticos como o de componentes para veículos, continuaram a crescer pelo nono ano consecutivo, gerando uma maior receita. A LG Home Entertainment Company e a Business Solutions Company também registaram um aumento da receita com comparação com o ano anterior.
O lucro operacional registou uma ligeira descida face a 2023, principalmente devido a factores externos, como o atraso na recuperação da procura global de electrodomésticos e o aumento dos custos logísticos no segundo semestre do ano. Apesar destes desafios, a empresa manteve uma estrutura de lucros estável numa base anual. Esta estabilidade foi alcançada através do crescimento qualitativo resultante da reestruturação do portefólio de negócios e do efeito de alavancagem operacional do aumento das vendas.
Performance empresarial em 2024
A LG Home Appliance & Air Solution Company reportou uma receita de 33,2 biliões de wons coreanos (23,1 mil milhões de dólares) em 2024. Depois de ultrapassar os 30 biliões de wons coreanos (20,9 mil milhões de dólares) em receitas anuais pela primeira vez há dois anos, a empresa continuou a demonstrar uma performance sustentável, alcançando um crescimento das receitas na ordem dos dois dígitos no último ano. O lucro operacional atingiu os 2,04 biliões de wons coreanos (1,4 mil milhões de dólares), superando os desafios colocados pelos aumento dos custos logísticos, o que marca a primeira vez, desde 2021, em que a empresa ultrapassa os 2 biliões de wons coreanos (1,39 mil milhões de dólares) em lucro operacional.
O crescimento qualitativo da empresa foi impulsionado por mudanças nos seus modelos de negócios, que incluem serviços de subscrição de electrodomésticos e vendas direct-to-consumer (DtC). A receita proveniente da subscrição de electrodomésticos aumentou mais de 75% face ao ano anterior, aproximando-se dos 2 biliões de wons coreanos (1,39 mil milhões de dólares). Além disso, o segmento B2B, que inclui sistemas AVAC, continuou a expandir-se.
Estratégia de negócios em 2025
A LG vai perseguir consistentemente o crescimento qualitativo através da inovação do portefólio de negócios, apesar do mercado global em rápida mudança e do ambiente competitivo. Após o reagrupamento das unidades operacionais de negócios da empresa no final do ano passado, a LG pretende reforçar as sinergias entre os seus negócios e melhorar a eficiência operacional. Além disso, a LG vai concentrar-se no fortalecimento da competitividade fundamental dos seus negócios em termos de qualidade e custos, assegurando, ao mesmo tempo, uma estrutura de lucros sólida.
A LG Home Appliance Solution Company planeia lançar novos produtos com especificações regionais e aplicações de IA, com o objectivo de expandir as vendas através do aumento da comercialização das suas linhas de zona de volume. A empresa também vai apostar no seu negócio de soluções domésticas com IA para atingir a sua meta “Zero Labor Home, Makes Quality Time”. Além disso, o negócio de subscrição vai expandir-se activamente para além da Coreia do Sul, Malásia e Taiwan, chegando à Tailândia, Índia e outras regiões de forma a criar novas oportunidades de forma contínua.
A LG Media Entertainment Solution Company pretende expandir as vendas de produtos premium, como OLED e QNED, e, paralelamente, fornecer experiências diferenciadas aos clientes através de recursos inteligentes. Nesse sentido, a empresa vai integrar as operações dos negócios baseados em ecrãs da LG – incluindo TVs, dispositivos de IT e displays de informação – para optimizar as sinergias entre os negócios de hardware e plataformas. Além disso, o webOS será desenvolvido numa plataforma integrada de conteúdo e serviços para utilização interna e externa através de um investimento contínuo em conteúdo e expansão de parcerias.
Por sua vez a LG Vehicle Solution Company pretende afirmar-se como mais do que um fornecedor de componentes para veículos, evoluindo para um fornecedor de soluções inovadoras para toda a experiência no veículo. A empresa vai concentrar-se em garantir capacidades SVD em preparação para o futuro. Também se vai esforçar para manter receitas estáveis com base nas suas carteiras de encomendas de pedidos e, ao mesmo tempo, melhorar o nível de lucro através de uma otimização do mix de produtos e de melhorias operacionais gerais.