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Thermosite apresenta sistema de regulação para pavimento radiante

O novo sistema HCC100 usa como interface de programação o Evohome, um display touch-screen que permite o utilizador gerir cada divisão individualmente e que pode, também, ser gerido pelo telemóvel para a app Resideo Pro

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A Thermosite, uma empresa de distribuição de equipamentos de ar condicionado, aquecimento, solar, fotovoltaico, pavimento radiante, válvulas, controlo e ventilação, apresenta um novo sistema de regulação para instalações de pavimento radiante, em representação da Honeywell Home em Portugal.

O novo sistema HCC100 usa como interface de programação o Evohome, um display avançado touch-screen que permite o utilizador gerir cada divisão individualmente, que também pode ser gerido pelo telemóvel em instalações com wifi ou por Bluetooth para a app Resideo Pro, com possibilidade, ainda, de interligação com os periféricos e o comando por Radio Frequência (RF).

Desta forma, é possível definir zonas de aquecimento e arrefecimento, ou seja, até seis zonas com fio, ou oito zonas sem fio ou, ainda, uma mistura destas, até um máximo de oito zona, cuja mudança (aquecimento/arrefecimento) pode ser feito por contacto externo ou por termostato Opentherm.

A ‘ajuda’ do algoritmo inteligente

No que diz respeito ao controlo de bombas de calor, o sistema assegura que a bomba funciona apenas quando há uma necessidade de uma das zonas, sendo que as temporizações necessárias são ajustáveis através da aplicação. Também as temperaturas das zonas são controladas por um algoritmo inteligente, através da abertura e fecho dos actuadores, o que cria um efeito de equilíbrio hidráulico resultando num caudal mais constante para melhorar a eficiência.

Também através do controlo inteligente de auto-aprendizagem (lógica fuzzy), o HCC100 converte as exigências individuais da zona numa única exigência de calor ou frio para o aparelho. O tipo de aparelho pode ser configurado através da aplicação, que ajusta automaticamente os parâmetros para um controlo optimizado.

Quando arranca, o controlador verifica automaticamente as entradas dos termóstatos de zona com fios, as entradas dos sensores, as saídas dos termóstatos, as entradas OpenTherm e a ligação wifi. Isto será mostrado na aplicação no início da configuração e pode ser usado para verificar se a cablagem está correctamente instalada.

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InnoWave investe 1M€ na estratégia de inteligência artificial generativa

Através da nova estratégia NEXT, a tecnológica portuguesa pretende atingir uma facturação de 50 milhões de euros, em 2028

A InnoWave, empresa tecnológica portuguesa, vai investir 1 milhão de euros em Inteligência Artificial Generativa (IAGen) para acelerar a sua transformação digital, através da integração de IA em toda a oferta de serviços e impulsionar a estratégia NEXT. Com este plano inovador a InnoWave pretende alcançar uma facturação de 50 milhões de euros, até 2028.

A estratégia NEXT, lançada este ano pela InnoWave, tem como objectivo acelerar a adopção da inteligência artificial na empresa reforçando competências internas, optimizando processos e fomentando um ecossistema de inovação.

Estruturada por seis pilares: talento, ecossistema, valor para o cliente, excelência operacional, governança e comunicação, a abordagem procura integrar a IA de forma transversal em todas as áreas do negócio. Esta abordagem já está a ser aplicada, refletindo-se tanto no desenvolvimento interno de talento e soluções baseadas em IA, como na colaboração ativa com clientes, o seu próprio ecossistema de start-ups e parceiros tecnológicos.

“Nos últimos dois anos, a indústria de tecnologia passou por disrupções significativas que impactaram directamente o nosso negócio. Já estávamos a investir em iniciativas de IA há algum tempo, mas o aparecimento da IA Generativa acelerou esta transformação. Há um ano, começámos a avaliar o impacto dessa revolução na InnoWave e percebemos a necessidade de uma mudança estrutural no nosso modelo de negócio. Com a NEXT, estamos a tornar a InnoWave mais ágil, eficiente e preparada para um crescimento sustentável, utilizando GenAI para aumentar a produtividade de todos os InnoWavers, ajudando em todas as tarefas que a equipa faz hoje em dia (ideação, gestão de projeto, análise, arquitetura, desenvolvimento SW, testes). Este investimento é fundamental para reforçar a nossa liderança e gerar ainda mais valor para clientes e parceiros”, indica Tiago Gonçalves, CEO da InnoWave.

Em 2024, a InnoWave registou uma facturação de 22 milhões de euros, dos quais 60% fora de Portugal, sustentada por projectos no sector das telecomunicações, serviços financeiros e energia. Para este ano, a tecnológica prevê alcançar uma facturação global de 26 milhões de euros, impulsionada por um crescimento mais significativo no mercado dos Estados Unidos. Com uma equipa de gestão já estabelecida no país, esta região deverá ser responsável em 2025 por 27% da receita total da InnoWave.

Para garantir uma transição eficaz para um ambiente de trabalho mais orientado por IA, a tecnológica está a investir na capacitação dos seus colaboradores, através de programas de formação interna e parcerias estratégicas, assegurando que as equipas possuem as competências necessárias para utilizar e integrar esta tecnologia nas operações diárias. “A inovação tecnológica não se limita só ao acesso à tecnologia, mas sim também à capacidade de atrair e desenvolver talento altamente qualificado. O verdadeiro sucesso está em ter as pessoas certas, com a formação certa para resolver os problemas dos clientes”, revela Tiago Gonçalves.

Entre as iniciativas tecnológicas da estratégia NEXT, destaca-se o AgentWave, uma plataforma de agentes a ser desenvolvida para optimizar todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software, desde à análise de requisitos, arquitectura, desenvolvimento e testes. Criado para dar apoio às equipas internas, esta ferramenta assegura uma maior qualidade, segurança e rapidez na entrega de soluções aos seus clientes.

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GEBALIS - Lona DURANTE Levantamento R. R. D António Luís Sousa B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7; para o CP 355 ( Contrato Programa 355 ) EMP/58/GBL/2024. Sexta feira 28 de Março de 2025. (ANTONIO AZEVEDO/GEBALIS)
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Gebalis apresenta execução orçamental acima de 99% pelo terceiro ano consecutivo

Relatório e Contas da Gebalis revela ainda a conclusão das primeiras três grandes empreitadas do Programa ‘Morar Melhor’, a reabilitação de 450 fogos em 2024, e a diminuição do valor de rendas em dívida

A Gebalis, entidade responsável pela gestão dos bairros camarários do município de Lisboa, executou 99,89% do orçamento dotado para 2024, um resultado que se aproxima dos 100%, pelo terceiro ano consecutivo. O Relatório e Contas da Gebalis aponta como principais pontos a execução dos Contratos Programa ‘Morar Melhor’, a reabilitação de mais 450 fogos habitacionais e a diminuição do valor das rendas em dívida em mais de 400 mil euros.

Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, sublinha que “a par do investimento feito pelo município no programa ‘Morar Melhor’, que não tem precedentes, devo enaltecer o trabalho feito pelas equipas da Gebalis, num ano especialmente exigente, marcado pelo início de múltiplas empreitadas em simultâneo – algo inédito tanto na empresa, como nos próprios bairros municipais da capital. Os dados reportados materializam o compromisso da Gebalis com a cidade e, principalmente, com os moradores do parque habitacional da Câmara de Lisboa.”

Em 2024, a Gebalis concluiu as quatro primeiras grandes empreitadas do programa Morar Melhor, nos bairros dos Alfinetes, Padre Cruz, Telheiras Sul e Quinta dos Barros, e reabilitou 450 fracções habitacionais. Entre 2022 e o final de 2025, está prevista a reabilitação de um total de 1.810 fracções. Durante o último ano, foram ainda iniciadas 35 novas empreitadas de reabilitação do Programa Morar Melhor, que beneficiará 402 edifícios municipais. Destaca-se, igualmente, a celebração do Contrato-Programa 749CM2024, no valor de 4 milhões de euros, destinado a acções de manutenção, conservação e à resposta através dos Serviços SOS.

No que respeita à gestão da dívida, o ano de 2024 registou uma redução significativa do valor em dívida referente a rendas, num total de 403.201,62 euros face ao montante apurado a 31 de Dezembro de 2023. Este resultado é fruto de um plano de acção centrado na proximidade com as famílias, promovendo a identificação de recursos formais e informais que contribuam para a recuperação da dívida e a estabilidade habitacional dos moradores. Em 2024, ano em que as rendas não sofreram aumentos pela segunda vez consecutiva, 1.675 famílias beneficiaram de reduções temporárias ou definitivas no valor da renda.

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Imovirtual estabelece parcerias com Photobooking e CASAFARI

Imovirtual estabelece parcerias estratégicas com Photobooking e Casafari para apoiar o sector imobiliário. Com estas parcerias os clientes do Bundle Premium passam a contar com serviços multimédia avançados e acesso privilegiado ao mercado imobiliário português

O Imovirtual, portal imobiliário em Portugal, estabeleceu duas novas parcerias estratégicas. Os clientes do bundle Premium têm agora acesso a condições exclusivas nos serviços da Photobooking e da CASAFARI, com o objectivo de potenciar a qualidade e eficácia da sua actividade profissional.

A parceria com a Photobooking, uma plataforma MaaS, Media as a Service nacional, permite que os clientes Imovirtual acedam a serviços multimédia, incluindo captação e edição de fotografias e vídeos profissionais, visitas virtuais entre outros. Estes serviços têm como objectivo melhorar significativamente a qualidade dos anúncios imobiliários, tornando-os visualmente mais impactantes e eficazes na atracção de potenciais clientes.

Neste contexto, os clientes do Imovirtual têm automaticamente direito a um crédito na Photobooking, renováveis mensalmente e sem valor mínimo exigido. A partir da segunda marcação mensal, têm também acesso a um cashback por marcações realizadas, beneficiando assim de uma maior eficiência económica na utilização destes serviços.
Segundo David Rufino, CEO da Photobooking, “Temos como missão a profissionalização da imagem no sector imobiliário, sendo que para escalar esse impacto de forma significativa, a associação a uma grande plataforma de promoção de imóveis torna-se essencial. A escolha do Imovirtual surge naturalmente, pela sua dimensão, relevância e alcance no mercado nacional, uma vez que com esta colaboração, os mediadores ganham uma nova ferramenta para produzir conteúdos com mais eficiência e qualidade.”

Por sua vez, a parceria com a CASAFARI, plataforma big data e inteligência artificial aplicada ao mercado imobiliário, oferece aos clientes Imovirtual um acesso privilegiado e centralizado a sua plataforma com toda a oferta imobiliária disponível em Portugal, abrangendo imóveis anunciados por profissionais e particulares. Através desta ferramenta, os profissionais passam a beneficiar de filtros avançados, alertas em tempo real, análise rigorosa das variações de preços, relatórios detalhados baseados em dados históricos e insights estratégicos que facilitam a identificação de oportunidades de mercado antes da concorrência.

De acordo com Andreia Martins da Costa, head of sales Portugal CASAFARI, “a parceria entre a CASAFARI e o Imovirtual oferece aos utilizadores premium acesso exclusivo a dados e insights da maior base de dados imobiliária da Europa. Esta colaboração com um dos portais líder em Portugal reforça uma relação de confiança construída ao longo de anos, focada em trazer mais inteligência e eficiência ao mercado imobiliário”.

Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual, refere ainda que “estas colaborações estratégicas exclusivas com duas marcas do mercado reforçam o posicionamento do Imovirtual em capacitar os profissionais de forma a ajudá-los em tomadas de decisões e em oferecer maior qualidade aos anúncios. No fim, beneficiamos todo o sector e também o consumidor final, que é quem está a procura de casa”.

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Vulcano promove curso sobre instalação de Piso Radiante

O curso, que se destina a instaladores, recém-licenciados e projectistas, irá ter lugar nos dias 15 e 16 de Maio de 2025, no Instituto do ISQ Taguspark, e nos dias 20 e 21 de Novembro, no ISQ Grijó, em horário laboral

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O Instituto de Formação Vulcano (IFV), espaço de formação e certificação dos profissionais de hoje e do futuro nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, divulga o seu curso sobre ‘Piso Radiante – Dimensionamento e Instalação’.

O curso, que se destina a instaladores, recém-licenciados e projectistas, irá ter lugar nos dias 15 e 16 de Maio de 2025, no Instituto do ISQ Taguspark, e nos dias 20 e 21 de Novembro, nas instalações do ISQ Grijó, em horário laboral.

Com uma duração de 14 horas, esta formação proporcionará aos formandos aprendizagens acerca de dimensionamento de um sistema por piso radiante, sistemas de regulação e controlo, interligação com a unidade de produção de energia – caldeira / bomba de calor, bem como os princípios básicos da climatização: aquecimento, arrefecimento, ventilação e controlo de humidade.

O curso possui, ainda, uma componente prática, na qual os formandos irão abordar temáticas como a leitura e interpretação de um projecto de aquecimento central por piso radiante, a preparação do trabalho e execução de um sistema por piso radiante, assim como o enchimento e teste do sistema.

Com o curso, pretende-se que formandos fiquem aptos a dimensionar e definir esquemas de princípio de implantação de sistemas de climatização por pavimento radiante, assim como a instalar, ensaiar e regular o funcionamento de um sistema de climatização, e, finalmente, a propor técnica e economicamente uma solução de climatização residencial por pavimento radiante.

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Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector

A feira voltou a decorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal, uma aposta estratégica que tem vindo a reforçar o impacto e o alcance dos dois eventos. Juntas, as feiras ocuparam mais de 45.000 m² de área de exposição, recebendo um total de 33.500 visitantes

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A 27.ª edição da Tektónica, Feira Internacional da Construção, promovida pela Fundação AIP, encerrou com um balanço “extremamente” positivo, marcado pelo crescimento significativo no número de empresas participantes, quer nacionais quer internacionais, e, sobretudo, pela forte adesão de visitantes profissionais e público em geral.
Realizada entre os dias 10 e 12 de Abril na Feira Internacional de Lisboa, a Tektónica contou com a participação de cerca de 400 expositores, dos quais 15% de origem internacional.

Este ano, a feira voltou a decorrer em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal, uma aposta estratégica que tem vindo a reforçar o impacto e o alcance dos dois eventos. Juntas, as feiras ocuparam mais de 45.000 m² de área de exposição, recebendo um total de 33.500 visitantes, entre profissionais e público em geral, demonstrando a capacidade conjunta de gerar sinergias e potenciar negócios num verdadeiro marketplace dos sectores da construção e do imobiliário.

Para José Paulo Pinto, gestor da Tektónica, “os números alcançados nesta edição, quer ao nível da participação empresarial, quer na mobilização de visitantes, consolidam a feira como uma plataforma essencial para impulsionar o mercado da construção. Destacamos a inovação como pilar transversal a todos os sectores representados, e o compromisso deste evento para valorizar produtos, serviços e equipamentos, bem como promover e distinguir as empresas que apostam em soluções diferenciadoras num mercado em constante evolução”, sublinha o coordenador da exposição.

Novos materiais e novos sistemas premiados  
Como já vem sendo habitual a feira voltou a premiar os produtos mais inovadores, nesta edição o prémio “Tektónica Inovação” contou com a participação de 40 empresas/produtos, um sinal claro de que as empresas do sector estão comprometidas com o processo de transformação mais sustentável e digital. Nesta edição foram atribuídos nove prémios e duas menções honrosas.

Assim, a empresa Jeremias venceu na categoria Eficiência Energética com o seu “Genius Ekkoair”, a Pretensa viu o seu “Sistema Resisto 5.9” na categoria Novos Processos Construtivos e a “Válvula Mecânica de Corte automático de Gás” na categoria Novos Materiais.

O “Daikin Cloud Service Residencial” da Daikin Air Conditioning Portugal, foi o vencedor, na categoria de Serviços. A solução “I.Geo Bx” da Nationalrev, na categoria de Máquinas e Equipamentos. E o sistema de fixação “Top Fix System”, da Standard Hidráulica, na categoria Banho.

A Frasa, Equipamentos de Cozinha e Energia, venceu na categoria Cozinhas com o produto “Frasa Naturalair” e a Revigrés na categoria de Pavimentos e Revestimentos com o produto “Tech 3D”. A tecnologia “Bewarm”, da Secil, destacou-se na categoria de Equipamentos de Exterior.

As menções honrosas foram atribuídas à Burger & Cie, com o sistema de instalação de revestimentos “Groove Rail”, na categoria de Pavimentos e Revestimentos, e ao consórcio de empresas constituído pela empresas Perfisa, Gyptec Volcalis, Amorim Cork Solutions e Mapei que desenvolveu o sistema SKINIUM – The Wall System, na categoria Novos Processos Construtivos.

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Empack e Logistics & Automation Porto potenciou mais de 10 mil conexões comerciais

A 9ª  edição da feira profissional representativa dos sectores logístico e de embalagem recebeu 3.114 visitantes únicos. Mais de metade das empresas presentes já renovaram presença para 2026

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Uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que minimiza autonomamente o tempo de inactividade no processo de picking; um inovador sistema robótico para armazenamento multidireccional de paletes e que pode redefinir o padrão de armazenamento inteligente; paletes ecológicas, feitas a partir de resíduos plásticos; caixas isotérmicas reutilizáveis (para transporte de alimentos) e com um “smartchip” que permite informar o que está na carga; e… um sem número de desenvolvimentos técnicos e tecnológicos. Que comprovam que a inovação que faz o sector avançar é feita de pequenas partes que compõem um todo. Puzzle que confluiu durante dois dias para a Exponor, para a 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto.

A feira que reproduz o dinamismo de quase 30 segmentos de actividade da fileira logística encerrou sob o signo do sucesso, comprovado por cerca de 3.114 visitantes profissionais únicos (líderes da indústria, retalho e distribuição, CEO, directores e gestores de logística e embalagem e outros quadros).

O evento, no decorrer do qual 53% das empresas renovaram a sua confiança na organização e reservaram já espaço para 2026, foi palco de um total de 10.777 conexões comerciais. Estes dados “reflectem o posicionamento acertado e consolidado da feira e o interesse gradualmente crescente do mercado pelas soluções apresentadas no evento”, sublinha Óscar Barranco, managing director da Easyfairs Iberia e Diretor da Empack e Logistics & Automation Porto 2025, certo de que a cimeira “tem conseguido, a cada edição, incrementar o nível de dinamismo reconhecido pelos expositores”.

“Houve uma forte presença de empresas que oferecem soluções inovadoras em sustentabilidade (materiais de embalagem ecológicos, tecnologias de reciclagem e processos de produção sustentáveis). E, paralelamente, foi-nos permitido ver como a automação é actualmente um foco do sector, para aumentar a eficiência operacional, reduzir erros e optimizar a cadeia de abastecimento”, nota Óscar Barranco. “Estes dois dias facultaram perceber como a inteligência artificial está a transformar a logística e a embalagem, inclusive ao prever tendências de consumo. Soluções como algoritmos preditivos, automação de armazéns e análise de dados em tempo real estão a permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem a sua competitividade”, pondera o director da Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Circunstâncias que fazem a equipa de trabalho da Easyfairs estudar a “expansão do evento para novas áreas temáticas, podendo ser uma delas a inteligência artificial aplicada à logística e ao packaging”, revela Oscar Barranco.

Em debate estiveram os desafios das novas regras europeias para a indústria dos plásticos e embalagens; a logística automóvel em transformação e a sua competitividade face ao actual enquadramento comercial global; a dificuldade que a actual instabilidade geopolítica está a trazer às cadeias de abastecimento, isto num momento de procura de maior resiliência, agilidade e inteligência tecnológica; o futuro do sector têxtil perante o repto da sustentabilidade ambiental; as tendências e a inovação no packaging do sector vinícola; as novas competências dos profissionais de logística na era da inteligência artificial; a ascensão dos parques logísticos; e, sem esquecer, a digitalização nas operações logísticas do retalho.

A 9.ª edição da exposição assistiu também à introdução de novas iniciativas de networking, como sessões de matchmaking através da nova app do evento. Uma funcionalidade que permitiu a expositores e visitantes conectarem-se de forma mais eficiente, facilitando o agendamento de reuniões, a troca de contactos estratégicos e a criação de oportunidades de negócio personalizadas. A 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto ficou desde já agendada para 22 e 23 de Abril do próximo ano.

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Cotec Portugal, WTC Lisboa e Santander lançam 2ª edição do Prémio ‘Inovação na Internacionalização’

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). As candidaturas decorrem até 15 de Maio

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A Cotec Portugal, o World Trade Center (WTC) Lisboa e o Santander anunciam a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas decorrem até 15 de Maio.

O prémio visa distinguir as empresas por categoria de dimensão (Pequena, Média e MidCap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global). Com esta segmentação, a avaliação das candidaturas é ajustada à maturidade do estádio de internacionalização de cada empresa. O processo de candidatura mantém-se simples e o modelo de selecção é assente em critérios quantitativos, como a taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, protecção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passam depois por uma fase de entrevista.

Este ano, o prémio conta com o Santander como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição e alcance da iniciativa. A adesão do banco ao prémio está alinhada com a sua estratégia de apoio às empresas na expansão internacional, colocando à disposição de todos os finalistas uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias e integrada num ecossistema global, que apoia as empresas no processo de internacionalização, proporcionando um conhecimento aprofundado dos mercados para onde pretendem crescer, bem como acesso a soluções adaptadas às necessidades da sua actividade.

Depois do sucesso da primeira edição, que distinguiu nas diferentes categorias as empresas Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta edição vai ter o seu arranque oficial este mês, no Porto e em Lisboa, com sessões públicas dedicadas à apresentação e exploração dos casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores, as quais ocorrerão nos campus de formação de executivos da Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS.

Esta parceria do Prémio Inovação na Internacionalização com as melhores Escolas de formação de executivos reforça a importância da disseminação de boas práticas de gestão e o papel do ‘peer-learning’ na preparação dos líderes empresariais para a formulação de estratégias empresariais de sucesso.

À semelhança da edição anterior, os vencedores contarão ainda com o apoio do WTC Lisboa, que assegura a disponibilização dos serviços e da rede mundial da WTC Association. O objectivo é, em articulação com a Cotec Portugal, o Santander e outros parceiros, apoiar de forma concreta os planos de internacionalização de todas as empresas finalistas e inspirar as restantes a seguirem os seus exemplos.

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Ricardo Mergulhão Global Head of Talent Quadrante
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Quadrante reforça captação de talento com novo Global Head of Talent

Ricardo Mergulhão irá liderar a área de Talento e Human Capital da consultora de engenharia e arquitectura em Portugal, com o objectivo de posicionar a empresa como a mais atractiva do sector em todos os mercados actua

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A Quadrante, empresa multidisciplinar de consultoria e projecto em engenharia, arquitectura, ambiente e sustentabilidade, reforça a sua aposta com a atracção e retenção de talento ao anunciar Ricardo Mergulhão como o seu novo Global Head of Talent. Com uma vasta experiência em Recursos Humanos (RH), o novo responsável irá liderar a estratégia de gestão de capital humano tanto da Quadrante, como das empresas do grupo que operam nos vários mercados internacionais.

No seu novo cargo, Ricardo Mergulhão será responsável por redefinir as políticas de RH do Grupo, alinhando-as com a ambição de crescimento e expansão a nível global. Reportando directamente ao CEO da Quadrante, o novo Global Head of Talent irá desenvolver um trabalho de contínuo enriquecimento da jornada do colaborador com impacto nos mais de 1.200 trabalhadores do Grupo distribuídos por diversos mercados, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil, América Latina, África e Médio Oriente, e Roménia e Europa Oriental. Trabalhará em estreita colaboração com os líderes de negócio e coordenará uma equipa de profissionais de RH em cada mercado, garantindo a implementação eficaz das iniciativas e políticas de gestão do capital humano da empresa.

Com a nova liderança de RH, a Quadrante tem como missão transformar-se na empresa mais atractiva do sector em todos os mercados onde actua. “A Quadrante tem uma visão ambiciosa e um plano sólido para se afirmar como a referência no sector, que passa por uma aposta clara na melhoria da nossa jornada do colaborador. Queremos, no fundo, ser catalisadores do crescimento das nossas pessoas, pois acreditamos que o seu desenvolvimento é, também ele, factor de impacto no crescimento da própria organização. Nessa medida, o nosso objectivo é criar um modelo de gestão de talento que não só fortaleça a nossa cultura interna num contexto multigeografia, mas que também reafirma o nosso foco em pontos como a mobilidade interna (nacional e internacional), a progressão de carreira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento e consolidação da autonomia das lideranças”, afirma Ricardo Mergulhão.

Antes de assumir a nova função, o responsável liderou esta área em empresas como a DENSO Europe, Visteon Portugal e Coca-Cola European Partners em Portugal. É mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Industrial e Organizacional, pela Universidade de Lisboa, e possui um curso de Administração e Gestão pela San Telmo Business School.

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Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus

Centro empresarial assinala data com exposições a céu aberto, ofertas culturais aos colaboradores e parcerias locais, demonstrando que a arte no quotidiano potencia criatividade, produtividade e bem-estar

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No próximo dia 15 de Abril, para celebrar o Dia Mundial da Arte, o Lionesa Business Hub (Lionesa BH) vai transformar o seu campus numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. A iniciativa Open Air Gallery, já implementada como política activa de bem-estar corporativo e atracção de talento, ganha destaque com uma programação cultural especial para colaboradores e comunidade. A arte e a cultura, presentes no dia a dia deste hub empresarial, são colocadas no centro das atenções, reforçando a aposta em proporcionar um ambiente de trabalho inspirador e criativo.

No Dia Mundial da Arte, o Lionesa BH preparou uma programação especial que convida a comunidade a mergulhar na experiência artística do campus e da região envolvente. Ao longo do dia, será distribuído um roteiro ilustrado que destaca as principais obras e instalações artísticas espalhadas pelo espaço, incentivando colaboradores e visitantes a explorarem este verdadeiro museu a céu aberto. Para além do campus, e em parceria com a Área Metropolitana do Porto, serão também oferecidos cartões Andante com duas viagens incluídas, permitindo aos membros da comunidade descobrir uma rota de arte pública pela cidade, que inclui museus de referência e intervenções artísticas emblemáticas na região. Como gesto simbólico e inspirador, cada uma das 120 empresas presentes no Lionesa BH receberá ainda um exemplar do livro “Happy Hour is 9 to 5”, de Alexander Kjerulf, uma obra que reforça a importância da felicidade no local de trabalho, lembrando que um ambiente criativo e positivo é essencial para o bem-estar e a produtividade.

“A celebração do Dia Mundial da Arte é mais um capítulo da constante integração entre cultura e vida empresarial promovida pelo Lionesa BH”, diz António Pedro Pinto, head of marketing & mood lab. “Diversos estudos comprovam a relação positiva entre o acesso à arte/cultura e a produtividade, criatividade e bem-estar dos colaboradores. Uma revisão internacional recente quantificou melhorias significativas na qualidade de vida e na produtividade associadas à participação em actividades culturais. (The Guradian). No contexto empresarial, a presença de arte nos locais de trabalho está associada a aumentos de produtividade de até 35% e de bem-estar dos colaboradores em até 42%”, adianta.

De salientar que o campus já conta com exposições permanentes que fazem parte do seu quotidiano: o Gate Gallery – instalação artística de grande escala na entrada principal –, o Mural da Rua da Lionesa (com cerca de 1400 m², considerado o maior mural de arte urbana no norte do país e o espaço expositivo The Museum, onde regularmente se apresentam obras e colecções. Além destas, o Lionesa BH organiza exposições temporárias e pop-up em colaboração com parceiros de renome, como a Ferrari, a marca Tashan, a agência criativa The Martin Agency, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Essas parcerias permitem trazer ao campus desde arte contemporânea e design automóvel até projectos académicos e acervo museológico, num intercâmbio cultural único entre o mundo empresarial e as instituições artísticas. A estratégia cultural do Lionesa BH estende-se também para lá do seu recinto, através de parcerias com instituições emblemáticas da região. A colaboração com a histórica Livraria Lello e com a Torre dos Clérigos reforça a ligação entre a comunidade empresarial do Lionesa BH e a riqueza cultural local. Estas parcerias visam democratizar o acesso à cultura, oferecendo experiências exclusivas e benefícios aos colaboradores e residentes do campus, e criando uma ponte entre o ambiente de trabalho e a herança cultural da cidade.

 

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SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova

O projecto, para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI) consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol

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A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, conclui mais um projecto de autoconsumo fotovoltaico, desta vez para a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova (ARBI), responsável pela gestão e manutenção do Aproveitamento Hidroagrícola da Campina de Idanha-a-Nova, localizado no distrito de Castelo Branco.

Este projecto consistiu na instalação de quatro unidades de produção em autoconsumo, que contemplou a instalação de 796 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia eléctrica a partir do sol.
Com uma potência de 550 kW, este projecto vai permitir à ARBI reduzir de forma significativa a sua factura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 em 350 toneladas por ano, totalizando 9.000 toneladas ao longo de 25 anos.

Um dos aspectos mais relevantes deste projecto relaciona-se com o facto de uma das quatro unidades de produção, a maior de todas, com 608 painéis, ter sido instalada num lago com estrutura flutuante. Esta solução sustentável, ainda rara em Portugal, permite aproveitar uma área que não serviria para outras aplicações e que permite, inclusivamente, melhorar a qualidade da própria água armazenada no lago e reduzir a sua evaporação durante o Verão. Adicionalmente, o facto de os painéis se encontrarem instalados na água faz com que a temperatura à superfície dos painéis seja mais baixa do que no solo e, como tal, a sua eficiência e, em consequência, a sua produção, serão maiores. Outro dos projectos, com 132 painéis, foi instalado com recurso a uma estrutura desenvolvida à medida sobre um dos canais de distribuição de água.

Paulo Tomé, Presidente da ARBI, sublinha que “temos como missão garantir a melhor gestão possível dos recursos hídricos da nossa região. Com este investimento na produção de energia solar, reforçamos o nosso papel na promoção da sustentabilidade ambiental e asseguramos uma redução significativa dos custos energéticos das nossas operações, o que nos permitirá alocar recursos para prestar um serviço ainda melhor aos nossos beneficiários.”

“Este é um projecto que nos orgulha não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela forma inovadora como aliámos a produção de energia solar à optimização dos recursos hídricos. Esta instalação flutuante é também um excelente exemplo de como a agricultura pode beneficiar da energia renovável, contribuindo ao mesmo tempo para a sustentabilidade do nosso planeta”, afirma Paulino Oliveira, responsável técnico da SunEnergy.

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