Trienal e Forecast apresentam ‘Takeover Fest’
O festival, que conta com oito iniciativas portuguesas que respondem a desafios urbanos, ecológicos e sociais, desenvolvendo projectos inovadores em várias campos de acção, decorre nos dias 29 e 30 de Abril, no Palácio Sinel de Cordes
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
No fim-de-semana de 29 e 30 de Abril, a Trienal e a Forecast apresentam o ‘Takeover Fest’, um festival com iniciativas portuguesas que respondem a desafios urbanos, ecológicos e sociais, desenvolvendo projectos inovadores em várias campos de acção.
O programa faz parte da plataforma europeia financiada pela Europa Criativa, LINA, convidando um agente cultural membro desta rede a ocupar o Palácio Sinel de Cordes. Nesta estreia, a Trienal é uma das iniciativas participantes sentando-se à mesa com as outras oito.
A abordagem da Forecast é como um processo de desenvolvimento prototípico, em que cada projecto é sondado para identificar as suas qualidades particulares, força e potencial. A Forecast é, também, propulsora de projectos colaborativos com múltiplos parceiros institucionais, tais como Driving the Human (2020-2023) e Housing the Human (2018-2019).
São oito as iniciativas nas áreas das artes, design e arquitectura com forte componente participativa em destaque no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa:
Abrigo é um atelier de micro-arquitectura e de projectos de arquitectura efémera destinado a promover a formação em autoconstrução e a reinterpretação de materiais naturais / vernáculos como terra ou palha, numa perspectiva contemporânea;
Atelier MURO, que concebe projectos de arquitectura com os resíduos materiais que advêm da construção, para tornar a construção mais circular e sustentável. Numa abordagem bottom up activam espaços, de forma orgânica, informal e inclusiva, para recriar ligações na comunidade e, tornar acessíveis espaços desocupados;
Conectar Lisboa, que cria caminhos ou passagens pedonais para reduzir as distâncias para peões nos grandes quarteirões da cidade e gerar interesse turístico-arquitectónico de explorar as traseiras dos edifícios na cidade. Esta iniciativa visa facilitar a mobilidade pedonal tendo por base uma investigação sobre a cidade dos 15 minutos.
Cresc(h)e na Rua!, um desafio participativo lançado à sociedade civil para “reedificar” a infância em espaços exteriores actualmente muito carenciados. Um projecto promovido pela cooperativa Bicicultura dedicado à mobilidade, urbanismo, educação, ambiente e economia.
Krv Kurva Innovation Design Social & Circular Laboratórios Locais, um estúdio que desenvolve em simultâneo a reutilização de materiais têxteis, plásticos e seus derivados e a formação e capacitação de grupos vulneráveis, especialmente as mulheres com mais de 50 anos na Comunidade de Marvila da AGIR XXI;
Novonovo, plataforma da cooperativa materialateral que promove e facilita o acesso a materiais marginalizados ou inutilizados que conservem as qualidades necessárias à sua reutilização. Conta ainda com o apoio de uma rede de profissionais para o desenvolvimento de todas as fases do projecto, da concepção à montagem in situ.
PADA Studios, um hub criativo dedicado à criação e apresentação de projectos de artistas emergentes e já estabelecidos nacionais e internacionais. Situado no Barreiro na baía a sul de Lisboa, foca-se na exploração e regeneração de um território industrial e de um sistema de armazéns que pertenceu à indústria têxtil da CUF;
Sê Bairrista, desenvolve acções com a comunidade local para requalificar o espaço público do Bairro dos Alfinetes (Marvila). Desde 2020 foram realizadas 5 intervenções com mais de 2000 participantes: parque infantil, requalificação de praceta, transformação de dois descampados em jardins comunitários e programação do festival Co.Cidades.