Obras na Estação de Mato Miranda adjudicadas ao Grupo Sacyr por 20M€
A empreitada, adjudicada à Sacyr Somague e a Sacyr Neopul, visa a adequação do layout da Estação de Mato Miranda, inserida no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sacyr Somague e a Sacyr Neopul, empresas portuguesas do Grupo Sacyr, deram início à adequação do layout da Estação de Mato Miranda. A empreitada, com um investimento de cerca de 20 milhões de euros, está inserida no âmbito da modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento.
A empreitada de adequação do layout da Estação de Mato Miranda conta com um prazo de 540 dias. Os trabalhos estão inseridos no Programa Portugal 2020 e tem como objectivo eliminar os actuais constrangimentos de capacidade a nível da infraestrutura, que condicionam a carga máxima rebocada. A obra vai potenciar as condições de exploração ferroviária através da adaptação de estações de resguardo, de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento até 750 metros.
Estão previstas intervenções em três sub-troços: Estação de Vale de Figueira, Estação de Mato Miranda e entre a Estação de Riachos e a Estação do Entroncamento. A obra prevê ainda a electrificação da Linha Mãe de Ramais, entre as estações do Entroncamento e a de Riachos (Torres Novas), a supressão de uma passagem de nível, a construção de um acesso superior pedonal, um desnivelamento superior rodoviário e a construção de uma passagem inferior agrícola, estando prevista também a implementação de um sistema de sinalização electrónica.
A empreitada agora adjudicada junta-se a outras oito empreitadas consignadas ao Grupo nos últimos cinco anos: a empreitada de beneficiação da Linha de Cintura em Lisboa e a empreitada de electrificação da Linha do Minho, já concluídas, a construção civil do sub-troço Alandroal (linha de leste na linha de Évora), na linha da Beira Alta o troço Santa Comba Dão-Mangualde, a modernização da Linha do Algarve – troço Faro – Vila Real de Santo António, a modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul, os trabalhos de reparação e conservação da Ponte 25 de abril e, ainda, a manutenção de catenária e via na Rede Ferroviária Nacional (Lote3, Sul).
“O Grupo Sacyr tem uma vasta experiência em trabalhos no sector ferroviário onde conta com o grande know how da empresa ferroviária portuguesa Sacyr Neopul. As nove empreitadas adjudicadas pelas Infraestruturas de Portugal à Sacyr Somague e à Sacyr Neopul nos últimos cinco anos são o reconhecimento e prova da nossa experiência e capacidade neste sector”, defente Marcos Rubio, administrador delegado do Grupo Sacyr em Portugal.