Custos de Construção aumentam 9,1%
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 9,1% em Fevereiro face ao período homólogo, menos 2 pontos percentuais que o valor registado no primeiro mês do ano

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em Fevereiro os Custos de Construção de Habitação Nova aumentaram 9,1% em termos homólogos. Os materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respectivamente, variações homólogas de 9,3% e de 8,8%.
Em termos homólogos a variação do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) ficou 2 pontos percentuais aos 11, 1% observados em Janeiro. Em Fevereiro, os preços dos materiais aumentaram 9,3%, desacelerando 0,9 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão de obra aumentou 8,8%, quando em Janeiro foi observado uma subida homóloga de 12,2%.
Assim, “o custo dos materiais contribuiu com 5,3 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (5,9 p.p. em Janeiro) e a componente mão de obra com 3,8 p.p. (5,2 p.p. no mês anterior)”, sublinha o INE. Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão o cimento, com um crescimento homólogo do preço de cerca de 40%, as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 20%, e o betão pronto, com um crescimento perto dos 20%.